sexta-feira, 20 de setembro de 2013

CPI da Pedofilia se reunirá com a Polícia Federal e TJ-AM

Matéria do Jornal A Crítica

Comissão Parlamentar de Inquérito também tomará novos depoimentos em Coari e realizará audiência pública na ALE-AM

    Presidente da CPI da Pedofilia, deputada federal Erika Kokai, durante audiência realizada no campus da Ufam em Coari
    Presidente da CPI da Pedofilia, deputada federal Erika Kokai, durante audiência realizada em Coari no último mês de junho (Bruno kelly)
    A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga a exploração sexual de crianças e adolescentes retornará ao Amazonas na próxima segunda-feira. A pauta da CPI, que já esteve no Estado em junho, inclui tomada de novos depoimentos em Coari,  audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), reunião com a Superintendência da Polícia Federal e com a presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).
    A chegada em Coari da presidente da CPI, Érika Kokay (PT-DF), da relatora, deputada Lilliam Sá (PR-RJ) e do deputado estadual Luiz Castro (PPS-AM) – que está dando todo suporte para a comissão federal – está marcada para as 8h30.
    A CPI não divulgou os nomes dos depoentes para evitar a fuga deles da cidade, como ocorreu na primeira diligência ocorrida nos dias 8 e 9 de junho deste ano.
    Érika Kokay também informou que os depoimentos serão reservados. “Esse caráter sigiloso é para preservar as vítimas, testemunhas e até mesmo os acusados. Como ainda não estão sendo processados, não poderemos expor o conteúdo dos depoimentos e assim, quem sabe, eles colaborem com as investigações”, disse a parlamentar.
    A presidente da CPI esclareceu que, apesar de os trabalhos da comissão ficarem concluídos somente no final deste ano porque há outras investigações ocorrendo em diversos Estados e o relatório da deputada Lilliam estará pronto no início de 2014, nada impedirá que a CPI da Pedofilia tome medidas urgentes e providências mais enérgicas, como o pedido de prisão preventiva de acusados, caso seja necessário.
    “Se percebermos que está havendo coação ou assédio a vítimas e testemunhas, não hesitaremos em agir com rigor mesmo no decurso das investigações”, afirmou Kokay.
    Audiência pública
    Após ouvir os depoimentos em Coari, os membros da CPI da Pedofilia, da Câmara dos Deputados, retornam a Manaus onde realizarão uma audiência pública, às 17h, do dia 23 de setembro na Assembleia Legislativa do Estado.
    O debate será sobre o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no Amazonas, assim como a Operação Estocolmo, da Polícia Federal, que investiga casos de Pedofilia em Manaus, São Gabriel da Cachoeira e outros municípios. Parlamentares e autoridades ligadas ao assunto serão convidadas a participar.
    Confira mais na edição impressa do Jornal A Crítica desta sexta-feira (20)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

    SIGA ESTE BLOG