Senadora Sandra Braga (PMDB) |
A senadora Sandra Braga (PMDB-AM)
quer que os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, que aplicam e
arrecadam as multas cobradas dos infratores, passem a divulgar mensalmente, na
internet, a receita proveniente dessas penalidades, as despesas executadas com
os recursos recolhidos e os valores contingenciados. Somadas, as multas
aplicadas em todo o território nacional no ano passado atingiram R$ 6,8
bilhões.
É este o objetivo do projeto
apresentado pela parlamentar ao Senado nesta sexta-feira (28). A senadora
propõe total transparência na destinação de todo dinheiro obtido por meio da
aplicação de multas de trânsito, tendo em vista, sobretudo, o aumento crescente
da arrecadação nos últimos 15 anos.
O artigo 320 do Código de Trânsito
estabelece que os recursos arrecadados pela União, Estados e Municípios devem
ser aplicados exclusivamente em sinalização, engenharia de tráfego, de campo,
policiamento, fiscalização e educação de trânsito.
“Mas, em que pese o grande volume de
recursos arrecadados, não se verifica melhoria das condições de segurança nas
vias urbanas e nas rodovias do país, como comprovam os persistentes índices de
mortalidade no trânsito”, observa Sandra Braga.
Cifras bilionárias – Para se
obter um cálculo realista das cifras envolvidas, basta observar a evolução dos
recursos do Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito – Funset, para o
qual se destinam 5% do valor das multas de trânsito arrecadadas por todos os
órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito.
Em 1998, foram depositados no Funset
R$ 4,6 milhões. Dez anos depois, em 2008, esse montante alcançou R$ 170,6
milhões, tendo chegado a R$ 340,5 milhões no ano de 2014. Tendo em vista
que o Funset recebe apenas 5% da receita de multas de trânsito, o valor
nacional arrecadado este ano em decorrência de infrações de trânsito praticadas
em todo o território nacional pode ultrapassar R$ 7 bilhões.
Também é importante
destacar que as multas de trânsito representam aproximadamente metade do
orçamento anual de investimento do Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transporte (Dnit), que é responsável pela operação, manutenção, restauração ou
reposição, adequação de capacidade, e ampliação da infraestrutura do Sistema
Nacional de Viação, que compreende alguns milhares de quilômetros de rodovias,
ferrovias e hidrovias do país.
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