MAUÉS, um município AGONIZANTE A Secretaria de OBRAS virou lixão e sucataria.
*Por Aldemir Bentes de Maués
Domingo, 21 de fevereiro de 2010 – Recebo um telefonema e alguém do outro lado da linha me provoca “dá uma olhada na Secretaria de Obras”. Curioso, peguei um carona, a máquina fotográfica e fui até a Secretaria de Obras do Município. Entrei pelo acesso da Rua César Peres e me assustei com o que vi. Logo, alguns moradores vizinhos se aproximaram e já foram informando, “fotografe mesmo, pois há noites que não conseguimos dormir com a fedentina exalada da lixeira e as moscas que invadem nossas casas”. Como dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, resolvi registrar, através de fotos, o triste estado de abandono que se encontra a Secretaria de Obras do Município.
VEJAM as FOTOS!
Não, não é o Haiti.
Não, não é o Lixão de Maués.
Não, não é o Iraque.
Não, não é um ferro velho.
Não, não é um desmanche de automóveis.
Não, não é um depósito de sucatas.
Se pensou que fosse um desses lugares citados, você errou, e feio. Essas fotos são da:
Não, não é o Haiti.
Não, não é o Lixão de Maués.
Não, não é o Iraque.
Não, não é um ferro velho.
Não, não é um desmanche de automóveis.
Não, não é um depósito de sucatas.
Se pensou que fosse um desses lugares citados, você errou, e feio. Essas fotos são da:
SECRETARIA DE OBRAS, TRANSPORTES E LIMPEZA PÚBLICA – SEMOSB - DO MUNICÍPIO DE MAUÉS, fica na Estrada dos Moraes com fundos para a Rua César Peres.
No pátio da Secretaria não se viu uma máquina sequer em condições de uso. Todos os veículos que servem a Secretaria e consequentemente a população de Maués, estão sucateados. NENHUM, isso mesmo, NENHUM veículo (?) que ali se encontra possui placa de identificação. Os pneus estão TODOS “carecas”. As lanternas (pisca) de sinalização estão quebradas ou não existem. O carro coletor de lixo está abandonado (sem os pneus) e como ironia, pode-se ler “Cidade limpa, povo feliz”. Parte da área do terreno virou depósito de lixo. São lixo doméstico e entulhos: galhos de árvores, restos de construção, sucatas de alegorias de carnaval.
A triste situação na qual se encontra a secretaria mostra todo o descaso, a falta de respeito, a falta de responsabilidade na aplicação do dinheiro público e a falta de cuidados com o patrimônio municipal (veículos) o qual deveria estar a serviço da comunidade, no entanto, máquinas, muitas delas já são, estão se transformando em sucata, por falta de manutenção.
Como é que uma Secretaria, cuja responsabilidade é de dar manutenção nas estruturas viárias do município pode atuar se nem máquinas em perfeito estado de funcionamento possui.
Como um município, que administra o Instituto Municipal de Trânsito, responsável pelo cumprimento, fiscalização e aplicação da legislação pode impor ao cidadão multa ou apreensão de seu veículo quando este pratica uma infração de trânsito, se ele próprio, o município, infringe TODAS as leis de trânsito?
Os veículos que se encontram no pátio da Secretaria de Obras, NENHUM, NENHUM mesmo, deveria trafegar nas vias públicas de nossa cidade, pois oferecem perigo iminente a população. Não possuem placa de identificação, os pneus estão “carecas”, não possuem setas (pisca) de sinalização. Primeiro, para se cobrar o cumprimento de uma determinada lei ou legislação é dever do permissionário/executor cumprir primeiro essas regras, pois o exemplo deve começar em casa.
Como é que um município legalmente constituído e executor das leis que norteiam o estado de direito pode penalizar seu cidadão quando este infringe a lei jogando lixo e entulho na rua se ele próprio, através de um de seus departamentos (secretaria) é o primeiro a dar mau exemplo “criando” uma lixeira a céu aberto em pleno centro de Maués?
Aqui estão às respostas para os milhões de buracos em todas as ruas de Maués, o município não possui estrutura para cuidar de nossas vias trafegáveis. Aqui estão as respostas para o lixão poluidor que se instalou em Maués.
Embora a coleta de lixo seja “terceirizada” (?), nada de melhoria se viu, ao contrário, a coisa piorou. Todos os veículos que de forma precária ainda conseguem coletar o lixo, são da Prefeitura de Maués, pois estavam no seu pátio.
Enquanto isso, os responsáveis pela coleta e destino do lixo se “ofenderam” e falam em mover ação contra as nossas denúncias. Podem mover, estamos preparados para batalhas e até para a guerra. Não temos medo. É na justiça que queremos aprofundar os debates e buscar resgatar o direito daqueles que tiveram os mesmos ignorados/negados.
Ainda falta tornar público o conteúdo do contrato entre a Prefeitura e o prestador do serviço de coleta de lixo. Muitas indagações ainda permanecem obscuras: o valor do contrato e as atribuições de cada parte envolvida. Será que no contrato existe alguma cláusula que prevê que a acomodação do lixo poderá ser feita em terreno da prefeitura?
Por que nunca inauguram o aterro sanitário?
Então Senhores, respondam e calem a nossa voz.
A ideologia do rádio faz aquele “floriado”. O radialista fanfarrão “gaba”, “gaba” o seu chefe e outros integrantes do Poder. Faz entrevista, “fantasia” a realidade, no entanto, uma administração que não consegue terminar uma obra em tempo hábil, uma administração que não sabe explicar o porquê do não cumprimento da lei que atualiza o piso salarial do professor, uma administração que implanta uma tal Renda Cidadã e depois deixa que a mesma entre em falência, é uma administração fracassada.
Cadê, radialista fanfarrão, os números do Renda Cidadã? Onde mesmo que ela funciona? Por que pararam suas “fantasiosas” ações? Cadê os títulos Definitivos? Os R$ 50 (cinqüenta reais) ? Cadê as contas de água e luz pagas pelo programa? Cadê os rabetas? Cadê o programa “Leve Leite”?Porta voz da ideologia do rádio, a população carente quer saber, quer se cadastrar.
Esse tal programa é ou não é eleitoreiro? Pois tínhamos razão. Quando estiverem próximas as eleições de 2012, duvido se esse tal programa não surgirá novamente.
POVO DE MAUÉS - Analisem as fotos, verifiquem pessoalmente a vergonha e o descaso que representa hoje a secretaria de obras. Só mesmo o radialista fanfarrão, através de sua visão fantasiosa, distorcida, alucinógena, consegue “criar” imagens “subjetivas” e enganosas para justificar o injustificável. As fotos falam por si só, cabe ao cidadão de Maués fazer sua avaliação e no momento certo (nas eleições) demonstrar toda a sua indignação e protesto contra todos aqueles que fazem mau uso do dinheiro que é de todos, o dinheiro público.
VEJAM AS IMAGENS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
*Aldemir Bentes é filho de Maués, Escritor, Formado em Letras pela UEA – Núcleo de Maués – Maués, 21/02/2010 – domingo - de 17:21 às 18:43 h
Visite o Blog do Aldemir: http://blogdoaldemirdemaus.blogspot.com/search?q=
Opine, critique, sugire, colabore: e-mail: aldemirbentes.maués@hotmail.com
Não jogue este texto na via pública, mantenha limpa a nossa cidade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.