domingo, 25 de março de 2012

AÇU

*Por Aldemir Bentes de Maués, um apaixonado por Maués.
Tive o privilégio de ler um texto do meu amigo Mário Fonseca, no qual ele citava a palavra AÇU, nomeando como de origem indígena e o seu significado, uma forma de dimensionar ou tentar dimensionar, as coisas ou fatos que estão acima de nossas vistas, que vai além de nossos limites, uma grandiosidade que nossos irmãos indígenas souberam nomear nas coisas que julgavam infinitas, assim, nos deparamos com o adjetivo AÇU agregado a variáveis substantivos, dando ênfase em tudo aquilo que julgamos grandiosas: Rio Maués Açu, Jacaré AÇU e outras que não recordo no momento.
Lembrava Mário, que nós, enquanto filhos de Maués, não devíamos permanecer somente no tema guaraná para a reprodução cultural e artísticas, devíamos buscar o AÇU, a imensa riqueza cultural que o nosso povo detém.
Ontem, 24 de março de 2012 – sábado, o Dr. Carlos Augusto Almeida – Gute – no grande encontro que aconteceu em sua residência, lembrou da necessidade de nós, habitantes de Maués, buscarmos grandes conquistas e termos em mente que somos capazes e que não devemos ter medo de errar. Devemos esquecer as coisas menores, e abraçar os grandes desafios da vida. Temos que nos unir e sermos os multiplicadores de nossos ideais, quebrando paradigmas e vislumbrando uma nova história para o nosso município. Devemos ser os protagonistas de nossa história e de nossas decisões.
Analisando as palavras do Dr. Gute, lembrei do texto do conterrâneo Mário Fonseca e comecei a entender a necessidade de pensarmos grande, de desafiarmos o grande, só assim, com coragem e determinação, poderemos alcançar de fato, os nossos objetivos.
Portanto, POVO DE MAUÉS, vamos pensar A.Ç.U


*Aldemir Bentes é filho de Maués, Mora em Maués, formado no Curso de Letras pela UEA de Maués, administra o Blog do Aldemir de Maués. Maués, domingo, 25/03/2012 – 13:34.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG