sexta-feira, 27 de setembro de 2013

RESUMO DE NOTÍCIAS – quinta e sexta-feira


AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O ESGOTAMENTO SANITÁRIO DE MAUÉS E DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Maués, sexta-feira.
27 de setembro de 2013

Com as presenças de autoridades estaduais e federais, foi realizada nesta sexta-feira, no auditório do Ifam-Maués, audiência pública sobre o esgotamento sanitário de Maués e destinação de resíduos sólidos.
Pela manhã, assim que os convidados chegaram, já foram do aeroporto direto visitar o esgotamento sanitário, o lixão, o aterro sanitário e o local onde será construído o polo moveleiro de Maués.
A tarde, a partir das 16:00 horas, o prefeito Padre Carlos Góes e o Vice-prefeito, Dr. Gute, abriram a Audiência Pública, com a presença do Superintendente da FUNASA no Amazonas, professor Gedeon Amorim, deputado Luiz Castro, Adailton José, do SDS, Secretária Municipal de Meio Ambiente, professora Bezonete, professor Vanderley do Ifam-Maués, presidente da Câmara de vereadores Raimundo Rodrigues, a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Dra. Alzira Costa, o  engenheiro da Funasa, Ranier e a presidente dos Catadores de Maués, sra.Alaíde.
Nos debates, a maioria dos participantes se mostraram decepcionados com os rumos que tomou o projeto do esgotamento sanitário de Maués, cujo objetivo seria coletar os dejetos residenciais, contribuindo desta forma, com a melhoria de vida de diversas famílias, no entanto, transformou-se em um problema de saúde pública e crime ambiental.
A maioria dos debatedores, ofereceram propostas para a regularização dos problemas enfrentados, mas, lembraram as autoridades, da necessidade de apurar as responsabilidades da inoperância do sistema.
O deputado Luiz Castro, se comprometeu em levar as denúncias detectadas em relatórios, ao Ministério Público Federal, visando cobrar responsabilidades pelo crime ambiental e a falta de operacionalidade do sistema de esgoto de Maués.
Ao final, as autoridades acataram a proposta de se constituir uma comissão técnica, formada por profissionais da área, cujos órgãos, FUNASA, SDS, IPAAM, ALE-AM e Prefeitura de Maués se comprometeram em ceder seus técnicos, cuja missão é efetuar um levantamento técnico em todo o sistema e ao final, emitir relatório apontando soluções para viabilizar a operanaciolização do sistema que jamais funcionou, apesar de oficialmente ter sido inaugurado.
A participação da população foi satisfatória e as autoridades presentes agradeceram a recepção recebida pelo povo de Maués.

A Crítica
Manaus, quinta-feira.
26 de setembro de 2013
SIM & NÃO
Pinga Fogo
X O processo que pede a cassação do deputado estadual Sidney Leite (DEM) por compra de votos em 2010 foi retirado da pauta de ontem do TER-AM a pedido da defesa. A volta do caso à pauta de julgamento da Corte Eleitoral dependerá de nova marcação de cabe ao relator, Juiz Victor Liuzzi.

CONSELHO DE SAÚDE APROVA PLANO

O Conselho de Saúde do Município de Maués, em reunião extraordinária, realizada na quinta-feira, 26, aprovou o Plano de Contingência da Dengue para o ano de 2013.
A reunião aconteceu na sede do Conselho localizado na Rua Delfino Doce, no Bairro de Santa Tereza.
Com a presença da maioria dos membros, tanto titulares quanto suplentes, a reunião foi conduzida pelo vice-presidente pastor José Neilton Costa, secretariado por Maria Cleucimar Freitas dos Santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG