quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O medo das elites - a EDUCAÇÃO

"Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior"...(Belchior, cantor)

"Meus pais eram agricultores, analfabetos, mas conseguiram que eu ESTUDASSE. Me formei no ensino médio, fiz faculdade e através de concurso consegui um bom emprego"
"Nasci no interior, me mudei para Manaus, ESTUDEI, fiz faculdade, pós-graduação, mestrado, doutorado"...
"Minha família era muito pobre, morávamos no interior, consegui ESTUDAR quando tinha 13 anos, mesmo assim, concluí o ensino médio e terminei o ensino superior, hoje tenho um bom emprego e ajudo minha família"...

SÃO RELATOS DE VIDA
Quem nunca ouviu um relato semelhante aos transcritos acima? Existem muitas e muitas histórias de pessoas que nasceram de famílias pobres, ESTUDARAM e VENCERAM na vida e puderam, através de seus esforços, galgarem uma vida digna e honesta. A chave para o sucesso, em 99,99% dos casos de pessoas que conquistaram uma vida melhor para sí e para suas famílias, estão relacionados a EDUCAÇÃO. Estudar, estudar e estudar. Esta é a saída para as pessoas que nasceram pobres, cujos pais, em muitos casos, eram agricultores, donas de casa, carpinteiros, lavadeiras, costureiras, pescadores e também, analfabetos, mas que tinham um propósito, o sucesso de seus filhos.
No Brasil e no mundo, as classes dominantes, sempre estiveram unidas, como diz Carlos Esteves, coesas. Essa união, essa cumplicidade se faz necessária para que o poder político e econômico jamais fujam de seus domínios. São séculos de história e eles, a ELITE, dominaram o mundo. A classe pobre, os dominados, têm suas oportunidades relegadas a segundo plano. Muda governo e os problemas de EDUCAÇÃO, Saúde, habitação, reforma agrária, saneamento, segurança, não são resolvidos e crescem além dos minúsculos investimentos voltados para o social, para o coletivo. Os ricos dominantes, detêm 82% das riquezas produzidas em nosso país e representam pouco mais de 09 a 10% da população brasileira. O RESTANTE, 90% da população, SOBREVIVEM do que SOBRA da partilha desumana das riquezas desse Brasil.
Na cabeça das elites, nunca passa que um filho de pobre possa chegar ao poder, tanto político, como econômico. É por isso que eles pouco investem na educação de qualidade, pois só é através da educação que o homem pode sofrer transformações que podem mudar a história do mundo.
Como são um grupo fechado, eles preparam seus filhos (herdeiros e continuadores desse domínio) nas melhores escolas e muitas das vezes, nas melhores universidades do mundo.
Diante dessa visão egoísta, planejada e arquitetada pelas elites, os pobres vencedores encontram barreiras diante de seus sucessos. Pobre não pode e nem deve ocupar lugar de destaque nas diversas atividades da vida humana. Seus destinos são e sempre serão, servir às elites.

Mas não é bem assim. Todos nós temos a capacidade de vencer na vida e galgarmos um lugar de destaque na sociedade na qual vivemos. O primeiro passo, repito, é através da educação.
Qualquer um, qualquer um mesmo, que estude e enfrente os desafios da vida, pode se tornar um vencedor e ocupar um lugar justo e digno no comando dos destinos desse país, desse estado e desse município.

Não devemos cruzar os braços e pensarmos que só a elite pode. Nós podemos também e somos capazes de mudar nossa história e a história de nossas vidas.
Basta ESTUDAR, ESTUDAR e ESTUDAR, SEMPRE.

Quando fizemos isso, ESTUDAR, as elites ficam com medo, se juntam (lembram do comício que reuniu antigos adversários) e começam a nos criticar, a nos rejeitar, a nos discriminar, etc, etc, etc,
Isso são medos. Medos de perderem os seus privilégios, as suas boas vidas, muitas das vezes, às custas de nossos sacrifícios.

ESTUDE, vá em frente. As elites que fiquem com os seus MEDOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG