Cena foi gravada em um escritório de advocacia em Manaus.
Vereador pegou dinheiro da mesa e guardou dentro da calça.
Ex-vereador Joaquim Teixeira Barbosa |
Foto: Reprodução Camera Ver vídeos Manaus -
Os vereadores de Boa Vista do Ramos, Junior Andrade (PT) e Rosineide Aguiar (PTB), encaminharam à Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira (14), um vídeo onde o então vereador do município Joaquim Teixeira Barbosa (PSC) recebe uma grande quantia em dinheiro do prefeito Elmir Lima Mota (PSD). Segundo Andrade, Joaquim Teixeira “vendeu o cargo” para dar lugar ao suplente, Rivaldo Anselmo (PSC), tido como amigo do prefeito.
No vídeo datado de 11 de novembro, Elmir e Joaquim estão sentados frente a frente. Sobre a mesa, há 11 maços de dinheiro. O secretário de finanças de Boa Vista do Ramos, Mário Aldo da Rocha, ao lado do prefeito, entrega ligas de borracha para o ex-vereador ‘prender’ o dinheiro. Joaquim pega o dinheiro, tenta colocar na meia, no bolso de trás da calça, mas acaba colocando o dinheiro na cueca. Em seguida, todos deixam a sala. O vídeo não contem áudio.
Vice-presidente da Câmara Municipal, o vereador Junior Andrade, esteve reunido com o superintendente da PF, Sérgio Fontes, ontem. Ele informa que o superintendente telefonou para o promotor do Ministério Público do Estado (MP-AM), Fábio Monteiro, quando foi marcada uma reunião para hoje. A assessoria da PF se limitou a dizer que a instituição vai investigar o caso. O vereador ainda diz que vai encaminhar o vídeo para o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e o Tribunal Regional do Amazonas (TRE-AM).
Por telefone, Joaquim Teixeira confirmou a renúncia do cargo, no dia 9 de dezembro. “Eu tinha um acordo com o suplente. Eu ia ficar três anos, e depois, eu deixava ele governar no meu lugar”, disse. Ao ser questionado sobre a cena em que aparece recebendo o dinheiro do prefeito Elmir, o ex-vereador disse que não comentaria nada a respeito e desligou.
O prefeito de Boa Vista do Ramos, Elmir Lima Mota, foi procurado no telefone 93XX-XX88, mas o mesmo estava desligado. O município não possui representação em Manaus.
Pedido de cassação
Junior Andrade afirma que a Câmara vai abrir uma comissão processante contra o prefeito. O objetivo, garante, é cassar o mandato de Elmir. “Ele (prefeito) já foi afastado três vezes (por suspeita de improbidade administrativa), mas sempre consegue voltar por conta de liminar. Com a comissão processante, nós vamos ter poder de caçar o mandato dele”, comentou o parlamentar. “O que não pode é a gente ver esse montante de dinheiro com o prefeito e a cidade não ter um remédio no posto de saúde”.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social do município, Emanuelle Mota, também é investigada por irregularidades no programa Bolsa Família
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.