terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CÂMARA DE VEREADORES DE MAUÉS ABRE ANO LEGISLATIVO DE 2011







Aconteceu na manhã de hoje, a abertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores de Maués. Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, os trabalhos foram abertos pelo Presidente da Câmara, Vereador Raimundo Rodrigues, o Nenêm Arigó.

A sessão iniciou com a palavra do prefeito em exercício, Senhor Denny Dorzane que leu por quase uma hora, a mensagem do executivo, destacando as ações de governo realizadas ao longo da administração e as perspectivas para o ano de 2011.



Maués, uma Suiça?


No discurso do prefeito em exercício, Maués é o melhor lugar do mundo, uma Suiça em plena selva amazônica. Diante de um discurso bem elaborado, coerente, incisivo, difícil seria não acreditar naquilo que se ouvia, se o ouvinte não conhecesse a realidade VERDADEIRA de Maués, deixaria qualquer lugar do mundo para vir morar em Maués.

Na oratória, o município de Maués avançou em todos os campos da administração pública. Na agricultura o prefeito citou a criação de peixes, na qual centenas de famílias sobrevivem da psicultura com a criação em tanque de tambaquis no Rio Maués Miri. Segundo a explanação do prefeito, desde 2003 que este programa está sendo desenvolvido em Maués. Mas se você procurar na feira do peixe, não encontra o resultado desses programas e se existem, não estão beneficiando a população de Maués. Destacou ainda a criação de ovinos e caprinos, mas o consumo de frango em Maués continua a ser suprida pelo mercado de Manaus, Maués nada produz, pelo menos não vemos na feira do produtor.

Na infraestrutura, destacou o Porto e as Ruas asfaltadas, construção de postos de saúde, do novo hospital e a obra da orla. Destas obras e ações do governo municipal em parcerias com outras esferas de governo, o Porto ainda não foi inaugurado, desculpas à parte, a prefeitura deve explicações ao povo de Maués, pois a responsabilidade da prefeitura não era somente com a construção do prédio, como falou o prefeito, e sim, por toda a obra. Cabe a prefeitura, fiscalizar a operacionalidade da obra, buscando verificar "in loco" o andamento da mesma, verificando falhas e atrasos, e cobrando da empresa construtura o fiel cumprimento do contrato assinado com a mesma. O convênio não foi pela metade, foi a obra completa, que isso fique bem claro ao prefeito de Maués.

O asfaltamento ocorreu de forma desordenada, em pontos distintos, aleatórios e o asfalto usado era de péssima qualidade, pois hoje o que se vê nas ruas asfaltadas ou recapeadas, são areias se soltando. A obra da orla está em andamento e jamais vimos o prefeito fazer uma visita para saber como a mesma está sendo construída. Se está dentro do projeto, qual a previsão do término e outras indagações que julgar necessário.

Falou do avanço na educação, mas não falou em nenhum momento sobre as reivindicações e cumprimento da lei aprovada pela Câmara de Vereadores, a qual reajusta novos valores salariais a classe educacional de Maués. Esqueceu o Senhor prefeito que educação é um conjunto de ações, como a saúde, é preciso ter boas instalações, prédios próprios, funcionais e salário digno dos profissionais da educação. Esqueceu o Senhor prefeito que Maués não tem creche, que a Escola Nossa Senhora da Conceição não possui prédio próprio e que funciona nas dependências do antigo sanatório, na qual o prédio não foi construído para abrigar uma escola. A Escola Santina Prado de Negreiros é uma escola ambulante, sem prédio, funciona hoje nas dependências de um antigo prédio da Paróquia de Maués, cujo muro, está caindo, podendo provocar grave acidente aos alunos, onde a maioria são crianças. O prefeito não explicou por que o aterro sanitário ainda não foi concluído, por que o esgotamento sanitário está no mato e a obra não foi concluída satisfatoriamente, por que o lixão de Maués continua avançando sobre a estrada do Maués Miri.

Em nenhum momento, o Senhor prefeito se comprometeu em tornar a administração pública de Maués transparente, acessível a consulta de qualquer cidadão que busque informação sobre os gastos da prefeitura municipal de Maués. O prefeito não explicou como funciona o recolhimento do lixo doméstico e hospitalar, pois segundo se sabe ou se especula, o mesmo é terceirizado, mas o que vimos são máquinas da prefeitura de Maués, que justiça se faça, ainda estão, mesmo de forma precária, a efetuar a coleta programada do lixo que é feito em veículos improvisados.


A transparência na aplicação do dinheiro público é um fantasma para os gestores, parece ser coisa do outro mundo ou uma afronta a sua dignidade, pois a transparência, nada mais é do que a divulgação de forma simples dos recursos recebidos pelo município e de que forma esses recursos foram aplicados, simples não? Mas para esses gestores é a coisa mais difícil do mundo.


Esperamos que a nova direção da Câmara possa contribuir de forma efetiva para a implantação da transparência na administração pública, aqui também inserida, a transparência das contas da Câmara Municipal de Maués.


A prestação de contas da administraçã passada, deve ser verificada de forma impessoal e imparcial para que se saiba da real situação da Câmara de Maués, porque o exemplo tem que começar de casa.


Acreditamos ser possível a mudança de velhos hábitos, devemos despertar para um novo momento, o momento da transparência, somente assim, avançaremos de forma responsável para a diminuição das diferenças sociais e melhor distribuição de renda em nosso município. Este é o caminho e a responsabilidade é de todos, da sociedade e seus dirigentes.


Assim, não pense que Maués é uma Suiça, apenas na oratória de nossos dirigentes, Maués precisa mudar seus hábitos, a começar pela implantação da transparência nas administrações públicas do nosso município.

Um comentário:

  1. Gravaram o que o office boy falou, agora é só constatar a veracidade dos fatos e denunciar ao ministerio publico, tem criação de peixe, carneiro,galinha e outros, tão facil o próprio inimigo dá munição e vcs a jogam fora,sei que na época do Sidney tinha,e a Fábrica de costura o maquinario do leve leite a fábrica de gelo fiquei sabendo que as secratarías que tem veiculo proprio,o carro permanece a noite nas casas dos devidos detentores da pasta, tem até veículo de insulfilm, essa terra sua Aldemir é um barato, Peter Pan iria adorar morar aí,Alice então, Wonderland, bem que poderia se chamar assim.

    ResponderExcluir

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG