quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

PREFEITO DE MAUÉS CAUSA DOR DE COTOVELO NA OPOSIÇÃO


Maués, quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Por
Aldemir Bentes
De Maués

 

Com a aproximação do Carnaval, a cidade de Maués se prepara para os festejos do seu tradicional Carnaval Popular, um dos mais animados e procurados do interior do Amazonas, onde alegria e natureza se misturam e o principal pano de fundo é a famosa e bela praia Ponta da Maresia.

A avenida do samba, a Dr. Pereira Barreto, já começou a receber atenção especial, e os serviços de marcação dos desfiles, armação de arquibancadas, iluminação, quiosque de jurados e palco, já estão bem adiantados.

Nos barracões, as escolas de samba preparam seus carros alegóricos, ensaiam seus sambas enredos nas ruas, os blocos colocam seus abadás à venda em diversos pontos da cidade, Maués já respira a alegria do carnaval.

Por toda a cidade, o serviço de recolhimento de lixo e entulho, fruto do descaso, já estão sendo feitos por uma grande equipe de limpeza. Paralelo ao recolhimento do lixo e entulhos, outra equipe realiza a colocação e troca de lâmpadas nas vias públicas, deixando as ruas de Maués iluminadas e com maior segurança.

A capinação por toda a cidade está a todo vapor, apesar das constantes chuvas, mesmo assim, já se nota uma grande melhoria em toda a cidade.

O pagamento em dia, iniciou hoje,  do funcionalismo público, é outra forma de mostrar responsabilidade com o funcionalismo público municipal e logo, a nova administração estará publicando calendário de pagamento mensal.

Em apenas um mês da nova administração, as novas mudanças já começam a ser observadas pela população que aprova todas as atitudes para a melhoria da cidade e aos poucos, a administração municipal ganha respeito e credibilidade do povo.

As praias e a frente da cidade também estão recebendo capinação e coleta de lixo, deixando a cidade com uma boa aparência e pronta para receber centenas de turistas foliões que prestigiam o carnaval de Maués.

O prefeito Padre Carlos Góes em viagem de serviço a Brasília, deverá nos próximos dias, anunciar para a população, as conquistas que Maués receberá, fruto de conversações nos diversos ministérios, notadamente, Educação, Saúde e Minas e Energia.

Com tantas mudanças positivas alcançadas em apenas um mês de administração e com a nova aparência da cidade de Maués e aprovação das medidas e ações pela população que participa ativamente, a oposição, não conformada com a derrota nas urnas, tenta, através de matérias pagas em jornais e blogs, interferir na boa imagem da administração da Terra do Guaraná.

Foram 12 anos que o povo de Maués teve que sofrer humilhações, abandono, ditadura e ver seus recursos serem mal aplicados, com obras inacabadas, recursos desviados, pagamentos indevidos, funcionários fantasmas e agora, os tempos são outros e a população pode e participa ativamente da nova administração, seja apoiando, seja opinando e até criticando, buscando a melhoria cada vez mais da atuação do poder público em todas as áreas.

O prefeito padre Carlos Góes trabalha 24 horas em prol de Maués e já esteve em Postos Médicos realizando visitas e ouvindo os reclames do povo e observando pessoalmente, o desempenho dos funcionários públicos quanto ao atendimento a população e cumprimento do horário de trabalho.

Em apenas um mês, Maués já é outra cidade e isso, causa muita dor de cotovelo na oposição que sem assunto, tenta de forma insistente, postar matérias direcionadas a atingir a pessoa do prefeito de Maués.

Eles tentam, mais nunca irão conseguir, pois depois de 12 anos de sofrimentos, o povo de Maués quer é se divertir, receber em dia e ser feliz.

PREFEITO CARLOS EM BUSCA DE RECURSOS EM BRASÍLIA


Aldemir Bentes

Maués, quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Reunião no Min. de Minas e Energia

O prefeito de Maués, Padre Carlos Góes está em Brasília onde já manteve contatos e participou de diversas reuniões em busca de recursos para o município.
O prefeito já participou de reunião com os Ministros da Saúde, Alexandre Padilha, da Educação, Aluizio Mercadante e de Minas e Energia, Edson Lobão.

Além dos prefeitos, políticos do Amazonas também estiveram presentes nessas reuniões, intermediando e estreitando as conversações entre os Ministérios e os novos prefeitos eleitos.
Na reunião com o Ministro Edson Lobão, ele garantiu que o programa Luz Para Todos será ampliado até 2014 nos diversos municípios do Amazonas.

O prefeito Padre Carlos Góes deverá fazer um relato de sua viagem a Brasilia, expondo para a população todos os contatos e conquistas junto aos diversos ministérios.

Senador Eduardo Braga dá destaque ao encontro de prefeitos em Brasília.
Assessoria de Imprensa
61-3303-6228
Contatos: Brasília - Ciléia Pontes: 61-8124-3009
Manaus - Rodrigo Araújo: 92-9116-2273



Ministro promete ampliação do programa Luz para Todos no AM

Um grupo de 22 prefeitos do interior do Amazonas foi recebido nesta quarta-feira (30) pelo ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, para reivindicar a ampliação do programa Luz para Todos em vários municípios do estado. A reunião foi solicitada pelo líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB), após ouvir vários relatos de prefeitos insatisfeitos com o programa. A reunião é um dos encontros que Braga prometeu intermediar com o governo federal para que os prefeitos exponham dificuldades enfrentadas no interior em relação a programas desenvolvidos com recursos da União.

O senador informou ao ministro que a preocupação dos gestores era a informação de que o prazo para a liberação de recursos para os contratos vigentes do Programa encerra no próximo mês de março e várias comunidades podem não ser beneficiadas.

“Os prefeitos aqui estão ansiosos para saber se os contratos serão estendidos para alcançar novas comunidades onde ainda não tem energia elétrica. Sabemos que o programa já beneficiou várias famílias no estado, mas o desafio agora é chegar aos lugares mais distantes e de difícil acesso”, explicou o senador.

Em resposta, o ministro Edison Lobão disse que a meta para o estado até 2010, quando o programa deveria ter sido concluído, era atender 81 mil famílias, sendo atendidas efetivamente 83 mil. Ele esclareceu que o programa será estendido até o ano de 2014 para atender a famílias sem energia elétrica identificadas no último censo do IBGE.

“O Amazonas foi o estado onde o governo federal mais investiu recursos em energia elétrica. Fizemos o gasoduto Coari-Manaus e agora estamos concluindo o Linhão de Tucurí, que vai interligar o estado do sistema elétrico nacional. É um estado que por suas características geográficas oferece muitas dificuldades para a instalação dos equipamentos necessários ao fornecimento de luz, mas nem por isso estamos deixando de atender a população amazonense”, disse Lobão.
Ele também informou que a meta do programa Luz para Todos para o Amazonas é atender, no ano de 2013, 13.905 famílias. Para 2014, a meta é fazer mais 14,9 mil ligações.

Dificuldades

O prefeito de Fonte Boa, José Suediney Araújo (PSD), o Sué, informou que além de o Programa ainda não ter chegado várias comunidades, as empresas contratadas pelo governo federal para executar as obras de instalação exigem que as prefeituras paguem boa parte dos serviços.
“Eles exigem que a prefeitura abra estradas, faça o corte das árvores para colocar os postes, faça a fiação e agora querem que a prefeitura pague também o transporte dos trabalhadores. Se for para a prefeitura pagar tudo seria melhor que o governo federal depositasse o dinheiro direto na conta do município”, desabafou.

O ministro Edison Lobão disse que o procedimento é ilegal, porque de acordo com o contrato assinado com as construtoras, elas devem arcar com todas as despesas de instalação de energia elétrica. Ele prometeu verificar o caso e notificar a construtora responsável pelas obras no município.
Outra dificuldade relatada pelos prefeitos era a falta de acesso ao gestor do Luz para Todos no Amazonas. Segundo o prefeito de Manacapuru, Régis da Silva (PMDB), em várias ocasiões tentou falar com o gestor do programa no estado, sem sucesso.

“Ele quase nunca vem a Manaus, pois mora no Rio de Janeiro. Da última vez que tentei falar, agora como prefeito, me informaram que ele estava na Alemanha. Precisamos muito que o ministério indique um gestor que more no Amazonas e que conheça melhor o estado”,reclamou.

Além de Manacapuru e Fonte Boa, participaram da reunião os prefeitos ou vice-prefeitos de Alvarães, Anamã, Benjamim Constant, Borba, Canutama, Careiro Castanho, Guajará, Itacoatiara, Itapiranga, Iranduba, Maraã, Maués, Manaquiri, Novo Airão, Parintins, Rio Preto da Eva, São Paulo de Olivença, Silves, São Gabriel da Cachoeira e Tonantins. Também estiveram presentes a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), o deputado federal Silas Câmara (PSD) e os deputados estaduais Vera Castelo Branco (PTB) e Chico Preto (PSD).

 

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

PREFEITURA INICIA PAGAMENTO DO FUNCIONALISMO

Maués-AM, 30 de janeiro de 2013
De Maués
Aldemir Bentes

Amanhã, quinta-feira, 31 de janeiro de 2013, a prefeitura de Maués iniciará o pagamento do funcionalismo municipal. A informação é de que caso haja algum atraso, será por motivo do sistema bancário, cuja solução já está sendo providenciado.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

JANDER NENEZINHO FOI DENUNCIADO



De Maués
Aldemir Bentes

Maués, segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

POR CAUSA DE  COMENTÁRIOS PEJORATIVOS E DE BAIXO CALÃO DENEGRINDO A HONRA DO PREFEITO DE MAUÉS, A ASSESSORIA JURÍDICA DO MUNICÍPIO ENTROU COM UMA REPRESENTAÇÃO PARA APURAR POSSÍVEIS CALÚNIAS POSTADAS POR JANDER NENEZINHO ATRAVÉS DE REDES SOCIAIS.
Jander Nenezinho (Foto de seu perfil no Facebook)
A Assessoria Jurídica do município de Maués, apresentou hoje, segunda-feira, 28/01/13, na Delegacia do município, procedimento policial para apurar crime contra a honra, praticado pelo nacional conhecido como Jander Nenezinho, que segundo a denúncia, no último domingo, dia 27 de janeiro, por meio do Facebook, teria atingido a dignidade do prefeito de Maués, padre Carlos Góes que se encontra em Brasília para participar do Encontro Nacional de Prefeitos com a Presidente Dilma Roussef, em cujos comentários na rede, conforme apresentado cópias, ele atribuiu ao prefeito, os adjetivos “filho do diabo”, “safado”, “pilantra” e insinuações duvidando da honestidade do prefeito.

A todos os cidadãos é concedido o direito do exercício de sua cidadania, previsto na Constituição Federal do Brasil, dessa forma, qualquer cidadão pode exercer o seu direito de criticar, fiscalizar e denunciar, os atos da administração pública, desde que, o faça com respeito às autoridades devidamente constituídas e empossadas pelo processo eleitoral, vez que, se assim não for, estará o infrator, sujeito as penas da lei e poderá responder criminal, cível e administrativamente, caso exerça alguma função pública.

VEJA ALGUNS TRECHOS DOS COMENTÁRIOS DE JANDER NENEZINHO NO PERFIL DO DOUTOR FERNANDO OLIVEIRA

Jander Nenezinho Esse santo quer reza...né doutor??? Dilma?? Me engana q eu gosto....so se for encontro c a dona dilma da maresia...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkj essa é boa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sábado às 12:03 via celular · Curtir
Jander Nenezinho É encontro c mais de quatro mil prefeitos...ele é mais um no meio da multidão......
Sábado às 13:39 via celular · Curtir

Jander Nenezinho Agora é tempo do fim....só lamentação e ranger de dentes...so vejo pessoas arrependidas e maldizendo...ainda bem q eu não contribuir p a catastrofe q se aproxima... Que Deus nos ajude!!!!
Sábado às 19:09 via celular · Curtir

Jander Nenezinho Ta certo então.... Vamos v se será assim mesmo..Eu tambem vou cobrar até porq o q passou passou , agora é outra administração.... Só espero q o atual prefeito caia na real e ñ administre com olhos de um leigo p q o nosso povo ñ pague o pato depois.... Prefeitura ñ é feita de sonhos,mas,de realidade... Só isso
Jander Nenezinho É verdade...quem é honesto!!!!!
Sábado às 20:01 via celular · Curtir

Jander Nenezinho Lucas seu puxa saco ñ sou vagabundo como vc eu tenho o meu emprego do estado e sou efetivo tambem da prefeitura.... So tou questionando a perfeição q alguns estão vendo.... Seu ANTA
Jander Nenezinho Dias piores virão o tempo do fim chegou...

Ontem às 14:13 via celular · Curtir
Jander Nenezinho A saude vai entrar em colapso total....aguarde.. O barato sai caro

Jander Nenezinho Ta todo mundo da saude indo embora c o salario miseravel q querem pagar p os profissionais....
Ontem às 15:14 via celular · Curtir · 1
Jander Nenezinho Incopetente é o VIGArio q quer baixar o salario dos profissionais da.saude mas quer aumentar as diarias dele..isso é irrespinsabilidade c o dinheiro publico

Jander Nenezinho Fala misterio o advogado do pider....puxa puxa quem sabe ñ te dão uma berinha kkkkkk

Jander Nenezinho Vem aí O JIQUITÁIA aguardem...... Vc saberam da verdade nua e crua!!!!!


 

PROJETO RONDA NO BAIRRO SERÁ IMPLANTADO EM MAUÉS


De Maués

Aldemir Bentes
Maués, segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

MAUÉS É UMA DAS DEZ CIDADES DO INTERIOR DO AMAZONAS QUE FOI CONTEMPLADA COM O PROJETO DE SEGURANÇA PÚBLICA RONDA NO BAIRRO DO GOVERNO DO ESTADO

Delegado de Maués Mário Melo (Foto de Arquivo)
 
As cidades de Manacapuru, Coari, Iranduba, Itacoatiara, Parintins, Tabatinga, Tefé, Manicoré e Humaitá, também serão contempladas com o Projeto Ronda no Bairro.

Em reuniões realizadas nos dias 23 e 24 de janeiro de 2013 pelo Núcleo de Geoprocessamento, responsável pelo estudo de viabilidade e condições de implantação do Projeto Ronda no Bairro do Governo do Estado (Etapa do interior), ocorrido na SEPLAN, onde decidiu-se pela escolha de Maués para receber o Programa, dentre as demais cidades do interior do Estado.

Segundo o Delegado Mário Melo, Maués foi contemplada devido ao número populacional e estatística criminal do município, vez que nos últimos dois anos (2011/2012), tem sido feito um mapa criminal no município, demonstrando com exatidão, por meio de estatística, as ocorrências criminais, seus autores e vítimas, fato que contribuiu para se ter uma dimensão real e geral da situação de segurança no município.

O Programa trará para Maués, investimentos em estrutura na condição física estrutural, humana e material, buscando assim, atender de forma eficaz, a necessidade de segurança pública, reivindicada pela população.

Com os investimentos, em curto espaço de tempo, a população observará uma nova metodologia de trabalho com grandes resultados na segurança pública do município, finalizou o Delegado.

domingo, 27 de janeiro de 2013

CETAM SELECIONA ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL SUPERIOR

QUI, 24/01/2013 - 14:56

O  Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), disponibiliza a partir do dia 28 duzentas e cinquenta vagas de estágio destinadas a estudantes de nível superior.
As vagas serão destinadas para todas as zonas da cidade de Manaus e também para os municípios de Benjamin Constant, Itacoatiara, Maués, Manacapuru, Parintins, Tabatinga e Tefé.

Podem inscrever-se estudantes matriculados a partir do 4º período dos cursos de Administração, Pedagogia, Serviço Social, Licenciatura em Letras e outros relacionados com a área de Informática, ter idade mínima de 16 anos, conhecimentos em informática (Word, Excel e Internet) e documentação pessoal atualizada.

Para cada estagiário selecionado, será concedida bolsa-auxílio no valor de R$ 312,00 + auxílio transporte de R$ 121,00, com carga horária de 4h, férias remuneradas e mais seguro de vida.

As inscrições de estudantes interessados em participar do Programa de Estágio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam),  poderão ser feitas a partir do dia 28 de janeiro até o dia 8 de fevereiro, somente por meio do site www.nube.com.br/cetam.

As entrevistas individuais e a entrega de documentos dos estudantes selecionados acontecerão do dia 18 de fevereiro à 28 de fevereiro, e os demais estudantes inscritos formarão cadastro de reserva.

Em caso de dúvidas entrar em contato por meio dos telefones 2126-7462/ 2126-7476/ 2126-7444 ou acessar o site www.cetam.am.gov.br.

IFAM INSCREVE PARA ESTÁGIO REMUNERADO EM MANAUS, COARI, PARINTINS, MAUÉS, TABATINGA, LÁBREA E P.FIGUEIREDO

Matéria do Portal do Holanda
EX, 25/01/2013 - 11:43
 
   
 
  
 
O Instituto Federal de Educação do Amazonas abriu no dia 14 e estende até 31 de janeiro,   vagas para estagiários através de Processo Seletivo Simplificado para os Campi Manaus-Centro, Manaus - Zona Leste, Manaus - Distrito Industrial, Coari, Lábrea, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel, e Tabatinga .  Poderão participar do processo seletivo somente estudantes regularmente matriculados e  que estejam frequentando o ensino regular  em instituições de educação superior, e educação profissional e de ensino médio.


Os candidatos deverão ter idade, mínima, de dezesseis anos.

DAS VAGAS E REQUISITOS.
CURSOS:
Vagas de estagiários para a Capital e Interior dos cursos de Nível Médio: Técnico em Administração, Técnico de Informática, Técnico em Secretariado, Técnico em Enfermagem, Técnico em Eletrônica, Mecatrônica ou Automação; Nível Superior: Administração, Biblioteconomia, Enfermagem, Gestão Organizacional, Gestão Pública, Ciências Econômicas, Licenciatura em Letras, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, História (Historiador) Pedagogia, Jornalismo, Informática - Infraestrutura e Redes, Desenvolvimento de Sistemas, Tecnólogo da Informação, Comunicação Social, Secretariado, Engenharia Civil, Ciências Contábeis, Direito, Serviço Social, Psicologia, Economia e Finanças, Produção Publicitária e Marketing, Ciências Químicas e Biológicas.

O estágio terá duração de 01 (um) semestre, podendo ser prorrogado por até 4 semestres, mediante avaliação de desempenho eno interesse do IFAM.
A carga horária semanal será de 20 (vinte) ou 30 (trinta) horas distribuídas nos horários de funcionamento do IFAM e compatível com o horário escolar.
O estagiário perceberá, a título de bolsa de estágio, o valor de R$ 520,00 (quinhentos e vinte reais) ao estudante do Ensino Superior e R$ 290,00 (duzentos e noventa reais) ao estudante de nível médio, referente à 30h semanais.
A jornada semanal de 20 horas terá o valor da bolsa reduzido em 30% (trinta por cento) correspondendo a R$ 364,00 (trezentos e sessenta e quatro reais) para estágio de nível superior e R$ 203,00 (duzentos e três reais) para estágios de nível médio.

Portal do Holanda

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

DEPOIS DE 12 ANOS, FINALMENTE A LUZ


Aldemir Bentes
Maués, sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Apesar da intensa chuva, os moradores da Rua dos Cuiabanos, precisamente os números 378, 375 e demais limítrofes, tiveram o que comemorar.

Hoje, dia 25 de janeiro de 2013, sexta-feira, depois de 12 anos de espera, finalmente, foram colocadas luminária e lâmpada nesse trecho e a noite ficou mais alegre.

O poste em questão, fica em frente da minha residência, no outro lado da rua e por 12 anos, jamais colocaram uma lâmpada no local, mesmo pagando, todos os meses, aTaxa de Iluminação pública.
Se não bastasse a lama, os buracos, as poeiras, a escuridão era visível naquele trecho e hoje, somente hoje, depois de mais de 12 anos de atraso, finalmente, nós moradores desse trecho teremos uma iluminação de qualidade.

Para todos os moradores dessa área, hoje é um dia histórico, finalmente, temos o privilégio de termos lâmpada acesa no poste em frente de nossas casas.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

MPE pede inegibilidade de Júnior Leite

Material apreendido durante a campanha eleitoral

 

Matéria do Blog da Floresta


O Ministério Público do Estado, em Maués, através da promotora Yara Rebecca Marinho, entrou com duas ações de captação ilícita e abuso de poder econômico contra o segundo colocado nas eleições 2012, Júnior Leite (PDT). Em sua representação, a Promotora Yara pede a inelegibilidade e se eleito, à cassação de seu mandato, (AIJE 437-89.2012/ AIJE 390-18.2012). As ações foram encaminhas para o juiz eleitoral, Jorsenildo Dourado do Nascimento, o qual irá despachar para então, marcar a audiência de instrução e julgamento. A assessoria de Júnior Leite não soube informar se o político já tomou conhecimento das ações impetradas pelo MPE, mas disse que pedirá que seu assessorado entre em contato com o BLOGdaFLORESTA para maiores detalhes do caso. /// Hudson Lima.


Fonte: Blog da Floresta

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

UM ANO DE UMA TRAGÉDIA QUE ESPERAMOS NUNCA MAIS SE REPITA

Hoje, 22/01/2013, fez um ano da tragédia ocorrida na Ponta da Maresia. A senhora Paula Doce, irá prestar sua homenagem aos mortos no local do acidente.
Que nunca mais tragédia como essa aconteça em nossa cidade.
Relembre.


domingo, 22 de janeiro de 2012

TRAGÉDIA NA PONTA DA MARESIA RESULTA EM QUATRO MORTOS

2 comentários
O domingo que deveria ser de alegria, se transformou em tragédia em Maués, 04 pessoas morreram por afogamento na Praia Ponta da Maresia. Três eram de Manaus e uma, de Maués.









A tragédia aconteceu agora pela manhã na Praia Ponta da Maresia, resultando na morte de César e Mary, que eram irmãos e de sua sobrinha de nome Monique de 11 anos. A jovem Paloma, de 13 anos, também morreu nas mesmas circunstâncias.
Os irmãos César e Mary, Monique, Paloma e outros membros da família, chegaram hoje de madrugada em Maués. César, Mary, Monique e outros membros da família, moram em Manaus e vieram passar as férias em Maués, o que sempre fizeram em outros anos, conforme relatou a senhora Paula, esposa do Tona, onde os irmãos estavam hospedados, na Av. Antarctica, canto com a Rua senador José Esteves, no bairro de Santa Tereza. Paloma mora em Maués, é neta do senhor Raimundo Doce e estava em Manaus passando férias, chegou também hoje, juntamente com César e outros familiares. César morava em Manaus na Rua General Glicério, Bairro de Cachoeirinha, informou uma vizinha sua que também veio passear em Maués.

A tragédia

Um rapaz que ajudou no salvamento e resgate dos corpos, conta que o casal deve ter tentado salvar algumas pessoas do grupo que se afastaram para o lado do peral, não conseguindo salvá-los. Segundo este rapaz, eram cerca de dez pessoas, entre adultos, adolescentes e crianças. Conta ele que junto com outras pessoas, ouviram os gritos de pedido de socorro, assim que avistaram e constataram que era verdadeiro o apelo, correram para o local e conseguiram salvar umas cinco pessoas, mas infelizmente, os quatro, não conseguiram resgatar com vida. Os corpos foram conduzidos para o hospital onde se constatou a morte por afogamento.
A ponta da Maresia, que avança no sentido do rio Maués Açu, em seu lado direito, é bastante profunda e tem correnteza forte, no lado oposto, a areia é uniforme, ficando fundo, à medida que se avança para o meio do rio. Talvez as vítimas não sabiam desse detalhe e se afastaram para o lado mais fundo da praia.
Populares se aglomeraram em frente ao hospital onde o desespero e tristeza era evidente no rosto das pessoas.
Os corpos da três vítimas que moram em Manaus, deverão ser transladados ainda hoje, pois a assistência social do município está tomando todas as providências, conforme presenciamos ainda no hospital.
A jovem Paloma, deverá ser sepultada aqui mesmo em Maués.
Tristeza coletiva, é o que se pode dizer desse domingo trágico e chuvoso na Terra do Guaraná.

PADRE CARLOS ESTÁ TRANQUILO

Matéria do Blog da Floresta
Maués: Padre Carlos está tranquilo
padre carlos goes 01
Padre Carlos Góes (PT), prefeito da Cidade de Maués, ainda não foi notificado sobre os processos impetrados na Justiça Eleitoral que pedem a cassação de seu mandato. Duas ações foram movidas contra ele, pelo candidato derrotado Júnior Leite (PDT) que ficou em segundo lugar nas eleições de 2012. Nas acusações, Júnior Leite, alega que o ex-pároco só chegou ao executivo municipal, através da compra de votos, por meio de distribuição de brindes em quermesses da igreja, caixa 2, gastos ilícitos e uso abusivo dos meios de comunicação.
Segundo a assessoria do prefeito, Padre Carlos está num trabalho intenso de “reconstrução de Maués, que estava abandonada, com lixos espalhados pelas ruas e com obras inacabadas”. O sacerdote informou através de sua assessoria, que vai responder a todos os questionamentos da justiça e vai provar que apenas a "vontade do povo da terra do Guanará" prevaleceu em derrotar as oligarquias que desejavam se perpetuar no poder.///Hudson Lima

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Juiza manda Sidney Leite devolver caminhão



Exame grafotécnico comprova falsidade de recibos

 
Juiza manda Sidney Leite devolver caminhão. Exame grafotécnico comprova falsidade de recibos
O funcionário público Antônio Carlos dos Santos conseguiu provar, atravé de exame grafotécnico, que os recibos de aluguel e compra do seu caminhão para a campanha do deputado estadual Sidney Leite (DEM), eram falsos.

A juíza Maria Eunice Torres do Nascimento, da 9a Vara Cível, julgou procedente o pedido de incidente de falsidade movido por Antônio Carlos contra o deputado, para declarar falsos os recibos apresentados.

A magistrada ainda julgou improcedente os embargos de terceiros, interpostos pelo parlamentar contra Antônio e o condenou a pagar as custas processuais e os honorários advocatícios em 20% do valor da causa.


Entenda o caso

De acordo com Antônio Carlos, seu caminhão adaptado para trio elétrico, teria sido alugado em 2004 pelo valor de mensal de R$ 20 mil para a campanha de Sidney Leite em Maués.

Em petição atravessada pelo funcionário público Edemar Fernando Gunsh Gruber, contestando os embargos de Sdiney Leite, ele conta que foi responsável pelo aluguel do trio elétrico de Antônio Carlos, que seria utilizado na campanha do deputado.

Afirma que trabalhou como colaborador na campanha de Leite. Diz que depois da campanha o caminhão seria locado para a prefeitura.

Edemar revela ainda que o parlamentar nunca pagou um mês de aluguel do caminhão. Garante que Antônio começou a andar na sua cola tentando receber os meses de aluguel do veículo, mas como ele também não recebeu, não tinha como honrar o compromisso.

Afirma que Antônio Carlos chegou a colocar o caminhão em cima de uma balsa, que estava ancorada no porto de Maués, mas que homens a serviço do parlamentar foram ao local e retiraram na marra o veículo.

Ação em Manaus

Sem conseguir reaver o veículo e com a apresentação de recibos supostamente falsos, que demonstravam ter recebido R$ 80 mil pela venda do caminhão, Antônio resolveu voltar a recorrer a Justiça.

A juíza Maria Eunice Torres do Nascimento solicitou exame grafotécnico em novembro de 2011.O perito Fernando Antônio F. Lopes encaminhou a magistrada laudo onde afirma que a assinatura constante no documento impugnado, no valor de R$ 30 mil, atribuída a Antônio Carlos dos Santos, é falsa.

Sidney recorreu ao Tribunal

Para derrubar a decisão da juíza Maria Eunice, Sidney Leite apelou ao Tribunal de Justiça do Amazonas. Os autos foram distribuídos ao desembargador Jorge Manoel Lopes Lins, da Primeira Câmara Cível.

Na sua defesa, Sidney Leite afirma que Eugênio Borges recebeu das mãos de Antônio Carlos os recibos apontados como falsos pelo perito grafotécnico. Pede ainda ao Tribunal de Justiça que acolha a preliminar de cerceamento de defesa e anule a sentença de Maria Eunice.

O parlamentar solicita que seja declarada a nulidade da perícia grafotécnica realizada.

Ao final, Sidney Leite, pede no mérito provimento de seu recurso e que seja reconhecida a propriedade e posse do caminhão Mercedez, adaptado para trio elétrico, de placas KBN 5530 e os equipamentos e que seja determinada a imediata restituição do bem

domingo, 20 de janeiro de 2013

Novos prefeitos do Amazonas prometem transparência nos gastos públicos‏

gastos públicos
Municípios do Estado não atende as exigências das leis da Transparência e de Acesso à Informação Pública. Dos 20 mais populosos, cinco têm sites, mas estão desatualizados
[ i ]A maioria das prefeituras de municípios do interior do Amazonas não possui site para a divulgação de informações públicas
Manaus - Dos 20 municípios mais populosos do interior do Amazonas, apenas cinco têm sites para divulgação de dados da prefeitura e estão todos desatualizados.

Na tentativa de melhorar a transparência na divulgação dos gastos públicos, sete prefeitos que assumiram mandato neste ano já estão desenvolvendo novos sites para atender as exigências das leis da Transparência e de Acesso à Informação Pública.
Em Parintins, que tem uma população de 103.828 habitantes, segundo estimativa do IBGE para 2012, o site da prefeitura (www.parintins.am.gov.br) está desativado.
Segundo o coordenador de comunicação da prefeitura, Carlos Alexandre Rodrigues Ferreira, um novo site já está sendo montado e deve estar pronto em fevereiro. “Tivemos dificuldade para ter acesso ao site criado pela gestão anterior porque não houve transição. Não tínhamos acesso, mas já está tudo resolvido”, explicou.
Ferreira disse que todas as informações da prefeitura, inclusive contratos e licitações, serão divulgados na internet. Um setor específico para receber solicitações de informação também será criado para atender o que determina a Lei de Acesso, segundo ele.
Em situação semelhante está o município de Itacoatiara, segundo maior em população com 89.064 habitantes. A página oficial da prefeitura na internet também está indisponível.
O prefeito Mamoud Amed (PSD) informou, através de sua assessoria técnica, que vai atender a todas as exigências previstas na Lei do Acesso à Informação e da Transparência. O site ficará disponível na próxima semana.
Em Maués, onde a prefeitura também não possui página na internet, o secretário de Administração, José Raimundo Marinho, disse que um novo site estará disponível a partir de fevereiro.
“O prefeito (Padre Carlos Gonçalves- PT) já encomendou outro portal e vai cumprir todas as exigências da legislação. É até bobagem ficar negando informação, não tem porque esconder”, disse. Marinho explicou que dados sobre repasses, aplicação de recursos e o balanço mensal das movimentações financeiras da prefeitura também serão divulgados.
O prefeito de Nova Olinda do Norte, Josias Lopes da Silva (PT), informou que também vai divulgar todos os dados financeiros na internet. “A população cobra uma prefeitura, uma gestão, mais transparente. Então não pode ser diferente”, afirmou. A antiga página da prefeitura (www.novaolindadonorte.com) está indisponível.
Os prefeitos de Tefé, Antenor Paz (PSD), e de Iranduba, Xinaik Medeiros (PTB), também estão elaborando sites para divulgação dos dados da prefeitura. Paz disse, ontem, que além do site, a prefeitura terá um setor para receber solicitação de informação conforme a Lei de Acesso.

As prefeituras de Manicoré, Lábrea, Coari, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença e Eirunepé não divulgam dados da prefeitura na internet. A reportagem tentou contato com os prefeitos desses municípios, mas não obteve sucesso.
Apenas Manacapuru, Tabatinga, Borba, Boca do Acre e Benjamin Constant possuem portais ativos na internet, mas todos estão desatualizados.

No site de Manacapuru (www.manacapuru.am.gov.br), nenhum dos links sobre as contas da prefeitura estão disponíveis. No link ‘Licitação’, consta apenas um aviso “em construção”. O prefeito, Washington Régis (PMDB), disse que todos os dados serão atualizados.

O portal de Borba é um dos mais completos, mas os últimos dados disponíveis são de 2006. O prefeito José Maria Maia (PSD) informou que as informações serão atualizadas.
Pela Lei da Transparência (Lei 131/20009), os municípios que têm entre 50 mil e 100 mil habitantes já deveriam ter o portal da transparência do município e mantê-los atualizados em tempo real. Todos os municípios citados estão nessa faixa de número de habitantes. Já a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) prevê que todos os dados de interesse da população devem ser divulgados na internet.

Novos prefeitos terão encontro em Brasília para estabelecer parcerias

 

Em 2009, presidente Lula durante abertura do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas.
Durante o evento, o governo federal apresentará aos gestores municipais seus principais programas com impacto na vida dos municípios brasileiros.


Brasília - Mais de 20 mil representantes dos 5.568 municípios brasileiros, entre prefeitos empossados recentemente, vice-prefeitos, vereadores e seus assessores, estarão em Brasília entre os dias 28 e 30 de janeiro para participar do 2º Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas - Municípios Fortes, Brasil Sustentável. O evento, que teve sua primeira edição em 2009, terá a participação da presidenta Dilma Rousseff.
A Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, que coordena o evento, informou que o objetivo do encontro é estabelecer parcerias entre a União e os municípios para promover o crescimento econômico do país com inclusão social, equilíbrio ambiental e participação cidadã.
Durante o evento, o governo federal apresentará aos gestores municipais seus principais programas com impacto na vida dos municípios brasileiros, como o Brasil sem Miséria, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) e Política Nacional de Recursos Sólidos e de Saneamento.
“A ideia é que os prefeitos e as prefeitas possam conhecer melhor os instrumentos que estão disponíveis para cumprir com o plano de governo proposto durante a campanha deles”, informou a SRI. Os gestores poderão conhecer melhor, com a oportunidade de contato direto com os ministérios do governo, programas de desenvolvimento social, econômico, ambiental e urbano.
No encontro, alguns prefeitos apresentarão casos de boas práticas de seus municípios e de consórcios intermunicipais. Também serão oferecidas oficinas técnicas sobre o sistema de convênios e contratos de repasse.


Fonte: Diário do Amazonas on-line

SIGA ESTE BLOG