domingo, 5 de janeiro de 2014

FALAR O QUÊ?

Maués-AM, 180 anos, Terra do Guaraná, domingo, 05 de janeiro de 2014.
Aldemir Bentes
Artigo

Em apenas um ano de administração, Maués já pode enumerar centenas de melhorias. Essas melhorias, algumas visíveis, outras, sentidas, com reflexos positivos para se administrar melhor o município, só foi possível, graças ao empenho, dedicação e parcerias, buscadas pela prefeitura de Maués junto a outros entes federados, a nível estadual e federal.
A maioria dos políticos tradicionalistas, buscam realizar obras faraônicas, aquelas que se podem ver, tocar, se deslumbrar. Já a proposta da atual administração, inclui as duas vertentes, o estrutural objetivo e o estrutural subjetivo, o qual serve de suporte para a concretização do estrutural objetivo, concreto, visível.
Foi assim, entre erros e acertos, se buscou melhorar a vida das pessoas. Primeiro buscou-se melhorar aquilo que era possível melhorar ou adequar, desta forma, a iluminação pública foi revitalizada, as ruas, antes escuras, voltaram a ser iluminadas. O lixo e entulho, foram retirados, as ruas capinadas, as tampas de bueiros foram refeitas.
Cuidou-se da negociação de dívidas herdadas de administrações passadas, essas, contribuíram para a inadimplência do município junto aos órgãos da administração federal e estadual, privando o município de efetuar convênios para a estruturação da cidade e melhorias nos serviços oferecidos para a população. Aos poucos, essas dívidas foram negociadas, algumas parceladas, cujos recursos para honrar esses compromissos, saem de recursos próprios, limitando o município em suas ações de investimentos e melhorias benéficas para a população.
Graças ao esforço, finalmente, no final de 2013, dezembro, o município recebeu o certificado de adimplência, ficando livre do cadastro de devedores. Isso significa muito para a atual administração, com resultados positivos para a nossa população. Agora, o município pode efetuar convênios com órgãos da administração federal ou municipal, sem correr o risco de perder recursos oriundos de emendas parlamentares.
Mesmo assim, a administração tratou de providenciar a recuperação de alguns prédios públicos, muitos, já deteriorados pelo tempo, por falta de manutenção, assim, foi possível e com recursos próprios, fruto de “aperto” orçamentário, a reforma do estádio municipal Manoel Baraúna Filho, a Feira do Ramalho Júnior, o Matadouro Municipal, a Praça de Alimentação, reforma em escolas da Zona Rural, Ações da Prefeitura Itinerante, na qual o Poder público leva seus serviços sociais e de saúde, as mais distantes comunidades de nosso município. Obras paralisadas em administrações anteriores foram retomadas, assim, a Orla Fluvial, a Creche, Postos de saúde, Aterro Sanitário, Prosai Maués, estão em via de serem inauguradas ou prosseguidas em suas execuções.
As primeiras 200 casas do Programa Minha Casa Minha Vida, logo serão entregues nos próximos meses e outras, estão a pleno vapor.
O SAAE foi reestruturado, negociou a dívida de mais de um milhão de reais, fruto da má administração passada. A autarquia, investiu na melhoria do abastecimento de água na cidade e no interior, inaugurando poços artesianos abandonados por administrações passadas. A aparência do prédio foi totalmente melhorada, dotando de ambiente saudável para seus funcionários. Como parte de investimento, a autarquia adquiriu novas bombas, novos computadores e negociou dívidas de seus usuários, melhorando a arrecadação.
O problema estrutural e crônico na saúde, aos poucos estão sendo revistos e efetuadas as mudanças necessárias e possíveis. O hospital ficou desafogado, pois os postos (UBS) passaram a funcionar diariamente. Com a adesão do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, Maués foi contemplado com um número considerável de médicos, os quais, cinco deles, irão atuar nas comunidades rurais,  (Liberdade, Mucajá, Paracuni, Lago Grande e Curuçá), onde ficarão permanente, assessorados por uma equipe de um (a) agente de saúde, um enfermeiro (a) e um (a) técnico de enfermagem.
A ambulância do hospital foi recuperada e o Governo do Estado doou mais uma, além de duas motos e uma ambulancha para servir as urgências do interior, com a promessa de ceder mais uma ambulância para suprir o município.
O barco da saúde já é uma realidade, graças a emenda parlamentar do deputado Francisco Praciano (PT), cujos recursos chegam a Um milhão e setecentos mil reais, já liberados pelo Ministério da Saúde.
O município adquiriu um aparelho de ultrassonografia, já em operação e ganhou um mamógrafo do governo do estado, o qual já está sendo implantado no Hospital Dona Mundiquinha.
O problema da falta de medicamentos, aos poucos estarão sendo sanados, graças ao rigor no controle na compra, estoque e distribuição dos mesmos.
As ações do Governo do estado e prefeitura municipal de Maués, possibilitou mais de mil atendimentos em diversas áreas médicas, além de cirurgias, propiciando a comunidade, atendimento de especialistas, sem a necessidade de deslocamento para a capital.
Além dessas ações, vale ressaltar a atuação do vice-prefeito, Dr. Carlos Augusto (Dr. Gute), que atende em semanas alternadas, pacientes com problemas cardiológicos, diagnosticando os mesmos e fornecendo remédios gratuitos. Cerca de 80 a 90 pessoas são atendidas pelo Dr. Gute, além de inúmeras visitas domiciliares e encaminhamentos, caso necessário.
Outra questão bastante complexa é a questão do asfalto de nossas ruas. Os recursos são do governo do estado, assim, a licitação e contratação de empresas executoras desses serviços, ficam a cargo do governo estadual, restando ao município, “a boa vontade” da empresa para que se concretize os serviços de tapa buraco e recapeamento de nossas ruas e avenidas.
Na educação foram feitas as contratações para que não ocorresse o atraso no calendário escolar. Escolas rurais foram recuperadas, e muitas outras, receberão reformas no decorrer do ano de 2014. Quadras poliesportivas serão construídas no interior e novas contratações de professores deverão ser anunciadas pela secretaria de educação do município.
O transporte escolar sofreu inovação e os atuais transportadores agora são “empreendedores”, garantindo benefícios sociais para os mesmos.
O pagamento do funcionalismo foi feito religiosamente, o décimo terceiro salário foi pago, além de um terço das férias, direitos que não eram cumpridos (pagos) nos últimos anos.
A licitação para aquisição de bens e serviços é feita de forma pública e seguindo todos os trâmites exigidos por lei, quem não se enquadra, não participa.
Qualquer instituição, seja pública ou privada, têm até o 5ª dia do mês subsequente, para efetuar o pagamento de seus servidores, assim, o “tal pagamento atrasado” ocorreu antes do 5º dia, dentro do prazo/limite para pagamento.
E esse “atraso” não foi por falta de recursos, e sim, por problemas de sistema e inoperância da internet em nosso município.
Como a oposição não encontra “brechas” para criticar, buscou se valer desse empecilho pontual para alardear que houve atraso de pagamento, o que não é verdade.
Ao contrário, os vencimentos dos servidores municipais foram pagos dentro do prazo e com a inclusão de um terço das férias, direito renegado nos últimos anos.
Então?
FALAR O QUÊ?
Aldemir Bentes.
Marcadores:artigo-aldemir-bentes-falar o quê?-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG