segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

MAIS DE MIL PESSOAS ATENDIDAS NO PROGRAMA DE SAÚDE ITINERANTE EM MAUÉS




Josene Araújo
Fotos: Bryan Levy

Mais de mil pessoas foram atendidas no Programa de Saúde Itinerante realizada em Maués, pelo Governo do Estado, através da SEMSA/AM em parceria com a Prefeitura e SEMSA/Maués, no final de semana. A equipe reuniu 02 cirurgiões, 01 cirurgião ginecológico, 02 anestesistas e os médicos especialistas em neurologia, pediatria, urologia, e instrumentador que participaram da 1ª Jornada de Cirurgias Eletivas na administração do prefeito Pe. Carlos Góes (PT). Passaram pelo procedimento cirúrgico 42 pessoas que foram operadas no Hospital “Francisca Dinelly” de vesícula, histerectomia e perineoplastia. Os atendimentos superaram as expectativas os números foram os seguintes:

Urologista (117), Pediatria (145), Oftalmologia (742) e neurologista (120). No total foram atendidas em Maués 1. 166 pessoas que saíram da fila de espera. A enfermeira Maria do Socorro coordenadora da equipe elogiou a organização do hospital e toda equipe que participou da jornada. “Realizamos procedimentos cirúrgico mais do que o esperado. A diretora do Hospital Marlene Gonçalves agradeceu a todos que fizeram parte da equipe que somaram para o sucesso da jornada. O cirurgião Dr. Flores que atua em Maués, disse que não houve intercorrências e que o município está sempre disposto a trabalhar pela população.

O oftalmologista Dr. Sérgio Leite bateu recorde no atendimento com 742 pessoas atendidas. De acordo com o médico o maior problema apresentado pela população foi miopia.

“Muitos pacientes tiveram a oportunidade de realizar o exame de vista e descobriram que tem problema de miopia” informou. Os pacientes que apresentaram problemas na visão terão direito aos óculos que serão entregue no inicio do ano. Para o prefeito Pe. Carlos Góes a realização da jornada de cirurgia demonstra o compromisso do Governo do Estado e da Prefeitura que juntas estão trabalhando pela saúde da população. “Foram centenas de pessoas atendidas e agora a gente se despede dos médicos com alegria do serviço realizado. Agradeço em nome do povo de Maués ao Governador, ao Secretário Wilson Alecrim, a equipe de saúde da nossa cidade, a direção do hospital aos médicos que vieram trazer saúde a nossa gente”, enfatizou.



MAIS CINCO MÉDICOS CUBANOS CHEGAM A MAUÉS



O município de Maués possui o maior número de médicos do “Programa Mais Médicos” do Governo Federal. Ontem, (08) mais cinco médicos chegaram ao município acompanhados da Secretária de Saúde Sheila Said e foram recebidos pelo Prefeito Pe. Carlos Góes no aeroporto municipal. Para o prefeito o programa já apresenta resultados positivos para a Atenção Básica quando desafoga o atendimento nas Unidades de Saúde. “A demanda de atendimento reduziu isso é fato em Maués”, disse. Carlos Góes destacou que os médicos farão atendimento na zona urbana e rural. “É uma caminho novo, nosso foco está voltado para a Atenção Básica que está chegando também à zona rural. Teremos médicos morando nos pólos”, informou. O médico Carlos Casimiro Velásquez disse que vive a expectativa de trabalhar a atenção primária focando na prevenção.  “No estudo que fizemos em Manaus tivemos conhecimento das principais doenças que afetam o povo do interior do Amazonas”, declarou.



MORADORES DO RAMAL DO JOÃO BOTA REUNIRAM COM PREFEITO




Os moradores do Ramal do João Bota terão em breve a vicinais que dão acesso ao local recuperadas. Esse foi o compromisso assumido ontem pelo prefeito Pe. Carlos Góes e os 30 moradores de sobrevivem da produção agrícola e pecuária. Outro pedido é para que chegue ao local o Programa Luz Para Todos. De acordo com o prefeito todas as pessoas que moram na extensão do ramal geram emprego e renda. Ele citou como exemplo o morador Manuel que produz em sua fazendo leite e queijos que são comercializados na cidade. O prefeito disse aos moradores que vai trabalhar para fazer com que o trabalho chegue o mais breve possível e facilite o trabalho dos moradores.



SEMSA PREPARA AÇÃO DE SAÚDE ITINERANTE



A Secretaria de Saúde do município está se preparando para mais uma ação de saúde itinerante na zona rural. No dia 13, uma equipe envolvendo 2 médicos, 1 assistente social, 1 técnico em saúde bucal, 1 dentista e 3 técnicos de enfermagem, se desloca da sede do município em direção às comunidades. Dia 14 o atendimento é no Sagrado coração de Jesus no rio Paracuni. Dia 15 (domingo) é a vez da Santíssima Trindade e dia 16 no São Pedro do Lago Grande. Serão oferecidos serviços de consultas médicas, extração dentária, coleta do pCCU, exames preventivos, palestras e testes rápidos de HIV/Aids e Sífilis, atualização de vacinas e palestra sobre aposentadoria rural. A Secretaria de saúde solicita que aos moradores das comunidades próximas aos locais onde serão realizados a ação que se dirijam para usufruir desses serviços de saúde.



CAMPANHA DEZEMBRO VERMELHO DISPONIBILIZA 800 TESTES RÁPIDOS



A Campanha Dezembro Vermelho, iniciada no último dia 6 pelo Centro de Testagem e Aconselhamento já realizou 59 exames em dois dias. A coordenadora do Programa de Combate à Aids no município, enfermeira Nazaré Oliveira informa que o número de testes rápidos disponibilizados chega a 800 e a campanha encerra dia 20. A partir de amanhã a população pode se dirigir às unidades de saúde, com exceção do PSF6, no horário de atendimento normal, bem como ao CTA, antigo posto do Ramalho Jr. A campanha dezembro vermelho tem como lema “O combate à Aids é compromisso de todos!” e acontece em todos os municípios do Estado, uma iniciativa do governo federal, através do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG