terça-feira, 13 de setembro de 2011

Membros do Fórum de Combate à Corrupção definiram calendário de ações no AM



Matéria do Jornal A Crítica de Manaus

Diante do imobilismo dos governos, organizações sociais vão ser convocadas para garantir realização das conferências
Manaus, 13 de Setembro de 2011
NATALIA LUCAS

A coordenação do Fórum de Combate à Corrupção no Amazonas vai mobilizar as entidades e organizações da sociedade civil para que convoquem as Conferências Municipais sobre Transparência e Controle Social, que devem ser realizadas até o dia 13 de novembro.

Segundo um dos coordenadores do Fórum, o jornalista Wilson Reis, a mobilização é necessária já que as prefeituras não estão demonstrando interesse no assunto. “O prazo para as prefeituras convocarem as conferências já esgotou e não tivemos nenhuma convocação. Isso demonstra que os próprios prefeitos não querem tornar transparente a administração em seus municípios”, disse o jornalista.

A iniciativa de mobilizar as entidades foi definida ontem durante reunião do Fórum, que integra diversos movimentos sociais, representantes da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), Conselho dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas e a Pastoral Operária.

O prazo para as 62 prefeituras do Estado convocarem a etapa municipal da conferência, que esgotaria no dia 2 de setembro, foi prorrogado até 7 de outubro. Até aquela data nenhuma prefeitura tinha feito a convocação. De acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), se as prefeituras não fizerem a convocação, três ou mais organizações da sociedade civil, podem realizar conferências livres.

Mobilização
Mesmo antes do final do prazo o Fórum de Combate à Corrupção no Estado já está se mobilizando para chamar as entidades da sociedade civil para convocarem as conferências. De acordo com o coordenador do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Moisés Aragão, que integra o Fórum, a meta é realizar as conferências nos municípios da região metropolitana de Manaus e também em Parintins, Coari e Tefé. “Nesses municípios temos entidades que já manifestaram interesse em fazer as convocações. Por isso iniciamos as conversas e estamos confiantes que através da nossa mobilização as conferências vão acontecer”, explica.

Consocial
As conferências municipais e estaduais fazem parte da preparação para a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial), com data prevista para maio de 2012.

Organizada pela Controladoria-Geral da União (CGU), a 1ª Consocial vai levantar propostas de prevenção e combate à corrupção, transparência dos gastos públicos, acompanhamento e controle, pela sociedade civil organizada, da aplicação do dinheiro público para a elaboração do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG