quarta-feira, 28 de setembro de 2011

OPERAÇÃO CONTRA PEDOFILIA EM MAUÉS - O principal preso, já foi solto

Por Aldemir Bentes*

Apesar do empenho do delegado de polícia de Maués, Mário Melo e sua equipe, o principal preso da Operação contra pedofilia, já está solto, graças a nova Lei sobre prisão em flagrante que entrou em vigor desde julho de 2011.
“A partir de hoje (4/07/2011), pessoas que cometerem crimes leves - punidos com menos de quatro anos de prisão - e que nunca foram condenadas por outro delito só serão presas em último caso. É o que prevê a Lei nº 12.403/2011, que altera 32 artigos do Código de Processo Penal.
Anteriormente, quem se enquadrava nesses casos ou era encaminhado à prisão, caso o juiz entendesse que a pessoa poderia oferecer riscos à sociedade ao longo do andamento do processo, ou era solto.”
A operação deflagrada contra a pedofilia em Maués que teve algumas pessoas presas, esbarrou na nova lei e os presos já começaram a ser soltos. O principal acusado, que foi flagrado em um motel acompanhado de uma menor de 14 anos, já foi solto, pois a justiça concedeu a sua liberdade. Diante desse fato, não resta alternativa a autoridade policial, senão, cumprir a lei e soltar os presos temporários no limite de 05 dias.
A sociedade está apreensiva, pois reconhece o grande esforço da equipe de policiais, civis e militares para o cumprimento da operação, mesmo com um minúsculo efetivo e sem recursos estruturais disponíveis. A equipe de inteligência agiu de forma eficiente e conseguiu mapear e chegar aos principais suspeitos. Mas com um final que não era esperado, a decepção da sociedade é total, mesmo assim, temos que reconhecer e apoiar a autoridade policial na pessoa do delegado Mário Melo e equipe.
É o BRASIL, cujas leis são elaboradas no legislativo e sancionadas pelo executivo, cujos interesses corporativistas estão acima dos anseios da maioria da população brasileira. Maués não foge à regra, se formos analisar as pessoas presas, todas, com raras exceções, são pessoas que de certa forma têm algum tipo de influência, fora os mandados que ainda faltam ser cumpridos. Especula-se que há participação de políticos, empresários e funcionários públicos. Certamente que todos eles, a partir de agora, se sentirão amparados pela lei e dificilmente, serão presos.
Só nos resta lamentar a aplicação da nova lei de flagrante e a opção do judiciário em cumpri-la fielmente.
Mesmo assim, reiteramos o nosso apoio incondicional ao delegado Mário Melo e sua equipe. Um delegado que já fez história em Maués, conseguiu diminuir a criminalidade, o tráfico de drogas e desbaratou essa imensa rede de pedofilia que estava encravada no seio de nossa sociedade.
Parabém Delegado Mário Melo.


*Aldemir Bentes é filho de Maués, Mora em Maués, formado no Curso de Letras pela UEA de Maués, administra o Blog do Aldemir de Maués. Maués, quarta-feira, 28/09/2011 – 20:57.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG