O Porto de Maués, um dos mais caros do interior do Estado do Amazonas -R$7.954.259,59 (sete milhões, novecentos e cinqüenta e quatro mil, duzentos e cinqüenta e nove reais e cinqüenta e nove centavos) - PAROU.
Antes, era propaganda em cima de propaganda. A ideologia do rádio esqueceu o porto, cuja obra, tão importante para o município, poderá se transformar em um elefante branco. Dinheiro público mal empregado, não fiscalizado e obra não concluída.
Entregue a própria sorte, as estruturas metálicas da ponte de acesso a balsa de embarque/desembarque estão criando ferrugem e a ideologia do rádio sequer fala sobre o assunto. No momento, a propaganda ideologista do rádio, está voltada para o Prosai, pois esse projeto é de grande porte e trará muitos benefícios para a cidade de Maués. Mas se ele for gerenciado pelo município, estará fadado a seguir os mesmos caminhos do Porto de Maués, da Obra da Orla, do Aterro Sanitário, do Prédio de Inclusão Digital (ao lado do Bradesco) do Asfaltamento (que se transformou em tapa buraco) das vias públicas, pois o município mostrou que não consegue realizar, a contento, NEHUMA obra de médio porte e muito menos, as de grande porte, como será o Prosai.
A incompetência de administrar e empregar o dinheiro público na finalidade conveniada, é marca da administração do município.
Desta forma, é triste dizer, mas se o gerenciamento do Prosai ficar com o município, a obra não vai ser concluída no tempo previsto. Isso já aconteceu com as obras acima citadas e notadamente o Porto que está precisando ser concluído todas as etapas e desta forma, ser entregue a população de Maués. O convênio do Porto foi celebrado com o município, cujos recursos, foram creditados a ele, sem intermediação do Estado ou da União. Deu no que deu, acabaram os recursos (repasses) e a obra emperrou. Outro fator agravante é que a imprensa (Jornal Diário do Amazonas) publicou reportagem, dando conta de que o TCU constatou irregularidades na obra do Porto, superfaturamento e pagamento antecipado por medição não concluída.
É um péssimo exemplo por parte do poder público municipal que mostra sua deficiência em administrar as obras oriundas de convênios com os governos, Estadual e Federal.
Outra obra que vale lembrar, é a iluminação do estádio municipal Manoel Baraúna Filho. Segundo alguns comentários não oficiais, houve problema junto ao INSS, e por isso, o Convênio foi suspenso. Cabe ao poder público, informar a população, o real motivo da não assinatura do início da obra. E olha que a ideologia do rádio mandou confeccionar um bonito folder anunciando a participação de Maués na Copa do Mundo de 2014, a prova está no Museu do Homem. Mas vale lembrar que a Copa será de futebol de campo, não futebol de areia, que graças a Deus, Maués dispõe de lindas praias.
O Porto agora, nem promessas e nem PROPAGANDAS.
Veja os dados da Obra do Porto de Maués
Objeto do Convênio: Objeto: Execução de obras de serviços para construção do Porto Fluvial de MAués no Estado do Amazonas.
Orgão Superior: MINISTERIO DOS TRANSPORTES
Concedente: DEPART. NAC. DE INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTE
Convenente: MAUES PREFEITURA
Valor Convênio: 7.954.259,69
Valor Liberado: 7.954.259,69
Publicação: 06/01/2006
Início da Vigência: 06/01/2006
Fim da Vigência: 26/06/2010
Valor Contrapartida: 745.472,13
Data Última Liberação: 24/03/2010
Valor Última Liberação: 2.093.991,51
Fonte: CGU - Portal da Transparência
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