quinta-feira, 24 de abril de 2014

Senador destaca importância da Amazônia em palestra para formandos da Polícia Federal



Assessoria do senador Eduardo Braga
Desenvolvimento Sustentável

Braga fala aos alunos formandos da Polícia Federal
 
Em palestra para 630 alunos formandos da Academia Nacional da Polícia Federal, ocorrida na noite desta quinta-feira (24) em Brasília, o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB/AM), defendeu a preservação da floresta amazônica e a importância de se investir na exploração sustentável de seus recursos. Ele também falou sobre os desafios da região e da necessidade de se compensar seus moradores pelos benefícios ambientais que a floresta proporciona ao planeta.

Um desses benefícios é o fenômeno conhecido como “rios voadores”, em que uma massa de ar úmida que sai da Amazônia influencia no ritmo hidrológico, que tem consequências sobre a ocorrência chuvas e mudança no clima de outras regiões do Brasil e do mundo.


“Se hoje Mendonza, na Argentina, produz os vinhos que produz é por causa dos rios voadores, que saem da Amazônia. O mesmo acontece em países como Chile e até da Europa”, disse.

O senador também enfatizou a importância da Zona Franca de Manaus para a manutenção de 98% da cobertura vegetal do estado do Amazonas. Ele lembrou que, por isso, é preciso apoiar a prorrogação por mais 50 anos do modelo e pela compensação financeira dos ribeirinhos que mantém a floresta em pé.

“Se não fosse a Zona Franca de Manaus, não teríamos como manter a floresta com esse nível de preservação. E é preciso encontrar outros mecanismos de compensação financeira e desenvolvimento econômico sustentável para quem preserva a floresta, pois como me disse uma mãe no interior do Amazonas, se o filho dela estiver com fome, ela pode derrubar até uma castanheira”, exemplificou.

Na palestra, em que estavam concluintes – entre peritos, delegados e escrivães - do curso de Formação da Polícia Federal, o senador Eduardo Braga também falou sobre a importância da aprovação do Marco Civil da Internet e respondeu perguntas sobre logística na região e projetos do Senado voltados para a área de segurança pública.

O diretor da Academia Nacional da Polícia Federal, Sérgio Fontes, explicou que a maior parte dos formandos vai atuar na Região Norte do país e, por isso houve o convite para Eduardo Braga falar sobre o assunto.

“Sabíamos que era preciso chamar um amazônida que entendesse bastante de Amazônia para falar sobre a importância do trabalho que esses novos membros da Polícia Federal vão desenvolver naquela região”, explicou.

Assessoria de Imprensa

61-3303-6228

Contatos: Brasília - Ciléia Pontes: 61-8124-3009

Manaus - Rodrigo Araújo: 92 -9116-2273
Para mais informações:
www.senadoreduardobraga.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG