sábado, 5 de março de 2016

ESTÃO BRINCANDO COM A DEMOCRACIA BRASILEIRA E O ESTADO DE DIREITO.


Aldemir Bentes


Artigo
*Por Aldemir Bentes
Sou leigo no assunto, juridicamente falando, mas, conheço este país há 56 anos, portanto, tenho plena convicção do que falo.
Não sei se Lula é ou não inocente, até prova em contrário, sou seu fã, o admiro e o respeito pelo muito que ele fez por este país. Caso ele tenha cometido algum ato ilícito, terá que pagar, assim como todos os brasileiros, isso eu entendo como estado de direito, sistema democrático no qual, todos são iguais perante a lei.
Mas, nos causa espanto e indignação quando vemos a elite, em grupo, usando a mídia, só “enxergam” ou procuram enxergar, “os maus feitos” do pessoal do PT. Não que sejamos contra essas investigações, mas, que o mesmo rigor e empenho, sejam também dispensados para apurar suspeitas de delitos de outros cidadãos, de outros partidos e que governaram em tempos anteriores, este país.
O presidente da Câmara dos Deputados, senhor Eduardo Cunha, ainda se mantem no poder, apesar de todas as evidências de desvio de conduta que vão de subordinação a recebimento de propinas, isso, a mídia elitizada ofusca.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, acusado de “patrocinar” seu suposto filho, enviando remessas de valores para o exterior, usando uma empresa com sede nos chamados “paraíso fiscais” e de possível intermediação de “emprego” para uma jornalista, mãe do rapaz, sem que essa tivesse comparecido um único dia ao trabalho, a mídia elitizada, tendo à frente a Rede Globo e suas centenas de publicações escritas, publicaram apenas “frases” a respeito do assunto e o mesmo sumiu do noticiário.
Da mesma forma sobre o caso Cunha.

Sobre supostas contas no exterior de altos funcionários da rede Globo, nenhuma mídia da elite fala sobre o assunto.
No episódio do Lula, a mídia, a polícia e a justiça, armaram o circo, e deu no que deu.
O juiz do caso, alegou por meio de nota, que o ex-presidente foi convocado coercivamente, para garantir sua segurança e sua imagem, já que se trata de um ex-presidente.
Como? Se todas as vezes que o ex-presidente Lula foi convocado, ele de livre e espontânea vontade, sempre compareceu para prestar esclarecimentos para as autoridades. Nesse caso, não justifica a medida “exorbitante” e “exagerada” que o juiz tomou.
Caso ele se recusasse a descumprir aos chamados da justiça, sendo reincidente, o ato se justificaria, mas não foi isso que o povo brasileiro assitiu.
A elite brasileira que, desde os tempos do descobrimento do Brasil, comanda a política e a economia deste país, jamais vai aceitar e “engolir” um retirante nordestino, semianalfabeto, metalúrgico, que tirou o país das mãos do FMI, que acabou com a fome do povo mais pobre, que deu oportunidades para que filhos de “pobres” pudessem cursar uma faculdade, que criou centenas de escolas técnicas Brasil a fora (em Maués temos o IFAM), com ensino de qualidade, que levou energia elétrica para os mais remotos lugares desse país, que fez o mundo conhecer e respeitar o nosso país... Jamais vão “engolir” o Lula, jamais vão engolir ou amar o PT – o Partido dos Trabalhadores Brasileiros.
A Rede Globo, que encabeça a campanha para “destruir” Lula e o PT, tem em seus arquivos, centenas de reportagens da década de 80, no qual, assim como agora, divulgava a fome que dominava e matava o povo nordestino. Nos comentários do repórter, é observado a indignação, a revolta, mesmo assim, em nenhum trecho se cita o partido que governava o país, o famigerado PSDB, cujo presidente FHC, implantou o tal neoliberalismo, que trocando em miúdos, é a ausência do estado nas prioridades do povo, como a saúde, energia, educação e comunicação.
No governo Tucano (PSDB) várias empresas brasileiras foram privatizadas, alguns, com grandes potenciais de lucros como a Vale do Rio Doce, por exemplo. Empresas de Comunicações, de saneamento, de energia, foram privatizadas e jamais soubemos onde os recursos dessas vendas, foram aplicados e nunca ninguém investigou. Nada melhorou, continuamos a depender do FMI, era ele quem ditava as normas. O salário mínimo era questionado e todos apontavam como sendo um salário mínimo justo, cem dólares. No governo petista, isso ficou para trás e o nosso salário mínimo, rompeu a casa dos tais cem dólares.
A fome matava no Nordeste e o governo da época (PSDB) “consolava” o povo com cestas básicas e as chamadas frentes de trabalho, no qual, pagavam uma miséria para o povo sofrido do nordestino brasileiro.
O povo dos interiores, sejam do Nordeste ou da esquecida Amazônia brasileira, jamais imaginaram que um dia teriam energia em suas propriedades, o filho de pobre, seja de qualquer profissão, jamais sonhou que poderia se tornar “doutor”, pois não tinham oportunidades e nem havia condições para que eles pudessem ao menos sonhar.
Pobre, nem conta bancária podia ter, pois as exigências dos bancos eram severas, tinham que ter renda, propriedades ou alguma garantia para que justificassem a abertura da tão sonhada conta bancária.
As linhas de créditos destinados a agricultura, eram direcionados para os grandes empresários, diferente de hoje que o pequeno agricultor, os da chamada agricultura familiar, têm vez e crédito junto aos bancos.
Com o governo do PT, o pobre pode ter finalmente a sua Casa Própria, através do Programa Minha Casa Minha Vida, sonhos que não se realizaram na época do Governo PSDB.
O tão reclamado, por alguns, Programa Bolsa Família, contribuiu para que milhões de brasileiros saíssem da linha da miséria e do mapa da fome, contribuindo ainda, para a frequência escolar, uma condição para que as famílias possam participar desse programa.
O pré sal, outra conquista brasileira, garantia de energia ao longo dos próximos anos, visando a independência de petróleo pelo Brasil, garantindo a energia necessária para o nosso desenvolvimento.
Portos, rodovias, aeroportos, estádios de futebol foram construídos através do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, criado na gestão do governo petista.
Estudantes brasileiros agora podem estudar no exterior, o Brasil oferece bolsa de intercâmbio para milhares de nossos jovens.
Tudo isso e muito mais, foram conquistas do povo brasileiro com a ascensão ao poder do governo do PT, e isso incomoda a elite brasileira.
Eles não conhecem o Brasil, eles não conhecem a Amazônia, eles não conhecem Manaus, pensam que aqui só habitam índios...Eles não conhecem o sertão nordestino, Sergipe, Maceió...Eles conhecem Nova Iorque, Boston, Dubai, Sidnei, Amsterdã, França...Isso eles conhecem...como comenta Paulo Henrique Amorim.
Eles não conhecem o povo sofrido das favelas, as chamadas comunidades...eles conhecem Bolsas de valores...de GENTE BRASILEIRA, esta elite nada conhece...
Isso revolta eles e muitos de nós, maus informados, acabamos concordando com eles e achamos que o Governo Petista é o demônio, que trouxe o caos para o Brasil e seu povo.
É preciso lutarmos por todas essas conquistas que conseguimos, através de derrame de sangue de muitos brasileiros que enfrentaram a ditadura, que foram torturados, que morreram para que hoje tivéssemos o país que temos. Para que hoje, nossos filhos pudessem cursar uma escola técnica, uma faculdade, se especializar no exterior, SER GENTE!...
Eles não querem isso....
Daí a perseguição implacável sobre o PT e seus líderes, notadamente, o nosso Luiz Inácio Lula da Silva – O Lula do Brasil.
O presidente metalúrgico, retirante nordestino, semianalfabeto que mudou o destino desse país, trazendo dignidade para milhões de brasileiros, muitos desses, hoje na chamada classe média, contrários e apoiadores da classe elitizada deste país.
Essa elite, não está preocupada com o povo, eles querem o PODER, eles querem “vender” este país...Através de privatizações dos setores mais essenciais que alavancam o pregresso da nossa pátria.
Eles não pensam no povo...Esses procedimentos mesquinhos, deturpando o estado democrático de direito, condenando antes de julgar, antes de “acharem” provas, remete o nosso país para uma iminente guerra civil e a possível volta dos militares ao poder ou a volta daqueles que acham que pobre não deve ter direitos de ser gente, no sentido de oportunidades, de respeito e de ascensão na vida social brasileira.
Estão brincando com a democracia brasileira e o estado democrático de direito.
A hora é de união do povo brasileiro
E que não venhamos a retroagir na História, construída a sacrifícios de bravos brasileiros do passado...
Eu sou brasileiro, eu exijo respeito!
*Aldemir Bentes, é filho de Maués, BLOGUEIRO, escritor, formado em Letras pela UEA e filiado do Partido dos Trabalhadores de Maués.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG