quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Saúde e aviação regional em pauta

 
05/02/2013
Assessoria de Imprensa
Senador Eduardo Braga
 
Pelo menos dois temas de grande relevância para o Amazonas serão debatidos em Brasília já nesse primeiro semestre: a permissão para médicos estrangeiros trabalharem no interior do Brasil e a redução dos preços das passagens aéreas regionais no País. O início dos trabalhos do ano legislativo de 2013 ocorre nesta segunda-feira (04) em sessão do Congresso Nacional.

Os assuntos foram adiantados pelo senador Eduardo Braga durante entrevistas na mídia amazonense no último fim de semana. "São temas que ganharão a especial atenção da presidenta Dilma Rousseff, pois são assuntos fundamentais para o crescimento de regiões como a Amazônia e o interior do Nordeste e Centro-Oeste", reforçou o senador.

Eduardo Braga explicou que a autorização para os médicos estrangeiros atuarem no Brasil será provisória. "A ideia é fazer a expedição de um CRM provisório válido para um período de dois anos, desde que seja para trabalhar em regiões isoladas do Brasil. Isso se faz necessário porque as autoridades municipais têm extrema dificuldade de contratar médicos especialistas para trabalhar no interior do País", justificou.

O senador Eduardo Braga, líder do Governo Federal no Senado, explicou que a presidenta Dilma Rousseff quer aproveitar o atual momento econômico favorável do Brasil para atrair bons profissionais de saúde de outros países.

"Os países europeus, por exemplo, estão vivendo uma grave crise econômica e a ideia é atrair médicos de Portugal e Espanha, que não terão problema de comunicação com o nosso povo por conta do idioma. Da mesma forma, podemos atrair médicos cubanos, peruanos, bolivianos, enfim, profissionais que inclusive já atuam no interior do Amazonas, mas de forma irregular", adiantou.

Na opinião de Eduardo Braga, a medida deve enfrentar uma certa rejeição do Conselho Federal de Medicina. "É natural que a classe médica brasileira relute contra o assunto, pois eles devem lutar pela reserva de mercado. Mas os profissionais de saúde precisam entender que, pelo menos nos próximos 15 anos, o Brasil não conseguirá formar médicos em quantidade suficiente para atender toda a nossa população, principalmente as comunidades mais isoladas do País", ponderou.

AVIAÇÃO REGIONAL

O senador Eduardo Braga também adiantou que este ano o Governo Federal deve anunciar a redução média de 40% a 50% no preço das passagens aéreas regionais em todo o País.

A redução de até metade do preço dos bilhetes aéreos regionais será possível porque o Governo Federal está disposto a subsidiar essas tarifas. "A aviação regional vive uma realidade distorcida, onde uma passagem de Manaus para Tabatinga, por exemplo, chega a custar mais caro do que uma passagem internacional de Manaus para Miami", revelou.

Segundo o senador, a ideia é criar uma política de subsídios para a aviação regional, que receberá o enfrentamento do Governo Federal, assim como aconteceu com a conta de luz e os juros bancários. "São com essas iniciativas que a presidenta Dilma Rousseff está construindo um novo Brasil, mais justo e com igualdade social. Tenho orgulho de participar desse grupo que trabalha para construir um País melhor", afirmou Eduardo Braga.

O senador também lembrou o anúncio da presidenta Dilma Rousseff de reforma, construção e ampliação de aeroportos em 270 municípios brasileiros. "Quase 10% desses aeroportos são no Amazonas. Receberão obras os aeroportos de Amaturá, Borba, Boca do Acre, Barcelos, Coari, Carauari, Codajás, Eirunepé, Fonte Boa, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Maués, Manaus, Maraã, Nova Olinda do Norte, Parintins, Pauni, São Paulo de Olivença, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Tabatinga e Uarini", detalhou Eduardo Braga.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG