domingo, 22 de fevereiro de 2015

DEPUTADO SIDNEY LEITE SERÁ JULGADO POR CRIME ELEITORAL NOS PRÓXIMOS DIAS PELO TSE



Aldemir Bentes
POLÍTICA
 
Esgotamento sanitário, nunca funcionou, obra de Sidney Leite
Sucatas compradas por Sidney Leite para a Fábrica de redes
Maués – O ex-prefeito de Maués e atual deputado Estadual pelo PROS, Sidney Leite, deverá ser julgado nos próximos dias pelo Tribunal Superior Eleitoral -TSE, acusado de cometer crime eleitoral, cujo recorrido é o Ministério Público Federal.
No dia 18 de fevereiro, quarta-feira, o Processo de nº. 123-95.2011.6.04.0000, entrou na pauta para ser julgado, segundo informação do TSE, através do Diário Eletrônico Número 032 Brasília, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015 Página 2, o processo será julgado, na próxima sessão do Tribunal, respeitando o prazo de 48 horas contados a partir desta publicação.
Não tivemos acesso ao teor do Processo, que começou na 5ª Zona Eleitoral, em Maués. O deputado, através de seus advogados, recorreu, o processo foi para o TRE-AM, foi condenado, recorrendo, através de Recurso Especial Eleitoral, a última instância da Justiça Eleitoral que é o TSE.
Caso seja condenado, poderá perder seu mandato de deputado e seus direitos políticos, dependendo da acusação ao qual está recorrendo.

Sidney Leite, quando prefeito de Maués, recebeu recursos para construir uma fábrica de redes, os mesmos não foram aplicados corretamente, resultando na compra de uma máquina sucateada, inviabilizando a concretização do Projeto, condenado a devolver mais de 100 mil reais (à época) aos cofres públicos que devido a recusa, foi corrigido monetariamente a mais de 200 mil reais, na qual foi condenado pelo Tribunal de Contas da União -  TCU, Condenação irrecorrível pelo TCU (Acórdão n.º 1764/2010), por vício insanável – Art. 1º, inciso I, alínea “g” da LC 64/90, tendo seu nome relacionado na Lei da Ficha Limpa, sendo impedido de se candidatar a prefeito de Maués em 2012 e a deputado estadual em 2014, mesmo assim, através de recursos judiciais, conseguiu se candidatar ao cargo de deputado estadual (reeleição) em 2014, sendo eleito.

Além do caso da Fábrica de Redes, como ficou conhecido, há ainda irregularidades de sua gestão, no Porto Fluvial de Maués que se encontra paralisado, onde, segundo a CGU apurou, houve desvio de mais de UM MILHÃO de reais.
Se não bastasse, a administração Sidney Leite, através de seu sucessor (ele deixou a prefeitura para concorrer ao cargo de vice-governador na chapa de Amazonino Mendes) Belexo, também há acusações da CGU do desvio de mais de UM MILHÃO DE REAIS, cuja obra jamais funcionou, causando danos ambientais irreparáveis ao município de Maués.
Acompanhem os dados do Processo que deverá ser julgado pelo TSE.
PROCESSO :


RESPE Nº 12395 - Recurso Especial Eleitoral UF: AM

Nº ÚNICO:

12395.2011.604.0000

MUNICÍPIO:

MAUÉS - AM
N.° Origem: 12395
PROTOCOLO:

156472012 - 19/07/2012 18:06

RECORRENTE:

SIDNEY RICARDO DE OLIVEIRA LEITE
ADVOGADO:

YURI DANTAS BARROSO
ADVOGADA:

TERESA CRISTINA CORRÊA DE PAULA NUNES
ADVOGADO:

ALEXANDRE PENA DE CARVALHO
RECORRIDO:

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL
RELATOR(A):

MINISTRA MARIA THEREZA ROCHA DE ASSIS MOURA

ASSUNTO:

AÇÃO PENAL - CRIME ELEITORAL - CARGO - PREFEITO

LOCALIZAÇÃO:

ASPLEN-ASSESSORIA DE PLENÁRIO

FASE ATUAL:

19/02/2015 15:23-Recebimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG