segunda-feira, 11 de março de 2013

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DA VERA CRUZ – NOSSA HISTÓRIA A CÉU ABERTO

 

Maués-AM. segunda-feira, 11 de março de 2013
Aldemir Bentes – 21:51

A viagem até a Ilha, dura cerca de 15 a 20 minutos de lancha voadeira.
 
MAUÉS – A Comunidade de Vera Cruz, localizada na margem esquerda do Rio Maués Açu, em frente a cidade de Maués, é um local de raras belezas e ponto turístico da Terra do Guaraná. O lugar ainda preserva suas praias naturais, seus igapós e os comunitários ainda mantêm vivo suas tradições folclóricas e religiosas.

Neste local sagrado e preservado, se encontra sob seu solo, um dos maiores ou talvez, o maior sítio arqueológico de Maués. Segundo alguns moradores, as peças cerâmicas estão enterradas numa extensão de cerca de 2 mil metros paralelo ao rio e numa faixa de cerca de 100 metros de largura.

Esses achados, ainda não tiveram estudos profundos para se saber há quantos anos existiu essa civilização e o que aconteceu que provocou seu extermínio ou seu deslocamento para outro lugar.

Diante de tamanha riqueza cultural e histórica, a família Lagoa/Lopes, desde 1990, passou a guardar os achados arqueológicos da Ilha de Vera Cruz, com o intuito de disponibilizar material para pesquisadores que se interessarem em estudar o sítio.



Hoje, a família já possui mais de 200 peças encontradas em sua propriedade e nas redondezas. Na área da propriedade, já foram catalogadas, mais de 100 locais onde se encontram as urnas, pois as peças colecionadas são encontradas dentro dessas urnas cerâmicas.

Em recente visita na Ilha, o prefeito Padre Carlos Góes, pôde conhecer a coleção dessas peças arqueológicas e diante de tamanha riqueza, se mostrou muito interessado em buscar recursos para a implantação de um museu, onde as peças achadas ficariam em exposição para a visitação da população de Maués e principalmente, de turistas e pesquisadores que nos visitarem.

Seria uma forma de implantarmos o turismo no local, visando a geração de emprego e renda aos comunitários, sem a necessidade de agressão ao meio ambiente, comentou.

DADOS SOBRE OS ACHADOS:
Responsáveis pela guarda das peças: Luciana Lopes e Kelison Dias dos Santos
Telefone para Contato: (92) 9200-1343
Total de Peças colecionadas: mais de 200
Peças em torno do sítio (da propriedade): mais de 100
Início da  Coleção: 1990.

 
Fonte: Luciana Lopes.

Um comentário:

  1. que bom podermos preservar nossas riquezas arqueologicas, sou filho desta terra maravilhosa, que pena que nunca mas pude visita-la.

    ResponderExcluir

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG