sexta-feira, 24 de junho de 2016

Maués, 183 anos e muitos motivos para comemorar

A população de Maués tem motivos de sobra para comemorar em 2016 os 183 anos da Terra do Guaraná. Nos últimos três anos e meio, o município tem alcançado inúmeras conquistas nas diversas áreas, administrado pelo Prefeito Pe. Carlos Góes. O município é um dos poucos no Brasil a ter um Espaço Digital, onde a população pode ter o livre acesso a rede e se conectar com o mundo.
         E o segundo lugar no ranking da transparência do Ministério Público Federal. A Prefeitura Municipal vem cumprindo um cronograma já considerado histórico de obras e projetos que melhoram a cada dia a vida das pessoas.
Pensar no Social, na coletividade tem sido a marca da atual gestão, quando desenvolve projetos pautados no cuidado com as pessoas.
O projeto Bairro Legal, Rua Legal, da Secretaria Municipal de Assistência Social, levou para os bairros Donga Michilles, Ramalho Junior e Santa Luzia, serviços de estética, lazer e diversão que são fundamentais para o bom convívio das pessoas em sociedade.


Na educação, Maués vive um novo momento. 20 escolas serão revitalizadas, ampliadas e construídas. Cerca de 30 escolas já passaram por esse processo, a maioria na zona rural e 3 na zona urbana. Avanços significativos. Aos professores foi garantido o plano de carreira, cargos e salários. Merenda, fardamento, kit escolar não faltou aos alunos.

A saúde tem sido um grande desafio não só em Maués, mas em todo país. Mas, os desafios estão para serem vencidos, e a Prefeitura tem dado atenção especial para a área. Com muito esforço, o Hospital Francisca Dinelly tem a garantia de bons profissionais. Unidades básicas de saúde revitalizadas para proporcionar conforto e a qualidade no atendimento à população.

Criamos o Projeto Saúde no Bairro, que leva para mais perto da população os mesmos atendimentos realizados nas UBS, e medicamentos prescritos,  facilitando a vida das pessoas.


Esporte é uma paixão nacional. Em Maués inúmeros campeonatos foram resgatados, dando lazer e diversão para os desportistas. Gerando emprego e renda para pequenos comerciantes.
O último e não menos importante campeonato resgatado foi o Peladão, que há muito não acontecia no campo Tonicão, o eterno Maracapoeira.

Os produtores rurais foram valorizados, e hoje tem destino certo para toda produção, que é inserida na merenda escolar, garantindo alimentação saudável e de qualidade para as crianças da rede municipal de ensino. Investimos em mais de 200 mil mudas de guaraná, pintainhas, cítricos, e outros cultivares.

 A Prefeitura levou água potável e de qualidade para o povo do interior, vencendo grandes obstáculos. A prova disso foi o poço artesiano entregue na comunidade São Sebastião do Urupadi. Por se tratar de uma área elevada, cerca de 80 metros foram perfurados para se concretizar o sonho dos comunitários, que segundo Maria Oliveira, vice coordenadora da comunidade, tiveram que esperar por vinte anos. Já são aproximadamente 40 poços perfurados, algo que jamais tinha se visto no município. A comunidade conta ainda com a agroindústria do guaraná.

Moveleiros e artesãos tem onde expor seus produtos no Centro de Artesanato. Espaço onde peças podem ser adquiridas pela própria população e também turistas com preço justo que valoriza tudo que é produzido e o próprio artesão.
Para que comerciantes e pequenos empresários possam gerenciar da melhor forma seus empreendimentos, capacitações foram realizadas.

A cultura de um povo não pode ser esquecida. A Temporada de Verão movimenta a cidade, trazendo turistas que fazem crescer a economia municipal. Maués, terra abençoada pelas belezas naturais e nosso cartão postal A Praia da Maresia.

Maués vive um novo momento. O primeiro a retomada e conclusão de obras inacabadas, o segundo foram as revitalizações e o terceiro as construções de novas obras.

O momento então é de alegria para todos os filhos mauesenses.

Maués hoje é uma cidade limpa e iluminada. Tem o transito organizado com números reduzidos de acidentes.
É por essa e outras razões que seus filhos, Maués, têm motivos para comemorar, pois o progresso está acontecendo, não parou. É por isso que cada um pode de ti se orgulhar agora e dizer – Eu Amo Maués, a minha, a sua, a nossa terra, o nosso amor. Parabéns pelos 183 anos.
 Fotos: arquivos Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG