terça-feira, 31 de dezembro de 2013

SEM VIR A MAUÉS NOS ÚLTIMOS 35 ANOS –



Maués, terça-feira, 31 de dezembro de 2013
Aldemir Bentes
 
Meu sobrinho, Antônio Souza, filho mais velho de minha irmã Lazinha de Souza, já falecida, há cerca de 35 anos atrás, deixou Maués e se estabeleceu em Manaus.
Depois de promessas e promessas, dúvidas, incertezas, finalmente ele veio nos visitar e se surpreendeu com a nossa cidade.
Em sua memória, ainda estavam registradas as imagens de sua época de adolescente, anos 78, precisamente, 1978, ano no qual zarpou para a capital da Zona Franca.
Em sua visão ainda estavam parados no tempo, antigas imagens, a antiga Rua Amazonas, local onde morávamos. Sem iluminação, tomada pelo mato, poucos moradores, e alguns deles ainda estão por lá, graças a Deus: D. Vitória do seu Natal, Diquinha Pavão, moradora ilustre, Dona Evilázia, mãe do Pelé, nosso querido Humbertão Cardelli, a família do Joãozinho  do seu Pedrinho, da Dona Davina, o seu Armando, Lulu, e muitos outros cujos parentes, ainda residem na área.
Pensou no Pavilhão do Povo, se surpreendeu com a nova Igreja Matriz, viu a mudança radical da Estrada dos Moraes se transformar em avenida, viu as areias da Vila Doce, ceder lugar para a avenida Antarctica, um de nossos cartões postais.
Lembrou da Ponta da Maresia, ainda selvagem, com seus araçás, com os pés dos temíveis jauarizeiros e seus espinho e em lugar, o local onde acontecem os maiores eventos de nossa cidade.
Perguntou pela Voz Serenata, nada, agora existem emissoras de radiodifusão...
Mas, alguns prédios de sua época estão quase que da mesma forma original, apenas sofreram adequações ou expansões mínimas, caso do prédio da Escola Estadual Clóvis Prado de Negreiros, da Escola Estadual Castelo Branco, do prédio da antiga prefeitura, do prédio onde funciona a prefeitura...
Procurou pelo Meninópolis... Nada, agora é o ginásio Padre Leão Martinelli...Pensava somente nos Bairros da Aldeia e Maresia, agora soube e visitou o Santa Tereza, o Donga Michiles, o Senador José Esteves, Mário Fonseca, São Domingos, Vitória, Santa Luzia e Centro...
Ficou boquiaberto...
Sabe lá o que se passou e está se passando por sua mente ...Calma Antonio!
Seja Bem vindo Souzão, seus parentes e amigos celebram sua visita com muito amor e alegria, desejamos que outras visitas sejam feitas por você e sua família a nossa cidade, afinal, o bom filho a casa retorna.
Feliz 2014, em família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG