sexta-feira, 1 de junho de 2012

Flifloresta Maués vai contar com a presença de escritores renomados e vai valorizar a literatura local.

Informação de responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo de Maués


“Max Carpenthier, Zemaria Pinto, Dori Carvalho, Cristian Pio Ávila, Tenório Teles são os renomados, os locais são Alciney Pimentel, Rosangela Negreiros e o lançamento da jovem escritora Laura Cavalcante de apenas 16 anos com a história da Caramuri são os escritores convidados.”

Já estão confirmados os nomes dos escritores que estarão presentes no Festival Literário Internacional da Floresta de Maués de 2012.(Flifloresta/Maués).

O evento, promovido pela Prefeitura do município, acontecerá no período de 22 a 24 de junho, com a presença dos escritores Max Carpenthier, Zemaria Pinto, Dori Carvalho, Cristian Pio Ávila, Tenório Teles são os renomados, os locais são Alciney Pimentel, Rosangela Negreiros e o lançamento da jovem escritora Laura Cavalcante de apenas 16 anos com a história da Caramuri .

O Flifloresta faz parte da programação do Festival de Cultura de Maués, evento que contará com atividades desenvolvidas no período de 15 de junho a 4 de julho, em comemoração aos 179 anos do município (25/06). A abertura do Flifloresta/Maués está marcada para as 20h30, com a palestra “A cultura popular como ferramenta de inclusão social” ministrada por Cristian Pio Ávila, que abordará o trabalho de pesquisa e resgate de manifestações populares, destacando-se o Gambá “Pingo de Luz” de Maués.
No segundo dia do Flifloresta acontecerá o Simpósio de Leitura e Formação de Leitores, com a presença dos escritores convidados. O Simpósio será das 8h às 21h. Na programação haverá a palestras e mesas temáticas: “A Experiência da Leitura na Construção do Ser Humano”, e “A Leitura e o Letramento”. A programação do Simpósio encerra às 20h, com o lançamento dos livros Maués de Alciney Pimentel, “Tambores da Floresta- O Gambá de Maués”, de Cristian Pio Ávila, do “ Livro Etno Cultura Fisica” de Ma. Rosangela Negreiros, Rita Puga e Kuns e da estréia literária de Laura Cavalcante que aos dezesseis anos lança o Livro “ Caramuri, festa na floresta” e do livro “A História de Maués” de Xico Gruber, secretário municipal de Cultura e Turismo de Maués e prefaciados pelo próprio Prefeito. Às 21h, está previsto, ainda, um recital poético com Dori Carvalho. No último dia de Flifloresta/Maués, será promovido a “Caravana literária” com a distribuição de milhares de livros á população e o reinicio de atividades do projeto BIBLIOCLETA que leva livros até a casa do cidadão.
Segundo o prefeito do município, Miguel Paiva Belexo, a realização do Flifloresta, como parte do Festival de Cultura de Maués, institui um novo conceito de comemorações populares. “Todo mundo está acostumado a fazer festas apenas com shows musicais. Estamos criando algo que vai além, que pode deixar sementes para o povo. O contato com a literatura pode mudar a vida de uma pessoa, seja de qual idade for”, afirma.
Os locais de realização do Flifloresta em Maués são o auditório do IFAM e a sala de exposições do Museu do Home de Maués.ainda serão definidos. Esta é a terceira edição do Flifloresta Maués e a participação popular é gratuita. Na programação geral ainda acontecerão as seletivas e premiação do Concurso de Narrativas e da exposição artística de obras de arte que acontecerão simultaneamente. Toda esta programação faz parte do FESTIVAL CULTURAL DE MAUÉS que realiza-se anualmente no aniversário da cidade que neste ano completa 179 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG