quarta-feira, 15 de abril de 2015

Jornalistas do Amazonas defendem a exigência do diploma para o exercício da profissão, em sessão especial

              Em Sessão Especial em homenagem ao Dia do Jornalista, promovida hoje pelo deputado José Ricardo Wendling (PT) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (Sindjam), na Assembleia Legislativa, os representantes da categoria destacaram a importância deste profissional para formação da sociedade, e também defenderam a exigência do diploma para o exercício da profissão. No dia 7 de abril deste ano, o Dia do Jornalista, o Senado Federal aprovou em segundo turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 206/2009, que torna obrigatória a exigência da formação em nível superior no curso de jornalismo para atuar na área. Em 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF), votou pelo fim da exigência do diploma, tornando ainda mais frágil as relações trabalhistas desta profissão no Brasil.
              “Tenho o maior respeito pelos jornalistas, que todos os dias saem em busca de informações, e têm uma responsabilidade ímpar de apurar os fatos e dados, para melhor informar a população. Por isso, eu apoio a luta destes profissionais por piso salarial e a PEC que exige o diploma de ensino superior para o exercício da profissão”, disse o parlamentar.

               O presidente do Sindjam, Wilson Reis, convocou a categoria a se organizar para enfrentar a atual precarização do mercado e as ameaças à profissão. Ele frisou ainda que, apesar de todos os percalços, o jornalista não pode perder a inquietude e o entusiasmo de fazer jornalismo. “Não podemos perder a percepção do que é ser jornalista, um profissional que consegue transformar acontecimentos em notícias, e por isso temos que recusar sermos reduzidos a “meninos de recado”. Nossa história precisa de valorização, a começar pela própria categoria, do contrário, os jornalistas irão sucumbir à luta de classe”, expôs.
            Para o coordenador do curso de jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), João Bosco Ferreira, a diversidade na comunicação é uma das principais qualidades de um jornalista, visto que, é necessário relacionar as várias informações de forma simples, mas ao mesmo tempo fundamentada, para informar e formar à população com credibilidade.
                 Onze jornalistas foram homenageados na Sessão Especial: Cléo Pinheiro, Marcela Rosa, Daniela Assayag, Rosimara de Cássia Batista, Raimundo Ajuricaba, Cléber Magalhães, Aldísio Filgueiras, Walter Mendes, Vládia Raquel, Elton Charles e Jeane Glay. Participaram desta solenidade profissionais que atuam nos diversos veículos de comunicação da cidade, além da diretoria do Sindicato dos Jornalistas.
Assessoria de Comunicação
 Cristiane Silveira
(92) 8816-1862/ (92) 8209-7306
Para mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG