segunda-feira, 5 de outubro de 2015

A UM PASSO PARA O INFERNO



Aldemir Bentes
Artigo
 
Aldemir Bentes e Vilson Cunha -
Há quase três meses, a população de Maués, têm vivido dias de sufoco com relação ao fornecimento de energia elétrica.
Ultimamente, o racionamento de energia se acentuou e apesar das centenas, milhares de reclamações, nada foi feito para sanar ou amenizar o problema.
Ano passado, devido ao racionamento, o MPE convocou a Direção da Eletrobras Amazonas Energia e pediu explicações. Estiveram no município, um diretor e seus assessores mais próximos e na ocasião, foi realizada uma reunião no Fórum Local na sala do MPE. Diante das indagações do Promotor Lobão, a empresa, através de seu diretor, se comprometeu em efetuar melhorias em todo o parque energético do município, evitando assim, a assinatura de um TAC, proposta pelo MPE e contestado pela empresa, mas, em contrapartida, anunciou diversas melhorias que incluíam: implantação de desligadores inteligentes, a criação de mais um circuito, totalizando quatro, reforma geral na subestação elevadora, substituição de postes de madeira por postes de concreto ou fibra de vidro, dependendo da necessidade.
Os serviços seriam iniciados no máximo em 15 dias e dentro de mais ou menos um mês, a empresa e MPE se reuniriam para a avaliação das melhorias.
Os serviços foram iniciados, no entanto, o aumento de oferta de energia elétrica, não constavam até aquele momento, em implantação pela empresa na Usina Termelétrica.
Mesmo com os serviços realizados em parte, os problemas de racionamento não acabaram, não tanto acentuados como está ocorrendo nos últimos meses deste ano, mas ocorriam esporadicamente.
Diante do impasse, o prefeito Carlos Góes, procurou a Diretoria da Eletrobras Amazonas Energia, em Manaus e foi atendido, com o envio de um grupo gerador Marca Caterpillar com potência de 2 mil KWA.
Depois vieram mais dois grupos de menor potência, estes, das empresas fornecedoras de energia contratadas.
Passaram-se mais de 09 meses e o grupo gerador Caterpillar, continua na base de montagem, sem ser efetivado a sua entrada em operação, o que resultaria na suspensão imediata do racionamento ora imposta ao município.
Mesmo com a intervenção efetiva do Ministério Público, da prefeitura de Maués e das milhares de reclamações dos usuários do sistema, nenhuma ação concreta foi anunciada pela Eletrobrás Amazonas Energia.
A problemática maior para o racionamento acentuado que se vivencia hoje, são a falta de geradores de potência elevada, pois os geradores das contratadas, são de pouca potência, sobrecarregando, sobremaneira, o seu desempenho, haja vista que essas máquinas (geradores) funcionam exaustivamente, sem interrupção para a devida manutenção preventiva, o que se realiza nestes últimos meses, são manutenção corretivas que em nada melhora o desempenho dessas máquinas.
Para agravar a situação, vivemos um dos mais fortes verões da história do Amazonas, no qual, a temperatura tem alcançado a marca dos 40 graus.
E nas últimas semanas, se não bastasse o racionamento de energia elétrica, paralelo, ocorre a falta de água nas torneiras, pois o SAAE de Maués não possui geradores próprios de energia, assim, quando falta energia, falta água também e as queimadas provocadas na região, estão produzindo fumaça que tem invadido a cidade de Maués, causando transtornos e doenças para os moradores, notadamente, crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, aumentando a demanda de atendimento no Hospital local e nas Unidades Básicas de Saúde do município.
A solução existe e está aqui mesmo, basta a empresa Amazonas Energia, instalar o motor Caterpillar que está na base da Usina Termelétrica de Maués e colocá-lo para entrar em operação, proporcionando, a manutenção das demais máquinas que se encontram no limite de suas gerações.
Clamamos por uma solução imediata, para que a alegria volte a rotina da população de Maués.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG