O ministro da Secretaria de Portos da
Presidência da República, Helder Barbalho, comprometeu-se com a senadora Sandra
Braga (PMDB-AM) a tirar do papel o projeto Manaus Moderna, de construção de um
terminal portuário público no centro urbano da capital, para ampliar, organizar
e modernizar o transporte de cargas e passageiros. Desde que assumiu o mandato
no início do ano, a senadora tem se empenhado em sensibilizar o governo federal
para a necessidade de levar adiante um projeto arrojado de melhora de toda a
logística no Amazonas, a começar pelo porto de Manaus.
“A construção desse porto é um sonho
para os amazonenses”, disse a senadora ao ministro, destacando que o porto antigo,
fica no centro da cidade e é muito importante para todo o Amazonas, que depende
do transporte fluvial para abastecer os municípios do interior. “Hoje o porto
funciona de forma inadequada, desordenada e sem controle algum, além das
condições precárias de higiene”, reclamou ela, em defesa do projeto Manaus
Moderna, que agora vem sendo estudado em parceria da Secretaria dos Portos com
a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).
“Darei atenção absolutamente especial a
este assunto”, prometeu o ministro Helder na audiência com Sandra Braga. Ele
explicou à senadora que o projeto Manaus Moderna já está sendo analisado por
técnicos da Secretaria de Infraestrutura de seu ministério. “Não temos nenhuma
restrição ao mérito. Estamos apenas avaliando qual será a melhor forma para
tocarmos este projeto”, disse o ministro, levantando a hipótese de adotar a
concessão à iniciativa privada ou um modelo de arrendamento, diante das
dificuldades que restringem a capacidade de investimentos do governo federal.
Em audiência pública realizada seis
meses atrás, na Comissão de Infraestrutura, Sandra Braga chegou a questionar o
então ministro dos Portos, Edinho Araújo, sobre o prazo para construção do novo
porto da capital. Recém chegado ao governo, ele ainda não conhecia a proposta.
Foi quando a senadora encaminhou o Manaus Moderna à Secretaria de Portos.
Àquela altura, o projeto e os estudos de viabilidade do porto já haviam sido
aprovados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).
Esta proposta arrojada de modernização
e ampliação do porto de Manaus prevê a construção de três módulos flutuantes
para transporte de cargas e passageiros. A ideia é utilizar também as áreas
portuárias para fazer intervenções urbanísticas que possam estimular e
fortalecer o turismo na capital amazonense.
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