quinta-feira, 7 de julho de 2011

CASO ALFREDO NASCIMENTO - CGU recolhe computadores do Ministério dos Transportes

Matéria postada pela G1.Globo.com

07/07/2011 13h06 - Atualizado em 07/07/2011 13h09

Conforme ministro Jorge Hage, objetivo é coletar dados para investigação.
Alfredo Nascimento deixou o cargo após denúncia de superfaturamento.
Do G1, em Brasília

O ministro da Controladoria Geral da União, Jorge Hage, afirmou nesta quinta-feira (7) que foram recolhidos documentos e computadores dos envolvidos nas denúncias de superfaturamento de obras no Ministério dos Tranportes. Hage afirmou que a saída de Alfredo Nascimento do minsitério não vai prejudicar as investigações iniciadas na CGU sobre o episódio.

"[A saída de Alfredo Nascimento] não muda nada. Pelo contrário. No momento em que estava preparando o expediente (portaria publicada no DOU sobre auditoria nas licitações), apresentando à equipe ao ministro Nascimento, tomei conhecimento do seu pedido de demissão. Simplesmente modifiquei o destinatário do ofício, que agora é o ministro em exercício. Comuniquei-me com ele, disse que estava mandando a equipe, a equipe foi apresentada a ele, já entrou no ministério, no Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes), na Valec, recolheu os computadores das pessoas envolvidas, começou a coleta dos documentos", afirmou Jorge Hage.

O ministro da CGU falou após "Seminário Internacional sobre Transparência e Acesso a Informação: Desafios de Implementação", realizado em Brasília.

Conforme a assessoria da CGU havia previsão de recolhimento de oito computadores, mas não há dados precisos até o momento sobre a quantidade exata de equipamentos recolhidos na manhã desta quinta.

Jorge Hage disse ainda que a auditoria não será feita para verificar se houve pagamento de propina no ministério. "[Pagamento de propina] é tarefa de investigação policial. A CGU encaminha o resultado de suas auditorias regularmente, todas elas, para o TCU (Tribunal de Contas da União), que tem competência legal para aplicar penalidades administrativas que cabem aos órgãos de contas, que são aplicação de multa, condenações ao ressarcimento."

Nesta quinta, a CGU oficializou a designação de uma equipe para realizar a "auditoria nas licitações, contratos e execução de obras que deram origem às denúncias sobre irregularidades no âmbito do Ministério dos Transportes e órgãos a ele vinculados". A nomeação dos integrantes da comissão de sindicância foi publicada no "Diário Oficial da União".

O "Diário Oficial" também publicou decisão da presidente Dilma Rousseff de exonerar o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR-AM). Foi nomeado em seu lugar, interinamente, Paulo Sérgio Oliveira Passos.

Na mesma edição foi oficializada a decisão do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) de suspender, pelo prazo de trinta dias, todas as licitações em curso no órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG