quarta-feira, 8 de abril de 2015

Somente um terço dos municípios do Amazonas tem mamógrafos funcionando”, denuncia José Ricardo

Manaus, 08 de abril de 2015.
Deputado José Ricardo (PT) foto de arquivo
No dia Mundial de Combate ao Câncer, o deputado José Ricardo Wendling (PT) cobrou mais uma vez a implantação dos aparelhos de mamógrafos nos hospitais do Amazonas. Desde fevereiro deste ano, ele solicitou, por meio de requerimento, que o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, encaminhe informações sobre a programação de instalação e funcionamento dos mamógrafos nos 61 municípios do interior do Estado. “Mas não recebi nenhuma resposta”.
Hoje (8), o líder do Governo, deputado David Almeida (PSD), apresentou algumas informações, em que somente 24 mamógrafos estão funcionando nas cidades no interior, num total de 47 aparelhos instalados (alguns aguardando manutenção; outros, esperando o aparelho de no-break; e em outras cidades, a contratação de técnico de radiologia). “Portanto, há mamógrafos funcionando em apenas um terço dos municípios. Há promessa que os demais estarão funcionando até final de junho deste ano. Vamos cobrar”, afirmou o deputado.

Nos últimos quatro anos, José Ricardo visitou todos os municípios do Amazonas e flagrou vários mamógrafos que deveriam salvar vidas, jogados nos cantos das salas dos hospitais, sem o menor cuidado e sem previsão para a sua instalação e o seu funcionamento. “São vidas que podem ser salvas. Vou continuar fiscalizando e cobrando políticas públicas na saúde!”
O Amazonas aparece com a maior incidência de casos de câncer de mama, em termos proporcionais aos outros estados brasileiros. Por isso, a presidenta Dilma esteve em Manaus em 2011 lançando a Campanha Nacional contra o Câncer de Mama. Na ocasião, divulgou investimentos  de R$ 4,5 bilhões para a Política Nacional de Atenção Oncológica em todo o País, sendo R$ 867,3 milhões somente para o Programa de Controle do Câncer de Mama. Para o Amazonas, também liberou recursos para a compra de mamógrafos. “O Governo Federal vem fazendo a sua parte”, frisou ele, informando que a presidenta Dilma também sancionou a Lei nº 12.732/2012, que determina o início do tratamento contra o câncer em até 60 dias depois de constatado o diagnóstico positivo. “Uma importante medida, visto que muitas pessoas morriam na fila de espera para o início de seu tratamento”, ressaltou.

Nova cobrança pelo Plano de Segurança nas Escolas
            José Ricardo cobrou novamente nesta quarta-feira (8) que a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) implante um Plano de Segurança Pública nas escolas na rede pública e privada de ensino. No final de março, ele encaminhou Indicação ao órgão com essa proposta, que foi deferida pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).

A proposta foi motivada pelos constantes casos de assaltos e de violência nas escolas. No mês passado, a imprensa noticiou a assassinato de um vigilante dentro da Escola Estadual Inspetora Dulcinéia Varela Moura, no bairro Novo Israel. E hoje, o deputado recebeurelato sobre assalto ocorrido na tarde de ontem (7) na Escola Estadual Isaac Sverner, no São José, onde três assaltantes invadiram a referida escola, surpreendendo professores e estudantes. “Também já recebemos relatos de arrastões e até de assaltos nas proximidades das escolas. Fazemos esse alerta para evitarmos problemas maiores no futuro”, disse ele, cobrando que o Governo do Estado dê uma rápida resposta à comunidade escolar.  
 Assessoria de Comunicação
 Cristiane Silveira
(92) 8816-1862/ (92) 8209-7306
Para mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG