terça-feira, 2 de agosto de 2011

QUANDO NOSSOS GRITOS COMEÇAM A INCOMODAR

A história tem nos mostrado que o povo tem um limite de tolerância. Por natureza, o povo brasileiro é pacifista, ordeiro e tolerante, mas, sabe reagir quando se faz necessário. Foi assim na Inconfidência Mineira, na Escravatura, na Cabanagem, na Independência do Brasil. Esses movimentos, esses episódios da vida brasileira, começaram com pequenos movimentos que aos poucos foram se avolumando e se tornaram vencedores. O povo é sábio e sabe a hora na qual deve agir. Esse mesmo fenômeno já começou em Maués, graças a Deus, e está se avolumando e tomando corpo, em busca de um só objetivo:LIBERTAR MAUÉS.
Em um passado não muito distante, ninguém tinha a ousadia de DENUNCIAR/CRITICAR as irregularidades do Poder Público Municipal. Quem ousou desafiar a DITADURA MAUEENSE, foi perseguido implacavelmente, injustiçado e ficou SEM VOZ. Poucos foram aqueles que não se calaram, dentre esses bravos companheiros, temos o professor e ambientalista Walfredo Rego Filho. Os ditadores de barranco jamais aceitaram a contrariedade, a revolta, a ideia diferente de suas ideologias. Walfredo foi perseguido por denunciar crimes ambientais, e isso custou a sua demissão do Projeto Samaúma e consequentemente, do SESC, a pedido dos ditadores de Maués. Walfredo preferiu a demissão a OMISSÃO e continuou sua luta.
Voltei em definitivo para Maués em 1999, início de 2000. Nesse período transcorria a transição política, a troca pura e simples de seis por meia dúzia. Mesmo estando desempregado, quando comecei a perceber a forma de se fazer política na minha terra, comecei a pensar na forma de combater essas injustiças. Usei a arma que podia usar, a ESCRITA. Comecei a reproduzir pequenos textos e com a ajuda de alguns amigos que no futuro serão todos identificados, batemos de frente com o poder que dominava e ainda hoje domina nossos destinos. Na clandestinidade, produzimos documentos que culminaram com muitas ações de investigações por órgãos públicos. Vencemos algumas batalhas, perdemos outras, mas o ideal libertário ficou semeado entre algumas pessoas que passaram a nos conhecer e a fazer parte dos mesmos ideais.
Depois de alguns anos, recomecei a escrever artigos, sempre denunciando irregularidades do poder público. Esses modestos escritos foram se espalhando pela cidade e pouco a pouco ficaram conhecidos e lidos por centenas de pessoas. Algumas pessoas se juntaram a nós e aos poucos, nossas ideias libertárias foram se aflorando no seio da sociedade maueense, começaram a surgir, outras pessoas com o mesmo espírito e determinação. Bravos companheiros apresentaram denúncias aos órgãos fiscalizadores, algumas dessas denúncias foram comprovadas, culminando com a punição a seus responsáveis. Fui perseguido, tentaram me transferir, foram até a direção da empresa que trabalho, mas, nada conseguiram e nem vão conseguir, pois meu caminho e minhas ações foram sempre conquistadas com determinação e competência, jamais precisei PUXAR o SACO de NINGUÉM.
O poder tinha o domínio das comunicações em massa, faziam e ainda fazem, o uso do rádio, cuja abrangência é fenomenal. Aos poucos, ganhamos credibilidade e outras "portas" foram se abrindo. Nos modernizamos, começamos a fazer uso da internet, criamos o BLOG e esse ganhou o mundo. Como fruto de nossa luta, abriram-se os espaços nas rádios e hoje já contamos com uma programação com os mesmos objetivos de nossos anseios: fiscalizar, denunciar irregularidades, cobrar providências e sugerir melhorias para toda a sociedade de Maués. Abraçamos muitas lutas, dos professores, das obras não concluídas, do lixão a céu aberto, da poluição da orla, da paralisação das obras, enfim, achamos um norte ao qual direcionamos nossos olhares e nossas lutas.
Estamos aos poucos, penetrando no seio de nossa sociedade, e a ideia de MUDANÇA, ganhou as ruas e hoje, podemos com orgulho dizer: NOSSOS GRITOS COMEÇARAM A INCOMODAR.
AUTORIDADES que antes se julgavam PODEROSAS, inatingíveis, inatacadas, agora, se encontram fragilizadas, acuadas e sabem que o POVO quer mudanças e essas mudanças vão acontecer. Apelam, como sempre, para o rádio, gritam, esperneiam, dão entrevistas, criam situações, mas nada disso causa o efeito retroativo, o povo QUER MUDANÇAS.
Maués precisa voltar a sorrir, as pessoas precisam ter esperanças, os pais, os filhos, precisam vislumbrar de um futuro promissor, real e que possa ser BEM usufruído por todos.
O Povo é sábio, e no ano que vem, saberá FAZER essa mudança tão sonhada por TODOS NÓS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG