domingo, 29 de novembro de 2015

José Ricardo recebe Medalha Ouro pelos relevantes serviços prestados à cidade de Manaus


 Manaus, 27 de novembro de 2015.
José Ricardo (PT) recebe medalha de ouro na CCM      
José Ricardo (PT) exibe a medalha de ouro recebida na CMM
              
A Câmara Municipal de Manaus (CMM), por meio dos vereadores do PT Waldemir José, Professor Bibiano e Rosi Matos, homenageou nesta sexta-feira (27) o deputado José Ricardo Wendling (PT) com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus. A comenda é concedida a todo cidadão que tenha prestado relevantes serviços à comunidade.

José Ricardo recontou um pouco da sua história, como cidadão, filho, pai e irmão, nos trabalhos missionários da Igreja Católica, como profissional economista, nas lutas do Partido dos Trabalhadores e como parlamentar de quarto mandato, dois de vereador e dois de deputado estadual.

“É com muita alegria que recebo esta homenagem. Mas quero aqui, primeiramente, agradecer a Deus; e depois a minha família, pelo apoio e pela compreensão, já que por muitas vezes precisei estar ausente para me dedicar à política. Agradeço também a todos os amigos e amigas, companheiros e companheiras, que nos acompanham nessa trajetória cristã, profissional e política. Estou na política por convicção, que é serviço, é dedicação e amor e uma das formas mais elevadas da caridade. Por isso, procuro ter um mandato participativo, porque defendemos uma política que transforma, que ouve a população e que atua de baixo para cima. Esse é o princípio do PT e o princípio da minha caminhada diária. Luto também para que as instituições públicas funcionem de verdade, com escolas atuando com qualidade e hospitais atendendo as pessoas com dignidade. Obrigado Manaus e a luta vai continuar”.

           
Citando um trecho musical “...lembra que abres caminho e que outros te seguirão...”, o vereador Waldemir José destacou que José Ricardo é um companheiro, um político, com uma bela trajetória no parlamento municipal e estadual. “Fazemos aqui um singelo reconhecimento de um político que merece ser condecorado. Manaus tem hoje dois milhões de habitantes e boa parte está representada pelo deputado. Um cidadão e cristão, que tem uma longa caminhada dentro da Igreja Católica, um homem de fé, com bom ânimo e luta diária motivada pela sua religiosidade”, afirmou ele, destacando três importantes conquistas do parlamentar: aprovou lei que limita o número de alunos por sala de aula; instituiu o 9 de dezembro como o Dia Estadual de Combate à Corrupção; e a sua luta para acabar com o “auxílio paletó” (14º e 15º salários) dos deputados estaduais. 

O vereador Professor Bibiano disse que essa homenagem é mais do que justa. “A Câmara Municipal de Manaus teve a honra e graça de ter este parlamentar, que agoraestá na Assembleia Legislativa do Estado. A sua postura sempre foi a mesma, enquanto político, cidadão e cristão. Uma pessoa que honra a sua família e amigos; que honra o Partido dos Trabalhadores, que tem a sua história marcada pela luta em defesa dos trabalhadores; e que honra os quatro mandados concedidos pelo povo de Manaus e do Amazonas. Acredito que todos nós, enquanto cidadãos, estamos em constante evolução e aprendizado. E José Ricardo continua nessa linha de ascensão, sempre em defesa da população. Parabéns ao novo cidadão de Manaus”.

“Parabéns por essa bela homenagem a um homem atuante na política, que anda por todo o Estado, sempre defendendo a população. Ser político é um serviço em prol da sociedade e que está sendo testemunhado por esse parlamentar. Que este exemplo sirva para todos nós, familiares e amigos, para que saibamos prestar esse bom serviço a todos osque mais necessitam”, declarou a Irmã Santina Perin, representando a Igreja Católica.

Já o deputado Luiz Castro (Rede) iniciou o seu discurso lembrando das palavras de ordem do Movimento Político pela Unidade (MPPU), que tem Chiara Lubich, do Movimento dos Focolares, como sua fundadora, e da qual ele e José Ricardo fazem parte. “Usamos, principalmente, a fraternidade para enfrentar o extremismo daqueles que acham que a política tem de ser tomada pela força das armas e da violência. Passamos por uma grave crise na política, mas temos bons políticos, como José Ricardo, que pratica a essência da política como representação da sociedade. Em nome da Assembleia Legislativa, parabéns, por esse nobre reconhecimento”, enfatizou.

“Pessoa honrada e que merece esta homenagem”
A Associação dos Deficientes Físicos do Estado do Amazonas (Adefa) foi representada por Isaac Benayon, destacando que se sente muito feliz por estar no plenário da Câmara Municipal falando de uma pessoa honrada e que merece essa bela homenagem. “Quero estender essa homenagem também a sua mãe, dona Isolda, que sempre conduziu a sua família para o caminho do bem”.

Em nome do Partido dos Trabalhadores (PT), Ana Cláudia Chaves disse que essa homenagem representa todos aqueles companheiros que acreditam numa política de igualdade e de fraternidade. “Vivemos um momento em que o ódio está acima das práticas do bem. E é importante termos parlamentares que lutam por causas que não dão votos, mas que são de extrema importância para a população. Sua luta em defesa das crianças, dos adolescentes e das mulheres é um ponto marcante do seu mandato. Respeita o próximo, respeita as outras religiões. A homenagem é mais do que justa e quem ganha somos todos nós, moradores de Manaus”, ratificou.
Representando a juventude do PT, Elton Aleme, enfatizou que a cidade de Manaus e a juventude do PT o reconhecem como um político de garra e de luta, em defesa da população, dos direitos humanos e das causas sociais.
Professora Arlete Anchieta, do movimento negro, afirmou que José Ricardo é um homem sério e de sonhos, que o conheceu antes de entrar na política e está fazendo jus ao mandato que a população lhe concedeu. “Essa homenagem é grande e é do seu tamanho, pois é um grande homem. Confiamos em você como político, como cidadão. É uma satisfação muito grande estar aqui hoje, falando por tudo o que você é. Muito obrigada e parabéns por essa homenagem”.
Breve histórico do homenageado
              José Ricardo Wendling mora em Manaus desde criança. Chegou ao Amazonas com a família aos 6 anos. Era o início da década de 70 e o governo militar estimulava famílias do sul do País a se mudarem para o norte, ao longo dos grandes projetos, como as novas estradas que estavam sendo construídas. Desde jovem, teve envolvimento com os movimentos sociais da Igreja Católica, com trabalhos em favor da democracia e dos mais necessitados. E foi com base nos princípios que norteiam a cidadania que ele conduziu sua carreira profissional e tem conduzido sua atuação como parlamentar (vereador de Manaus, 2005 a 2010; e desde 2011, deputado estadual).    

             Formou-se em Economia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sendo agraciado com o anel simbólico da turma de 1988 e em 1999. Concluiu o curso de Direito pela Faculdade Nilton Lins, tendo se pós-graduado, posteriormente, em Gerência Financeira Empresarial e Metodologia do Ensino Superior, ambas pela Ufam. Como economista, dirigiu o Conselho Regional de Economia (Corecon) por dois mandatos, onde também exerceu mandatos de conselheiro e os cargos de tesoureiro e vice-presidente.

           Devido dificuldades econômicas da família, teve de trabalhar dos 10 aos 14 anos como vendedor ambulante, no bairro de São Francisco e no Centro de Manaus, vendendo picolé, pastel, meias, produtos de crochê, envelopes e sacolas. Com 15 anos, trabalhou por cinco anos na empresa Sharp do Brasil, em função administrativa; de 1985 a 1987, trabalhou como assistente administrativo na Sanyo da Amazônia; e de 1988 a 1989, como gerente administrativo da AVA Industrial. Foi professor titular do Centro de Ensino Integrado do Amazonas (Ciesa), nas disciplinas de Economia Monetária e Análise e Elaboração de Projetos, de 1992 a 1994, e professor titular de economia na Faculdade Dom Bosco, em 2005. Atuou ainda, como profissional liberal, como sócio e consultor da empresa Objetiva LTDA, que presta serviços em consultoria e assessoria econômica e elaboração de projetos de incentivos fiscais para empresas do Polo Industrial de Manaus. Saiu da direção da empresa em 2011, antes de assumir o mandato de deputado estadual.

ALGUNS DOS SEUS PROJETOS COMO PARLAMENTAR

Fim do 14º e 15º salários dos deputados (conhecido como “auxílio paletó”);

Ficha Limpa Estadual – proíbe a nomeação de pessoas para cargos no poder público que estejam enquadradas nos critérios da Lei do Ficha Limpa Nacional;

Ficha Limpa das ONG’s  -  Veda destinação de recursos públicos para organizações da sociedade civil cujo objetivo social esteja previsto no art. 3º da Lei n º 9.790 de 23 de março de 1999, quando administradas, geridas ou controladas por pessoas “fichas sujas”;
Limita o número máximo de alunos em sala de aula – para acabar com a superlotação nas salas de aula;

Fim do repasse de recursos públicos para ONGs de políticos;

Royalties para Educação – Destina 60% das receitas estaduais dos royalties do petróleo e gás natural, exclusivamente para remuneração, vantagens e capacitação para os profissionais do magistério da educação do Amazonas;

Implementação do Conselho Municipal dos Direitos à Mulher, em condições paritárias e com objetivos claros;
Criação da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção – Com o objetivo de formar uma articulação entre os órgãos de fiscalização e controle, base política e legal para o debate e enfrentamento das práticas de corrupção no Estado;

Criação do Dia Estadual de Combate à Corrupção – 9 de dezembro – Uma data de reflexão, conscientização e de luta;

Passe Livre Estadual – Passe livre aos estudantes da Região Metropolitana de Manaus;

Criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsean) –Local onde poder público e sociedade podem discutir políticas públicas de segurança alimentar;

Fundeb Transparente – Criação de portais de transparência na internet, detalhando onde estão sendo gastos os recursos federais que o Estado e as prefeituras do Amazonas recebem do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério (Fundeb);

Orçamento Participativo – O Governo deve realizar audiências públicas com a sociedade antes da elaboração das leis orçamentárias do Estado (Lei de Diretrizes Orçamentárias, Plano Plurianual e Lei Orçamentária Anual);

Vistorias das Escolas – Obriga a realização de vistoria, a cada dois anos das estruturas físicas das escolas estaduais;
Pagamento de Obras após Comprovação pela Sociedade - Dispõe sobre critérios de pagamento das obras contratadas pelo Executivo Estadual e sua administração direta e indireta, incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Estadual somente após comprovada a execução pela população;
Transparência nas Escolas – Obriga a divulgação pela Seduc, no seu sítio oficial na internet, e em cada unidade escolar, dos dados referentes à qualidade da educação oferecida nos estabelecimentos públicos estaduais de ensino fundamental e médio;
Universalização de Bibliotecas – Cria o Programa Estadual de Universalização das Bibliotecas nos estabelecimentos de ensino integrantes do Sistema de Educação do Estado do Amazonas;

Divulgação dos Beneficiários de Programas Sociais - Obriga a publicidade dos inscritos e contemplados nos Programas Sociais do Governo: Bolsa Floresta, habitação, bolsa cidadão e outros;


Assessoria de Comunicação
Cristiane Silveira
(92) 8816-1862/ (92) 8209-7306
Meg Rocha
(92) 3183-4388/ (92) 9484 3264/ 
meglrocha@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG