Deputado José Ricardo (PT) Foto de arquivo |
O
deputado José Ricardo Wendling (PT) está solicitando que o Tribunal de Contas
da União (TCU) realize auditoria nos contratos firmados desde 2013 entre o
Governo do Estado e as empresas Soma Ltda e Laghi Engenharia, que somam mais de
R$ 111,1 milhões, para a recuperação das ruas do Distrito Industrial. São
recursos federais encaminhados para o Estado. Desse total contratado, já foram medidos
mais de R$ 39,9 milhões de realização da obra, segundo o Mapa Vivo de Obras (www.sicop.am.gov.br).
Os contratos com a empresa Soma iniciaram
em junho de 2013 e deveriam finalizar na data de ontem (16/6): um contrato de R$
87,3 milhões e outro de R$ 18 milhões, para a execução dos serviços no Distrito.
Já o contrato com a Laghi é de R$ 5,8 milhões, para a medição e fiscalização dessas
obras.
Mas, de acordo com José Ricardo, as
ruas do Distrito Industrial continuam com muitos buracos e irregularidades,
causando problemas sérios para o trânsito, além de acidentes constantes. “O abandono
do local também causa um impacto negativo na economia produzida no Distrito
Industrial, que é uma das principais fontes de arrecadação do Estado”, destacou
o parlamentar, que em 2013 também ingressou com representação no TCU, pedindo
auditoria na execução da obra de revitalização e expansão no sistema viário do
Distrito, referente ao convênio n° 776488, de
mais de R$ 94 milhões. Em visita ao local, ele havia constatado a
paralisação da referida obra e a inexistência de construção de sarjetas,
calçadas e drenagem pluvial.
O deputado ainda enfatizou outro ponto
que chamou sua atenção: essas empresas contratadas pelo Estado foram financiadoras
da campanha do governador do Estado no ano passado. A Soma doou R$ 462 mil e a
Laghi, R$ 850 mil. “Mais de R$ 1,3 milhão em doação. E agora queremos saber por
que as obras do Distrito não foram concluídas? Com a palavra, o TCU...”
Pedido de informações sobre contratos para aluguel
de viaturas
José Ricardo está solicitando do
Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP),
cópias dos contratos firmados com algumas empresas para aluguel de viaturas
para a segurança pública. “Sabemos que o Estado já entregou cerca de 500 veículos
novos para a segurança pública. São viaturas alugadas e contratos com novas
empresas. E queremos saber sobre valores, prazo de aluguel e, principalmente, as
obrigações dessas empresas para fazer a manutenção das viaturas”.
Ele lembrou que o contrato anterior,
firmado com a empresa Delta Construções S.A, não foi cumprido e o Programa
Ronda no Bairro quase parou, não tendo qualquer fiscalização por parte do
Estado. “Foram flagradas viaturas abandonadas em terrenos e oficinas mecânicas,
deixando a população abandonada à própria sorte, resultando no aumento da
criminalidade, principalmente, com assaltos em escolas, terminais de ônibus e
até em igrejas”, declarou o parlamentar.
Por isso, em 2013, o deputado ingressou
com representação no Ministério Público do Estado (MPE)
e na Controladoria Geral do Estado (CGE), juntamente com o vereador Waldemir José e o então deputado federal
Praciano, ambos do PT, solicitando investigação e suspensão do contrato
com a empresa Delta, no valor de R$ 103,1 milhões. “Essa
empresa, inclusive, era suspeita de várias irregularidades em outros
estados do País”, afirmou o petista, afirmando que irá acompanhar a execução
desses novos contratos, porque segurança pública é um serviço essencial e não
pode parar.
Assessoria de Comunicação
Cristiane Silveira
(92) 8816-1862/
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