sexta-feira, 11 de julho de 2014

Eduardo Braga divulga plano de governo

Matéria do Blog da Floresta
Por -
"Precisamos de políticas industriais para acompanhar o apogeu da Zona Franca", disse Eduardo Braga
“Precisamos de políticas industriais para acompanhar o apogeu da Zona Franca”, disse Eduardo Braga

Da Redação – Nesta sexta-feira (11), o Senador Eduardo Braga divulgou o plano de governo para o Estado. Junto a candidata a vice Rebeca Garcia e  o candidato ao Senado Francisco Praciano, ele falou dos pontos principais dentro do plano de governo, que prevê mudanças na gestão política. 
No cenário socioeconômico o destaque foi para importância na vida útil da zona franca. “Precisamos de políticas industriais para acompanhar o apogeu da Zona Franca. É preciso ter atualização tecnológica e manter os incentivos, para gerar empregos e manter os que existem”, afirmou Braga.

"É preciso ter atualização tecnológica e manter os incentivos para gerar empregos", afirmou Braga
“É preciso ter atualização tecnológica e manter os incentivos para gerar empregos”, afirmou Braga

Mesmo considerando a importância do Polo Industrial a preocupação é que  o Amazonas não se resuma a Zona Franca. O plano prevê a descentralização dos polos econômicos e o ingresso do Estado no polo de mineração com a silvinita e a petroquímica na produção de uréia. Ainda para o polo industrial Eduardo falou sobre a importância de atingir outros mercados além do nacional.
Gestão pública – Um ponto muito questionado foi a gestão publica que deverá sofrer mudanças estratégicas, para reduzir custos e atingir as metas. “A nova gestão, será de tolerância zero com burocracia, transparência e tecnologia”, conclui Professora Nádia Ferreira coordenadora do Plano de Governo Braga que traz dentro da proposta um centro administrativo virtual para melhorar dialogo com a sociedade para divulgar os feitos e receber as criticas.
Saúde - Em áreas como saúde e educação o Amazonas apresenta um cenário preocupante e registra índices altos de mortalidade e evasão escolar. Para Saúde entram no plano a redução da espera por exames e atendimento, reduzir a mortalidade materna e um tratamento especial para mulher. A novidade são os polos de referência em saúde no interior a transformação dos Caics em policlínicas e  o programa permanente de cirurgias eletivas.
Educação - E na educação os problemas começam na alfabetização escolar até a falta de incentivo para pós-graduação.  E para esta área essencial o plano prevê a criação de Centro Educacionais de Tempo integral,  aumentar a oferta de educação profissional, reativar projetos como o reescrevendo o futuro e criar os programas alfa mais e rede plus.
"Uma mulher tem condições melhores para criar uma geração mais saudável", afirmou Rebecca Garcia
“Uma mulher tem condições melhores para criar uma geração mais saudável”, destacou Rebecca Garcia

Segurança - O Amazonas está na 11ª posição do nacional de morte violentas. Dentro das propostas para segurança estão enfrentar o crime organizado desde a fronteira, incorporar tecnologias em segurança e investir em infraestrutura no interior e na policia tecno cientifica. Com o programa de fronteira segura implantar o programa de revitalização da policia tecno cientifico e implantar um novo sistema prisional separando os presos por periculosidade.
Produção Rural – Para a Produção Rural foram levantados os entraves do setor. É preciso acelerar a regularização  fundiária. Aumentará a aquisição dos produtos da agricultura familiar, recuperar as estradas para melhor escoar a produção e construir armazéns certificados. A novidade seria o investimento na produção de milho, a instalação da agroindústria e a construção de um parque de exposição agropecuária com um diferencial para apresentar a biodiversidade.
Mulher - Dentro do Plano de Governo, um setor se destaca é o da Mulher. A candidata a vice Rebeca Garcia falou sobre a temática mulher. Dentro do programa de governo tem um capítulo para atender as necessidades da mulher. No amazonas, 65% de cada 100 mil parturientes morrem. Isso é mais,do que o dobro da meta  estipulada pelas Organizações Unidas (ONU). Alertou para o índice de câncer de colo de útero. E que os entraves  começam nos materiais básicos que não chegam no interior e em mamógrafos e aparelhos para exame que estão parados.  A segurança da mulher também entra no plano de governo. E prevê a criação do conselho da mulher, onde mulheres escolhidas pela população serão vigilantes da segurança da mulher. E a importância de dar independência financeira às mulheres. “Uma mulher tem condições melhores para criar uma geração mais saudável”, conclui Rebecca./// Cláudia Regina – Fotos: Áida Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG