quarta-feira, 10 de agosto de 2011

MISÉRIA E ANALFABETISMO, OBSTÁCULOS À EDUCAÇÃO

DIVULGAÇÃO - Responsabilidade de Alfredo Moreira de Almeida
quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Nosso município é conhecido por suas festas maravilhosas, praias encantadoras e pela produção do melhor guaraná do
mundo, mas existe uma realidade da qual o povo sofrido de nosso
município é a principal vítima. Uma realidade que precisa ser
urgentemente transformada. Essa realidade é a pobreza que atinge a maioria de nossa população.

Em 2010 apenas 27% da população estava acima da linha de pobreza, 24,8% estavam entre a linha de pobreza e a indigência e 47,6% estavam na indigência. Ou seja, cerca de 25 mil maueenses viviam com menos de ¼ de salário mínimo por mês, enquanto outros 12 mil se “viravam”, mensalmente, com menos de R$ 260,00.
O analfabetismo é outro mal. Em 2000, Maués, possuía 15,4% ou 3.403 indivíduos analfabetos; em 2005, ainda possuía 15,5% de indivíduos na mesma condição na faixa etária acima de 15 anos e 7,5% entre as crianças de 10 e 15 anos.
A maioria, tanto de analfabetos quanto de pobres e indigentes, estão na zona rural!
Esses números revelam uma realidade preocupante, pois tal nível de carência social e econômica repercute negativamente no desempenho dos estudantes nas escolas conforme se avança do ensino fundamental para o ensino médio. A distorção idade-série no fundamental é de 43,8%, enquanto no ensino médio a defasagem é de 58,75. Explicando os números. Mais da metade de nossos estudantes já deveriam ter concluído ou vão concluir o ensino médio com idade superior à recomendada, ou seja, 17 anos.

Diante de tal quadro os gestores escolares fazem milagres para melhorar o desempenho dos alunos e para mantê-los na sala de aula. Ainda mais, é sempre bom lembrar, das condições precárias de trabalho, principalmente baixos salários, que enfrentam professores e gestores. Assim ficam as perguntas: como estimular uma criança ao aprendizado se esta ao chegar a sua casa não sabe se terá alimento a mesa, em função da pobreza da família? Como prestar um ensino de qualidade em escolas inadequadas, salas desconfortáveis e quentes e falta de equipamentos modernos?
A educação deve ser um fator de inclusão social. Para cumprir esse objetivo é preciso que o sistema de ensino, principalmente o de nível fundamental, seja eficiente na capacitação básica de nossas crianças. Uma educação de qualidade forma cidadãos capazes de tomar decisões importantes em todos os campos, seja no social, econômico e político.
Portanto, para diminuir o grau de pobreza em Maués serão necessárias medidas concretas na priorização da educação, com maiores investimentos na estruturação de um sistema de ensino moderno e universal, que alcance, principalmente, as famílias dos trabalhadores urbanos e rurais de nosso município.
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Postado por Alfredo Almeida às 14:48

Um comentário:

  1. Corrupção
    A corrupção é um problema muito grave para um país em processo de desenvolvimento. Ela colabora para o retrocesso do país e, consequentemente, traz miséria e criminalidade para a população. A corrupção bambem é um fator que deflagra o processo de educação de um país, pois cria um novo caráter politico e atrapalha na educação do país.
    Num país onde a corrupção se faz presente, o desenvolvimento não se estabelece. E com isso, o país se imerge em grandes dividas, que por mais impostos que se cobre da população, não são suficientes para salga-las. Na África subsaariana, por exemplo, a população sofre constantemente com a miséria nos países, entretanto, a corrupção é algo comum e, além disso, a população é dividida em duas classes completamente distintas: ricos e miseráveis. Sendo assim, tem-se como resultado um país em constante processo de decadência, onde a maioria é miserável e a criminalidade atingem índices alarmantes.
    A corrupção é um fator que interfere diretamente na educação de um país, pois além de implantar espontaneamente um novo sistema político, baseado no lucro compulsivo, também deixam coisas básicas faltem, como por exemplo, verbas suficientes para investir na educação. E isso é muito grave, pois na medida em que a população cresce mal educada, o crime também cresce exacerbadamente. Fato este, que já podemos ver em notícias de jornais e televisão.
    Por tanto, é evidente que a corrupção seja um problema para um país em desenvolvimento. Pois como se sabe, nos países mais pobres do mundo, a corrupção é tão grande, que chega a dividir a população em duas classes, como é o caso, por exemplo, dos países da África subsaariana. Como podemos ver nos jornais e televisão, onde há maiores índices de corrupção é também onde há maiores índice de criminalidade e miséria. Como também, podemos ver por meio de estatísticas amplamente divulgadas, que os maiores índice de analfabetismo, também se darem nestes países subdesenvolvidos. E isso nos deixa claro, que a corrupção é responsável por tudo isso.

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