sexta-feira, 26 de julho de 2013

INFORMATIVO DA PREFEITURA DE MAUÉS – 25.07.2013


PREFEITURA REPASSA RECURSO AOS BUMBÁS DA VERA CRUZ

Josene Araújo

Fotos: Bryan Levy
 

Prefeito Pe. Carlos faz entrega de repasses
\\\O Prefeito de Maués, Pe. Carlos Góes (PT) fez o repasse da primeira parcela de recursos aos bumbás da Ilha de Vera Cruz na manhã desta quinta-feira (25). Cada agremiação receberá R$ 13 mil para confecção de fantasias e alegorias. O prefeito repassou R$ 7 mil para cada bumbá e até o dia 10 de agosto repassa a segunda parcela. As índias guerreiras, porta-estandarte e rainhas do folclore fizeram apresentação demonstrando o que está sendo preparado para o Festival. “A disputa já começou”, disse o prefeito afirmando que o Festival é uma celebração que valoriza o talento, a história, a arte e a cultura do povo. “Sempre me envolvi e agora muito mais, porque o boi fascina, não podemos perder essa essência”, declarou. O Secretário de Cultura e Turismo Benedito Teixeira destacou os investimentos que a Prefeitura está fazendo e a força cultural de Maués. “Assim vamos fortalecendo a identidade do povo de Maués que surpreende com uma festa grandiosa que é o festival dos bumbás”, disse o Secretário.

 

BUMBÁS DA VERA CRUZ DEFINEM REGULAMENTO E ORDEM DE APRESENTAÇÃO

O ritmo do Boi-Bumbá que contagia o Amazonas está presente em Maués, através dos bumbás Malhado, Garantido do Laguinho e Brilhante que se fortalecem com os ritos sateré-mawé. Os bumbás da Ilha de Vera Cruz inspiram-se na tradição e na cultura do povo para promover o XIII Festival Folclórico, evento que abre a temporada de verão 2013 no dia 16 de agosto. As agremiações definiram os temas e o Boi Brilhante vai defender a temática: Vera Cruz, Terra Sagrada, o Boi Malhado “Faz da arte a sua História” e o Boi Garantido do Laguinho defenderá “Maués, a tradição na arte de folclorear”. O XIII Festival é organizado pela Comunidade da Ilha de Vera Cruz, com total apoio da Prefeitura, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O regulamento do Festival e a ordem de apresentação já estão definidos pelas agremiações. São considerados 16 itens de julgamentos: Apresentador, Levantador, Toada (letra e música), Batucada\ Marujada, Tuxaua originalidade, Tribo originalidade, Cunhã-Poranga ou Índia Guerreira, Pajé, Rainha do Folclore, Porta Estandarte, Sinhazinha da Fazenda, Boi-Bumbá Evolução, Torcida e Conjunto Folclórico. Os bumbás se apresentam no dia 17 de agosto na Arena da Floresta, com tempo máximo de 1h:30 minutos. O boi Garantido do Laguinho abre o Festival, às 21:00h, seguido do Boi Brilhante e fechando a noite de disputa o Boi Malhado.

Marcadores:informativo-da-prefeitura-de-maués-25.07.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG