sexta-feira, 23 de outubro de 2015

José Ricardo cobra que Prefeitura apoie liberação de projetos para construção de casas no Programa “Minha Casa, Minha Vida - Entidades”

  
Manaus, 22 de outubro de 2015.
 
Dep. José Ricardo (PT) Foto de arquivo
              O deputado José Ricardo Wendling (PT) cobrou hoje (22) que a Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Arquitetura e Urbanismo, apoie a liberação de projetos de construção de casas populares apresentados por entidades sociais da cidade que alegam estar com dificuldades junto ao Município. “São ao menos 12 projetos apresentados junto à Caixa Econômica Federal (CEF) para a construção de casas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida - Entidades, o que traria para Manaus um aporte de cerca de R$ 360 milhões, gerando oportunidades de renda e emprego. Mas a Prefeitura não vem apoiando essas iniciativas, criando dificuldades para a aprovação desses projetos, como a compra do terreno pela entidade. Uma lástima”.


Apesar de Manaus estar no topo de déficit habitacional (com 22,9%), conforme pesquisa do Ministério das Cidades em 2015, a Prefeitura de Manaus tem pouquíssimos projetos habitacionais para a capital. Esse estudo considerou Manaus deficitária em habitação devido as seguintes condições: 13.131 domicílios são considerados precários (rústicos e improvisados); em outros 26.801, o valor do aluguel é superior a 30% da renda domiciliar total; também evidenciou-se no estudo que 10.756 domicílios são alugados e têm mais de três habitantes utilizando o mesmo cômodo.

De acordo com o parlamentar, nos últimos quatro anos, o Governo Federal tem feito sua parte e, por meio de convênios, já entregou pelo Minha Casa, Minha Vida mais de 14 mil imóveis, além de outras 30 mil casas já estarem em construção. “É a Prefeitura, mais uma vez, indo na contramão das necessidades da população. Porque em vez de aportar recursos para esses projetos, o prefeito Arthur retira a oportunidade de recursos para a cidade”, declarou.

Ele destacou a visita que fez esta semana a uma construção de mais de 600 casas, por meio de projeto pelo Minha Casa, Minha Vida, no bairro de Santa Etelvina, Zona Norte,  coordenado pelo Movimento de Mulheres por Moradia Orquídeas (MMMO). “Mulheres de coragem e determinação em executar esta obra que vai garantir o direito à moradia para centenas de famílias em Manaus. Elas dizem já até convidaram o prefeito para visitar seu conjunto habitacional, mas até o momento não aceitou o convite..
E aproveitou para convidar toda a população a participar do 5º Seminário Construindo uma Nova Manaus, organizado pelo PT Manaus e parlamentares do partido, com o tema “Moradia Popular”. O debate acontece neste sábado (24/10), às 9h, no Sindicato dos Metalúrgicos, na Praça 14, e contará como palestrante a secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, que é socióloga especialista em planejamento e gestão, além do mestre em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas e superintendente da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Marco Oliveira.

Audiência sobre o PPA na próxima quarta
            José Ricardo informou ainda que a Audiência Pública para debater com a sociedade o Plano Plurianual (PPA), que é o planejamento do Governo do Estado para os próximos quatro anos (2016/2019) e com orçamento previsto em torno de R$ 56 bilhões, acontece no próximo dia 28, na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). O debate é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da Casa, da qual é presidente.

            “Estamos convidando diversos segmentos, incluindo, professores, profissionais da saúde, policiais, como ainda empresários e comerciantes para receber sugestões de emendas. Porque parece que nem o Governo nem a Assembleia, por meio da Comissão de Finanças Públicas, têm interesse de debater esse importante assunto, que são as leis orçamentárias”, disse ele, enfatizando que o Estado não ouve o clamor das categorias do Estado e nem as suas prioridades.

Assessoria de Comunicação
Cristiane Silveira
(92) 8816-1862/ (92) 8209-7306
Meg Rocha
(92) 3183-4388/ (92) 9484 3264/ 

Cristiane Silveira - Jornalista
(92) 8816-1862
cristianesilveira.jornalista@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG