segunda-feira, 14 de julho de 2014

Lista de 13 impugnações tem seis ex-prefeitos do interior do Amazonas

Matéria do Diário do Amazonas

Todos são do interior do Estado e são considerados inelegíveis
segunda-feira 14 de julho de 2014 - 7:00 AM
Camila Carvalho / portal@d24am.com
Justiça Eleitoral analisará pedidos de impugnação de candidaturas  feitas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Foto: Jair Araújo
Manaus - O Ministério Público Eleitoral (MPE) ingressou, até o final da tarde desse domingo (13), com 13 pedidos de impugnação de registros de candidaturas às eleições deste ano, segundo a secretária judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Trícia Melo.
O prazo para impugnação de registros de candidaturas terminou nesse domingo, às 19h. As impugnações poderiam ser solicitadas pelo MPE, pelos partidos políticos, por parlamentares, candidatos e também pelas coligações.
Dentre os pedidos, há impugnações contra os registros de candidaturas de seis ex-prefeitos do interior do Estado que estão na lista de potenciais fichas sujas dos Tribunais de Contas da União (TCU) e de Contas do Estado (TCE). Todos são candidatos ao cargo de deputado estadual.
Entre eles está o ex-prefeito de Maués e deputado estadual Sidney Leite (PROS), que tenta a reeleição. Segundo o MPE, o deputado está inelegível. Ele tem uma tomada de contas da época em que foi prefeito de Maués julgada irregular, em 2012, pelo TCU.

Também têm contas julgadas irregulares pelo TCU e tiveram os registros de candidatura ao pleito deste ano impugnadas pelo MPE os ex-prefeitos de Eirunepé Francisco Dissica Tomaz Valério (PMDB), com cinco condenações no TCU; e de Carauari Bruno Litaiff (PMDB), com uma condenação no tribunal.
Os ex-prefeitos estão entre os 2.050 potenciais inelegíveis à eleição deste ano, segundo dados do Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas.
O ex-prefeito de Manacapuru Edson Bessa (PMDB) também foi considerado inelegível pelo MPE, segundo a Secretaria Judiciária do TRE-AM.
O tribunal recebeu, na última sexta-feira, uma notícia de inelegibilidade  encaminhada por Gleuson Mesquita (PSB) contra o ex-prefeito de Careiro Joel Lobo (PEN), de 2008 a 2012. Gleuson é vereador no Careiro. Segundo ele, Joel Lobo, que também disputa uma das cadeiras da ALE, está inelegível.
Segundo a secretária judiciária do TRE-AM, a notícia de inelegibilidade será encaminhada ao MPE para que o órgão analise se pedirá ou não a impugnação do registro de candidatura de Joel Lobo com base nas provas apresentadas na notícia. 
Ela  informou que o TRE-AM notificará, hoje, todos os candidatos que tiveram os registros de candidatura impugnados. “Juntaremos os pedidos de impugnação aos processos de registro de candidatura, notificaremos os candidatos e eles têm sete dias para apresentar defesa. Após esse prazo, o processo será encaminhado ao relator para julgamento dos registros”, disse.
O TRE-AM recebeu 723 pedidos de registros de candidatura às eleições deste ano. Dentre eles estão sete candidaturas para o governo do Estado, seis para o Senado, 78 para a Câmara dos Deputados e 613 para a Assembleia Legislativa do Estado (ALE). Eles serão julgados, até o fim deste mês, pela corte do TRE-AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG