A operadora Vivo tem prazo de 60 dias para
apresentar um plano de expansão da rede junto à Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel)
Manaus (AM), 08 de Abril de 2015
ACRITICA.COM
A multa em caso de descumprimento é
de R$ 50 mil por dia (Arquivo AC)
O
Programa Estadual de Proteção ao Consumidor do Amazonas (Procon-AM) cobrou,
nesta quarta-feira (8) da operadora de telefonia móvel celular Vivo S.A., o
cumprimento de decisão judicial sobre a proibição da comercialização de novas
linhas e serviço de portabilidade nas áreas do Amazonas que possuem o código
092, além da melhoria do serviço prestado.
A
cobrança foi feita durante reunião técnica da diretora do Procon-AM, Rosely
Fernandes, com representantes da empresa na sede do órgão, na avenida André
Araújo, bairro Aleixo, Zona Sul de Manaus. A decisão foi tomada pela 1ª
Vara da Comarca de Maués e foi assinada no último dia 23 de março.
A
operadora Vivo tem prazo de 60 dias para apresentar um plano de expansão da
rede junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A multa em caso de
descumprimento é de R$ 50 mil por dia.
Segundo
a diretora do Procon-AM, Rosely Fernandes, cabe ao órgão fazer a fiscalização
da decisão. Além disso, seguindo as diretrizes de defesa dos direitos do
consumidor, o Procon-AM também discutiu com a empresa Vivo a criação de um
canal de comunicação mais eficiente entre a operadora e os consumidores que
formalizam reclamações.
“Nós
aproveitamos ainda o encontro para verificar a questão do município de Envira,
onde os moradores reclamam que não conseguem sinal da operadora. A intenção é
que a empresa se comprometa em melhorar o serviço no Amazonas, principalmente
no interior, onde os problemas de conexão são maiores”, afirmou Rosely
Fernandes.
Reclamações
Segundo
registros do Procon-AM, a operadora Vivo está em primeiro lugar no ranking de
reclamações em relação a má prestação de serviço entre todos os segmentos.
“Hoje
em dia, não adianta mais só vender. As empresas também precisam solucionar o
problema dos consumidores. Portanto, solicitamos que a operadora se amolde
nesse novo conceito e que encaminhe relatórios sobre a venda de novos
aparelhos”, disse a diretora.
Empresa
Em
nota, a Telefônica Vivo informou que o Tribunal de Justiça estadual do Amazonas
concedeu liminar que autoriza a empresa a continuar comercializando seus
produtos nos municípios com DDD92 no Amazonas, exceto Maués.
Durante
reunião com Procon, a empresa informou que o atendimento ao cliente foi
reforçado com várias iniciativas, como a expansão da loja própria no Amazonas
Shopping e a inauguração de uma loja no Shopping Ponta Negra.
A
empresa esclareceu também que, devido a restrições para licenciamento de
antenas, não pôde concluir a ativação de ERBs (Estações Rádio Base) em algumas
localidades, como as mencionadas pela reportagem.
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