quarta-feira, 21 de abril de 2010

A VERDADE POR DETRÁS DA MÍDIA
















A VERDADE POR DETRÁS DA MÍDIA
Maués vive um caos na Educação da Zona Rural
Por Aldemir Bentes de Maués


À véspera do feriado de Tiradentes, sinto-me na obrigação de dar o grito de liberdade, “Libertas quae sera tamen” – Liberdade ainda que tardia - e com muita honra dirigir-me aos meus irmãos do interior, os quais tive a liberdade de conversar com muitos deles que, sem medo da Ideologia do Rádio” falaram de suas frustrações, decepções e revolta com o caos no qual vive o interior de Maués. São gritos de liberdade que ecoam pelos quatro cantos de nosso município.
Numa linguagem comum a todos nós, tive o privilégio de expor a muitos deles, lideranças comunitárias, coordenadores e comunitários, as nossas ideias e pude ainda, ouvir suas sugestões e propor soluções conjuntas, com a participação da comunidade nas quais eles vivem.
Expus a eles seus direitos, seus deveres, falamos da questão da cidadania, na qual o cidadão tem que ser participativo, crítico e exigir das autoridades, o cumprimento das leis em favor do coletivo. Expliquei que todos os recursos públicos devem ser fiscalizados por todos os cidadãos de uma comunidade. Falei dos recursos que Maués recebe, seja por força de lei, seja por força de convênios, cujas obras estão paralisadas, outras atrasadas e ainda, outras que não funcionam, causando prejuízos a nossa população.
Diante de minhas explicações através do diálogo, eles passaram a relatar a verdadeira situação de suas comunidades. Os problemas são volumosos e as autoridades só “fazem promessa”, mas de concreto nada resolvem.
Enquanto a ideologia do rádio faz barulho através da mídia, televisão, rádio e do jornalzinho colorido, a EDUCAÇÃO no interior está MORRENDO e ninguém faz nada. Por competência dos professores da Escola João Paulo II que conseguiram obter a maior pontuação dentre as escolas ESTADUAIS do interior amazonense, a ideologia do rádio comemora como se fosse mérito deles, mas por detrás dessa farsa, desse engodo, a realidade de nossa educação é uma das piores do interior do Estado.
No São José do Limão Grande não está havendo aulas até hoje, por falta de professores, desta forma, todos os alunos daquela escola estão sendo prejudicados e seus pais não sabem a quem recorrer. Procuram a SEMED e eles só fazem promessas.
No Novo Paraíso, na Escola Bom Jardim, no Rio Parauari, não está havendo aula, o problema é o mesmo, a falta de professor.
O problema se repete na Comunidade de São José do Igapó, onde a escola não oferece condições físicas, o telhado está comprometido e assim, chove mais dentro que fora da escola.

Na Escola Salime Benchaya no Rio Parauari, o prédio precisa de reforma e de um professor noturno, pois a noite não está tendo aula e quem sai prejudicado são os alunos e seus pais que não têm condições de manter seus filhos estudando na cidade.
Na Escola Santo Antonio também está sem aula, falta professor e a reforma da escola.
Frente a tantas reclamações, um Senhor da Comunidade de São Sebastião dos Moraes, denuncia que o famigerado e eleitoreiro ENGANA CIDADÃ ainda não lhe repassou (pagou) três meses da bolsa de R$ 50,00.
É a voz do povo, reclamando, reivindicando e buscando seus direitos. Outro descaso que eles denunciam é a forma como são ministradas as obsoletas aulas multi seriais, na qual o pobre professor (com minguado salário) tem que ministrar aulas para CINCO séries diferentes no mesmo espaço. É um absurdo!! Ainda assim, eles são arrogantes quando professores buscam alguma informação na tal SEMED. Lá existe uma MULHER arrogante (e que só vive na igreja) que humilha os pobres coitados que buscam alguma informação.
Enquanto os comunitários buscam uma solução por parte do poder público para sanar seus problemas, o chefe da ideologia do rádio dá voos rasantes em frente a Maués, aprendendo a pilotar avião, promove viagens com despesas astronômicas, onde são consumidas muitas bebidas e a farra é grande. Dizem que o ex vendedor de salgado das ruas (como ele se gaba, mas eu também vendi, o Cacetão, o Bandaca e outros) nem “sabe beber Whisky”, mas se EMPAVULA na frente de seus puxa sacos.
Que ele faça suas farras, mas cuide primeiro de solucionar os problemas reclamados pela sociedade. Que deixe um pouco a pavulagem de lado e seja mais realista, autêntico e coerente. Maués não é a Arábia Saudita, não produzimos petróleo, nossa agricultura é fraca, nosso comércio é varejista, portanto, nossas receitas são limitadas, PARE de se pavonear e cuide daqueles que o elegeram, balançaram sua bandeira, lutaram pela sua reeleição.
Mas isso também serve como advertência aos incautos eleitores de Maués, não foi por aviso, AVISAMOS, pois conhecemos a fome de poder e de dinheiro dessa gente. Pra eles o que importar não é a pessoa e sim, o que essas pessoas podem lhes proporcionar para lhes manter no poder. A eleição está chegando, vamos ver agora se esses que estão se sentindo enganados, humilhados, desprezados, ainda vão votar nos candidatos que a Ideologia do Rádio vai tentar IMPOR, muitos deles, pára-quedistas da vida. É um aviso, depois não venham se queixar e chorar, são quatro anos e a mordida deles tem a potência de um Pitbull, segura e não larga.

Todo esse caos na Educação do Município são reflexos da falta de investimento e de uma política séria para a Educação. Faltam professores, falta qualificação e melhores salários, falta reformar e ampliar as escolas existentes, falta dotar as escolas de estruturas que possam oferecer aos alunos mais lazer, opções para seu desenvolvimento físico e mental, faltam bibliotecas com temas diversificados, pois as escolas só possuem livros didáticos, falta informatizar as escolas e a aprovação de um Plano de Cargos e Salários do Magistério Municipal como forma de incentivar o professor. Promover URGENTEMENTE concurso público direcionado exclusivamente a professores para atuarem na zona rural. Aplicar o dinheiro da educação na educação, tornar os gastos com educação mais transparente possível com a participação efetiva da sociedade através dos conselhos.
Enquanto a televisão está mostrando à distribuição de brinquedos as crianças do interior, agora essas mesmas crianças estão sem aula, é contraditória a famosa frase da ideologia do rádio, “Quem Ama Cuida”, SERÁ?????


Abraço forte a todos os irmãos do interior. Teremos novas oportunidades para debatermos nossos problemas.


*Aldemir Bentes é filho de Maués, Escritor, Formado em Letras pela UEA – Núcleo de Maués – Maués-AM, 20/04/2010 – terça-feira - de 22:00 às 23:29 h
Visite o Blog do Aldemir: http://blogdoaldemirdemaus.blogspot.com/search?q=
Opine, critique, colabore, comente: e-mail: aldemirbentes.maués@hotmail.com


“Não jogue este texto na via pública, mantenha limpa a nossa cidade”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG