terça-feira, 11 de maio de 2010

Prefeito Belexo, de Maués, corre o risco de Cassação


Matéria do Jornal Diário do Amazonas, edição de sábado, 08 de maio de 2010.
Leia a matéria na íntegra.

PREFEITOS ESTÃO SOB AMEAÇA DE CASSAÇÃO

MPE move ações por abuso de poder e compras de votos no AM
O Ministério Público Eleitoral (MPE) ingressou com ações de impugnação de mandato por abuso de poder político e econômico contra três prefeitos. Odivaldo Paiva, de Maués, Fernando Vieira, de Presidente Figueiredo, e Gean Campos, de Lábrea, também correm risco de perder seus cargos.

Odivaldo e Gean ainda estão com processos para serem analisados na Justiça Eleitoral do Amazonas.
Fernando Vieira foi absolvido pelo TRE-AM, mas o MPE recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Processados por compra de votos estão o prefeito de Manaquiri, Jair Souto, a prefeita de Santa Izabel do Rio Negro, Eliete Beleza, e os prefeitos de Nova Olinda do Norte e Anamã, respectivamente, Adenilson Reis e Raimundo Pinheiro. No dia 28 do mês passado, o MPE emitiu parecer favorável à cassação de Pinheiro.
Jair, que o MPE considerou culpado em parecer pela cassação, está com o processo no TRE-AM há três meses para ser julgado.

Eliete Beleza foi absolvida pelo TRE-AM. No TSE, o ministro Hamilton Carvalhido, entendeu que o recurso do candidato a prefeito que ficou em segundo lugar nas Eleições 2008, Mariolino Oliveira, foi apresentado fora do prazo. Ainda falta o colegiado do TSE decidir sobre o caso da prefeita.

Condenado pelo TRE-AM no ano passado por compra de votos, o prefeito de Itacoatiara, Antonio Peixoto, conseguiu se manter no cargo graças a uma liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.
Também com a ajuda de uma liminar está no cargo o prefeito de Tefé, Sidônio Trindade (PHS). Ele conseguiu o recurso no TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG