quarta-feira, 23 de junho de 2010

COMEÇA O FLIFLORESTA em MAUÉS








Com a presença dos escritores Thiago de Mello, Dori Carvalho, Tenório Telles, Ademir Ramos, Márcio Souza, Carlos Lodi, Zemaria Pinto, Antônio Menezes, Abrahim Baze e Wilson Nogueira, teve início hoje, 22 de junho de 2010, mais uma edição do Festival Literário Internacional da Floresta - FLIFLORESTA.

A abertura aconteceu na praça Coronel João Verçosa, cuja abertura foi feita pelo escritor Márcio Souza que palestrou sobre o tema “A Educação Escolar na Amazônia e a Formação de Leitores”. Márcio Souza proferiu para uma platéia de estudantes do ensino fundamental, médio e superior. O tema foi muito bem abordado pelo orador, que descreveu a evolução da educação no mundo, dando ênfase a educação na Amazônia, as várias formas das escolas, traçando um paralelo dos vários modelos impostos aos alunos brasileiros, as interrupções durante os governos militares e a retomada do modelo atual, cuja forma é universal e livre.
Inquirido sobre sua opinião ao modelo da escola integral, Márcio afirmou que esse modelo seria o ideal, pois através dele poderiam se formar pretensos escritores e consequentemente leitores. Nesse sistema, o aluno passa o dia na escola, estuda as disciplinas da grade escolar e em outro horário pratica atividades extra classe, podendo ser a prática de esporte, música, teatro, etc.
Ao final da palestra de abertura, Márcio Souza autografou os vários títulos (obras) de sua extensa carreira que ficaram à venda ao público presente.
O prefeito de Maués, Odivaldo Miguel não estava presente, somente o vice prefeito Denni Dorzane.

Amanhã, 23/06/2010, as atividades continuarão durante todo o dia e acontecerá o Simpósio de Leitura e Formação de Leitores, com a presença dos escritores convidados. O Simpósio será das 8h às 21h. Dentro do Simpósio, haverá a palestra “Os Índios na Amazônia – Dominação e Reconhecimento”, com o antropólogo Ademir Ramos, e as mesas temáticas “A Internet e a Leitura: Conexão e Virtualidade”, “A Experiência da Leitura na Construção do Ser Humano”, e “A Leitura e o Letramento”, com Carlos Lodi, Wilson Nogueira e Antônio Menezes, respectivamente. A programação do Simpósio encerra às 20h, com o lançamento dos livros “A Sementinha Voadora”, de Wilson Nogueira, e “O Garoto que Não Quis Envelhecer”, de Xico Gruber, secretário municipal de Cultura e Turismo de Maués. Às 21h, está previsto, ainda, um recital poético com Dori Carvalho

Haverá ainda a distribuição de livros para a população que mora na periferia do município, às 9h30. A Prefeitura de Maués vai fazer a doação de 5 mil exemplares diversos.

Na quarta-feira (24), será promovido o chamado Café Literário, com palestras de Xico Gruber (A Leitura – Diálogo com Texto e Realidade) e de Thiago de Mello (Minha Experiência com a Leitura e os Livros). O encerramento do festival literário ficará a cargo do compositor Celdo Braga, com o Grupo Imbaúba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG