sexta-feira, 30 de outubro de 2015

José Ricardo protocola emendas ao PPA 2016-2019, muitas vindas de propostas e reivindicações de entidades da sociedade civil

Manaus, 29 de outubro de 2015.
Dep. José Ricardo (PT) foto de arquivo
O deputado estadual José Ricardo Wendling (PT) protocolou nesta quinta-feira (29) 18 emendas ao Plano Plurianual (PPA) – que trata do planejamento do Governo do Estado para os próximos quatro anos (2016/2019), com orçamento previsto de quase R$ 70 bilhões – nas áreas da educação, da saúde, da segurança pública, da habitação, do transporte, do meio ambiente, da infraestrutura, da ciência e tecnologia, do polo naval, da reciclagem, da pesca, da justiça, além da participação popular e fiscalização nessa peça orçamentária. Na próxima terça (3), último dia de apresentação de emendas, novas propostas ainda serão protocoladas.
   
De acordo com o parlamentar, muitas dessas emendas são para cobrar promessas de campanha do governador Melo, ampliando de 25% para 30% os investimentos em educação; construção de moradias populares e investimentos na área da segurança e da saúde, além de reivindicações da sociedade, que se manifestou desde a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), em reuniões e visitas feitas pelo parlamentar na capital e no interior e também durante a Audiência Pública para discutir o PPA, realizada na data de ontem (28).


“O governador não ouve a população e não recebe as suas propostas para sa­ber onde deve ser aplicado o dinheiro público. Mas, como todos os anos, tenho feito a minha parte, ouvindo as entidades e a população em geral, este ano, por meio da Comissão de Legislação Parti­ci­pativa, trans­formando as propostas em emendas parlamentares”, declarou José Ricardo, lamentando que a Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Finanças Públicas, também não rea­lize debates e não cumpra o seu papel enquanto parlamento estadual, que é a casa do povo. “O Governo Federal tem dado bom exemplo, aprovando boa parte da emendas dos parlamentares federais. Vou defender todas as emendas apresentadas, esperando que não sejam rejeitadas pelos deputados da base governista, como vem ocorrendo historicamente nesta Casa”.

            Para garantir a participação popular ao PPA, o deputado está apresentando emenda para que o Plano Plurianual e seus programas sejam avaliados anualmente com a participação da sociedade, em audiência pública, após prévia disponibilização no Portal do Governo do Estado, acompanhado de relatório de resultado das ações.

            Na área da educação, as sugestões são para construção de escolas nas áreas de expansão das zonas Leste, Norte e Ribeirinhas de Manaus; garantia de oferta de cursos de formação em nível Lato ou Stricto Sensu aos profissionais do magistério da educação básica, assegurando o direito à licença remunerada para esse fim; prevê a construção e a manutenção da unidade escolar, quadras poliesportivas cobertas e universalização das bibliotecas, além da aquisição de materiais adequados e de qualidade para a prática de atividades desportivas.

Além disso, apresentou proposta na educação para a implantação da gestão democrática das escolas, por meio da criação de processo de seleção para gestores escolares, baseados em critérios técnicos e de méritos; e emenda que assegura a valorização salarial dos profissionais do magistério, com ganhos reais acima da inflação, a partir da data base da categoria, com o cumprimento do HTP, reajuste do auxílio de alimentação e pagamento do auxílio periculosidade.

Mais propostas de emendas
Já na área da saúde, ele está propondo a implantação do Programa de Ampliação e Modernização de Equipamentos de Saúde para Manaus e cidades Polos das Calhas do Amazonas; e construção do Hospital Especializado para o Atendimento das Pessoas Idosas. Também propôs a ampliação do quadro funcional da Defensoria Pública do Estado (DPE); e implantação do Programa de Ampliação do Quadro de Delegados de Polícia na área da segurança pública.

E mais: implantação e incentivo e desenvolvimento do Polo Naval e do Polo de Reciclagem; ação para o aproveitamento de resíduos sólidos; garantia de investimento de 2% da receita tributária do Estado para desenvolvimento da ciência e tecnologia; estímulo ao empreendedorismo, por meio do Programa Amazonas Empreendedor, apoiando o micro e pequeno empresário e as iniciativas de economia solidária; inclusão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público do Estado (MPE) como também responsáveis pela execução dos programas, no âmbito dos poderes executivo, legislativo e judiciário; e disponibilização na rede municipal de computadores das despesas públicas e atos negociais, contratos e convênios firmados pelos poderes executivo, legislativo e judiciário, pelo MPE, TCE e autarquias e sociedades de economia mista.

Na Audiência Pública para debater o PPA também foram apresentadas propostas que deverão ser transformadas em emendas: priorizar construção de mais casas populares no Amazonas; prosseguimento da pavimentação da avenida 7 de maio, no bairro Santa Etelvina, para beneficiar mais de 2 mil pessoas; criação do “cheque construção”, para as pessoas que têm terrenos construírem as suas casas; ampliação de políticas públicas para a juventude; prioridade para a convocação dos concursados da Secretaria de Estado da Saúde (Susam); reinserção das pessoas com hanseníase na sociedade e mais políticas de conscientização nessa área; programas e ações para combater e prevenir a violência contra crianças e adolescente e contra a mulher; e construção de poços artesianos.


Assessoria de Comunicação
Cristiane Silveira
(92) 8816-1862/ (92) 8209-7306
Meg Rocha
(92) 3183-4388/ (92) 9484 3264/ 
meglrocha@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG