segunda-feira, 23 de setembro de 2013

EQUIPE TÉCNICA FAZ VISITA EM MISSÃO AO PROSAI MAUÉS


Uma equipe técnica está visitando Maués esta semana para missão de revisão dos documentos de diretrizes socioambientais do BID ao Prosai. Entre os técnicos, estão Mário Yano e Marisa Teixeira, consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Sidney Monteiro, da Seinfra, representante do Instituto Brasileiro de Administração Municipal e Prosamim, além de técnicos das secretarias locais, como Sedema, Saae, Semas, Semosp, Câmara de Vereadores, Unidade Gestora do Prosai Maués, entre outros. A equipe desembarcou no município esse domingo (22), com objetivo de verificar avanços nas obras do Prosai Maués, trâmites de desapropriação e preparação de documentos no que diz respeito o fechamento de acordo de empréstimo entre BID e Governo do Estado a liberação da segunda etapa de recursos para continuação das obras, além de revisão de contratos de consultoria para assessoria técnica ao projeto nas áreas de reassentamentos, engenharia e desenvolvimento institucional.
Na agenda estão previstas visitas às áreas de intervenção do Prosai, como as Lagoas da Maresia, do Largo do Prata e Donga Michiles, além da inspeção na obra de um reservatório e captação de água potável, complementares e de suporte ao desenvolvimento do programa. Na Lagoa da Maresia, a primeira do cronograma, serão avaliadas atividades de engenharia e reassentamento de moradores do entorno, orçados em R$ 10,5 milhões.
A visita, no entanto, não se restringe à zona urbana. Nesta segunda-feira (23) uma equipe técnica estará visitando as comunidades Sagrada Família e Boas Novas, no Rio Marau. Essas são duas das 13 comunidades que estão incluídas no programa para ganhar sistema de abastecimento de água, através da construção de poços artesianos, com recursos referentes à 1ª etapa do programa. O reassentamento de famílias nas áreas de intervenção será a pauta de uma reunião ainda nesse dia, à tarde, com representantes da Semas, Programa Minha Casa Minha Vida, Secretarias de Saúde e Educação, juntamente com o engenheiro ambiental do Prosai Zulmar Bonates e a consultora do BID, Marisa Teixeira.
Na terça-feira (24), pela manhã, haverá reunião do prefeito Padre Carlos Góes com o Comitê Executivo, consultores do BID e Ibam e Consultoria Premiar, para discutir assuntos referentes ao Termo de Referência, que norteia a pauta da visita. O Plano de Gestão Ambiental e Social será tratado entre as equipes da Sedema, Seinfra e BID, para otimizar melhorias na área socioambiental, como saneamento, drenagem e resíduos sólidos, na quarta-feira (25). No restante da semana, haverá revisão do cumprimento de cláusulas para contratação do acordo de empréstimo entre BID e Governo do Estado.
RAFAEL MICHILES (ASCOM)

Marcadores:divulgação-bid-faz-visita-técnica-ao-prosai-maués

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG