terça-feira, 3 de setembro de 2013

Braga repudia espionagem dos Estados Unidos contra o governo brasileiro e confirma criação de CPI

Assessoria do senador Euardo Braga
 
O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB/AM), confirmou nesta segunda-feira (2) a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o monitoramento do governo americano de dados dos cidadãos brasileiros, revelado pelo jornal inglês The Guardian, e da presidenta Dilma Rousseff, conforme revelou reportagem veiculada pela TV Globo no último domingo (1). Chamada de CPI da Espionagem, a instância será instalada nesta terça-feira (03).

Em discurso no Plenário do Senado, Braga repudiou as denúncias de que a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) acessou dados telefônicos e de e-mails de brasileiros e de autoridades brasileiras, entre elas, da presidenta Dilma Rousseff e de seus assessores.
“A atitude abusiva do governo americano, através de sua agência de segurança, foge completamente ao padrão de confiança esperado de uma parceria estratégica como a que tradicionalmente o Brasil mantém com os Estados Unidos”, disse.

O senador afirmou que a CPI, proposta pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) e que teve a criação apoiada pela maioria dos membros do Senado, vai investigar as informações reveladas pelo ex-consultor da NSA, Edward Snowden, para comprovar até onde os Estados Unidos violaram dados dos cidadãos brasileiros e do governo, em desrespeito à soberania do Brasil.
“Existem circunstâncias e coincidências que precisam ser investigadas em nosso País, pelo uso das nossas redes sociais e pelo uso da Internet com fins, muitas vezes, de tentar desestabilizar politicamente um país”, enfatizou Braga.
Censura

O senador apoiou a intenção do governo brasileiro de questionar na Organização das Nações Unidas (ONU) as ações de espionagem do governo dos Estados Unidos. Ele informou que encaminhou à Mesa Diretora do Senado requerimento solicitando voto de censura da Casa às investidas do governo americano contra princípios da soberania de vários países, assegurados pelo direito internacional e pela ONU.
Além de repúdio à violação de comunicação entre a presidenta Dilma e assessores, o voto de censura é relativo às denúncias de quebras de sigilo de empresas e entidades de países considerados amigos dos Estados Unidos.


Assessoria de Imprensa

61-3303-6228

Contatos: Brasília - Ciléia Pontes: 61-8124-3009

Manaus - Rodrigo Araújo: 92 -9116-2273

Para mais informações:
www.senadoreduardobraga.com.br



marcadores:política-braga-censura-espionagem-dos-estados-unidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG