quarta-feira, 28 de março de 2012

ESGOTAMENTO SANITÁRIO DE MAUÉS ESTÁ POLUINDO IGARAPÉ

Dejetos jogados diretos no Igarapé


Vegetação verde, sinais da poluição
O Esgotamento Sanitário de Maués que consumiu mais de R$ 7 milhões de reais e que foi inaugurado, apesar de não funcionar satisfatoriamente, está poluindo o Igarapé do Largo do Prata, afluente do Igarapé do Ramalho Júnior. Os dejetos que veem das residências, são recebidos nas caixas coletoras e em seguida, deveriam, através de bombas, serem impulsionados até a estação de tratamento. Esse empreendimento de grande importência para Maués, foi iniciada na administração do ex-prefeito Sidney Leite e que deveria ter sido concluído, dentro das suas especificações e objetivos que era servir ao povo. No entanto, apesar de inaugurado, jamais funcionou adequadamente. A Estação de tratamento está entregue ao mato, não vai funcionar do jeito que se encontra, pois os tanques lá existentes, não foram impermeabilizados e todo e qualquer dejeto que chegue, infiltrará no solo e atingirá o lençol freático. O filtro que deveria atuar para a limpeza e purificação dos dejetos, antes desses serem devolvidos para a natureza (rio), está no mato sem nenhuma serventia.
Enquanto isso, os dejetos estão, há mais de ano, sendo despejados diretamente no Igarapé do Largo do Prata. O Igarapé já apresenta sinais de poluição, a vegetação verde diferenciada que mostramos na foto, já são sinais de defesa da natureza, segundo nos informou um técnico experiente no assunto. Segundo ele, a vegetação irá ficar cada vez mais compacta, dificultando a penetração dos raios solares e com  isso, provocará a PODRIDÃO do leito do Igarapé. Por outro lado, os moradores que moram ao redor do Igarapé sofrem com a poluição, pois o odor é insuportável. Já apelamos para a SEDEMA e nada foi feito para que o problema fosse resolvido. Quando se trata de pessoas pobres que queimam lixo em seus quintais, a SEDEMA sabe ir procurar e ameaçar de multa, mas, como é o próprio poder público quem está cometendo o crime ambiental, nada acontece e o povo que tem que aguentar o descaso do poder público.
Fica aqui, o protesto dos moradores que estão convivendo com um problema que poderia ter sido evitado, caso a prefeitura de Maués fosse responsável e operante e que de fato, se precupasse com o povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG