quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Dois estudantes do Amazonas participam do Programa Jovens Embaixadores 2016 nos EUA

Extraído do Portal A Crítica
Dois estudantes do Estado completam a lista dos 50 selecionados para representar o Brasil nos Estados Unidos, em janeiro

Lucas, de 15 anos, é estudante do Colégio Militar do Exército, no Centro, e Francisco Neto, aluno de Maués, vai fazer sua primeira viagem internacional
Lucas, de 15 anos, é estudante do Colégio Militar do Exército, no Centro, e Francisco Neto, aluno de Maués, vai fazer sua primeira viagem internacional (Divulgação )
Dois amazonenses estão entre os 50 alunos da rede pública de ensino, entre 15 e 18 anos, selecionados para participar do Programa Jovens Embaixadores 2016, uma iniciativa da Embaixada Norte Americana no Brasil. Em janeiro, o grupo vai viajar para  Washington, onde representará a nação em diversas atividades. A confirmação dos alunos classificados foi divulgada na quinta-feira.
Os estudantes Lucas de Lellis da Silva, 15, do Colégio Militar do Exército de Manaus, e Francisco Chagas Goes de Souza Neto, da escola estadual Maria das Graças Nogueira, de Maués, vão receber todo o auxílio da embaixada para retirar documentos, como passaporte e visto americano.  A viagem deles está marcada para os dias 8 a 31 de janeiro e, durante três semanas, eles vão passar pela capital dos EUA e depois serão divididos em grupos e enviados para diferentes cidades americanas. Lá, eles ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias.
Segundo a Embaixada, os jovens participarão de reuniões com autoridades do governo americano  e líderes de organizações não governamentais (ONGs). Além disso, os estudantes visitarão escolas e projetos sociais e realizarão atividades de voluntariado. Os 50 estudantes brasileiros ainda vão realizar apresentações sobre a cultura e o povo brasileiro.
Surpresa e ansiedade
“Recebi a notícia cedo. Estava assistindo TV quando vi, no celular, que a classificação havia sido divulgada. Quando vi a minha foto na página nem acreditei. Comemorei junto com a minha família”, contou Lucas de Lellis, de apenas 15 anos.
De acordo com o adolescente, ele está ansioso para a experiência, mas  otimista com o que vai poder apresentar em sua primeira viagem internacional. “Estou muito feliz e espero representar bem o meu País. Procuro ser um aluno aplicado e chegar aqui é uma vitória”, destacou ele, que cursa o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Militar de Manaus, no Centro.
Aluno do 2º ano do Ensino Médio da escola estadual Maria das Graças Nogueira, em Maués, Francisco Chagas Neto, 17, também está contando os dias para conhecer a terra do Tio Sam. “Eu tentei no ano passado, mas não consegui me classificar. Agora foi diferente e estou muito feliz, porque sou o segundo aluno de Maués a receber essa oportunidade. Geralmente os selecionados são de Manaus”, relatou o rapaz, que também fará sua primeira viagem internacional.
Em todo o continente
O programa Jovens Embaixadores é patrocinado pela Missão Diplomática dos Estados Unidos e  parceiros públicos e privados. Ele foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos  no Brasil e o primeiro grupo viajou em 2003. A partir de 2012, o programa passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano.
Desde o lançamento, 417 jovens brasileiros da rede pública já participaram do programa, que tem como principais parceiros  o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos e empresas privadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG