terça-feira, 6 de setembro de 2016

CRÔNICA DO PASTOR FRANCISCO PEREIRA


 
Pastor Francisco Pereira
Prof°. Pr. Francisco Pereira

Pela evolução do nível

Não voto em quem não tem um curso superior. E como brasileiro, eleitor, consciente dos meus direitos e cumpridor dos meus deveres, que expresso aqui a minha opinião que é a seguinte: Creio que ter um curso superior, deveria ser requisito mínimo para se votar em um (a) candidato (a) á vereador (a), prefeito (a).
A história contemporânea da política brasileira mostra que (minha opinião é apenas uma mera opinião), recentemente tivemos um presidente eleito e reeleito, que não tinha nenhuma graduação, mesmo assim cumpriu “bem” dois mandatos, eleito pelo voto democrático. Isto é inegável; entretanto não se pode fazer da “sorte” regra e começarmos a eleger um elenco de vereadores e/ou prefeitos com um grau de escolaridade muito baixo. Porque diante da possibilidade de escolhermos cultos e instruídos, escolhermos leigos e “despreparados”?
Sabe-se que currículo e academicismo não significa bom caráter e comportamento ético. Por outro lado, não se pode exigir muito de quem tem pouco a oferecer. Reforço aqui minha opinião afirmando que este é um momento oportuno para suprirmos nossas câmaras de vereadores e prefeituras com homens e mulheres graduados; pois é partindo do princípio da educação como base da sociedade que devemos “privilegiar” aqueles que abraçam a educação ou seja cursaram uma faculdade.

Não sou o primeiro a ter esta antiga opinião, Platão (427-347 a.C) dizia que somente os filósofos deveriam governar.
Hoje muitos séculos depois de Platão, percebe-se a mesma necessidade de elegermos representantes mais instruídos; não que isto venha solucionar todos os gargalos da nossa política, mas já seria uma mudança significativa conseguimos o utópico índice de 80% (oitenta por cento) dos nossos vereadores e prefeitos com nível superior.
Não sou cientista político, mas não é preciso ser cientista político, filosofo, sociólogo, nem inteligente para saber que de líderes com baixo nível de escolaridade não se pode esperar muito; principalmente quando são mal assessorados através dos famosos cargos de confiança.
Antes de ser mal interpretado, não estou afirmando aqui que quem não tem um curso superior seja incompetente ou incapaz, simplesmente creio que estamos em uma nova conjuntura onde não tem mais “espaço” para as oligarquias, o voto de cabresto, o apadrinhamento, o nepotismo, o tráfico de influência e outras práticas arcaicas dos políticos “ficha suja”, quando eleitores semi-analfabeto elegiam políticos analfabetos funcionais.
Atualmente na história deste pais, chegamos ao fim do ciclo político vicioso; cegos guiando cegos.
 
Prof°. Pr. Francisco Pereira
 Licenciado, Bacharel e Mestre em Teologia;
Licenciado em Filosofia;
Pós-Graduado em Sociologia.
Diretor/Presidente da Associação Teocêntrica de Educação e Cultura -    ASTECA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG