quinta-feira, 14 de maio de 2015

Produtores rurais alertam a Sandra Braga preocupação sobre risco de caos social no município de Apuí

Reunião de políticos do Amazonas em busca de soluções
A senadora Sandra Braga (PMDB/AM) vai pedir ao Ministério do Meio Ambiente que dialogue com produtores rurais, vereadores e Prefeitura de Apuí antes de homologar sete novas Unidades de Conservação (UCs) na área do município. A parlamentar recebeu nesta quarta-feira (13) o prefeito da cidade, Adimilson Nogueira, acompanhado de uma comitiva de vereadores, que relataram o temor de caos social e econômico caso haja a transformação de quatro milhões de hectares do município em unidades de conservação (UCs).
A senadora disse que já havia tratado do assunto com a ministra Izabella Teixeira, no mês de março, mas que as novas informações são preocupantes.
“Quando conversamos, a ministra nos disse que haveria diálogo e que o governo não faria nada sem antes consultar o município, mas diante das novas informações, vemos que é uma questão de vida ou morte para o município. Por isso precisamos conversar urgentemente com a ministra”, disse a senadora, que informou que avisará o grupo assim que conseguir marcar uma agenda com a Izabella Teixeira.
Ela disse ainda que entende a preocupação do ministério em evitar novos desmatamentos e proteger a floresta amazônica contra a produção predatória, mas que é preciso focar as ações preventivas em áreas onde a degradação ambiental pode se concretizar.
O prefeito Adimilson Nogueira explicou que está em jogo o destino de 500 famílias que serão afetadas com a criação das novas UCs. Segundo informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), deverão ser homologadas no dia 5 de junho. Ele acrescentou que além da criação de novas sete unidades, o órgão promete a ampliação de mais três.
“Dentro desse perímetro desenhado pelo ICMbio para a criação das unidades de conservação estão o aeroporto da cidade, já homologado, e um porto em construção e por onde será escoado toda a produção do município. Se isso se concretizar, haverá desemprego e aumento da criminalidade”, disse Nogueira.
Contraproposta
O prefeito informou que a comitiva, acompanhada na reunião pelo deputado estadual Wanderley Dallas e pelo deputado federal Marcos Rotta, ambos do PMDB, deverá se reunir amanhã (14/05) com técnicos do ICMbio. Eles vão apresentar uma contraproposta sugerindo a redução da área das UCs de quatro para três milhões de hectares.
“Não somos contra a criação dessas unidades, mas precisamos ao menos discutir uma nova proposta que seja boa tanto para o meio ambiente quanto para o município”, acrescentou Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG