quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Padre Carlos (PT): Decisão de disputar prefeitura de Maués foi movida pela realidade do município e pela questão social

Matéria da CBN Manaus

Publicado em: 12 de outubro de 2012

12/10/12 – O padre Carlos, eleito prefeito de Maués, no último domingo (7), pelo Partido dos Trabalhadores (PT), revelou nesta sexta-feira (12), que era padre diocesano em Manaus. Pela manhã, em entrevista à Rádio CBN, o prefeito eleito afirmou que a decisão de concorrer a um cargo político foi movida pela realidade do município e pela questão social. Padre Carlos disse que ganhou a oportunidade de servir o povo de Maués de uma outra forma, e que está muito feliz. “Muito contente, muito feliz porque agora vou ter a oportunidade de continuar minha missão numa outra esfera, servindo o povo de Maués.”
O prefeito eleito explicou porque decidiu se candidatar ao cargo de prefeito do município. “Eu nunca havia pensado em concorrer a um cargo público, por meio da política partidária. Estava há cinco anos em Maués e acabamos nos envolvendo com as questões da cidade, com a questão sociaL, do nosso povo em geral. Começamos a reunir com um grupo de seis/sete pessoas, apenas com a pergunta ‘o que podemos fazer para ajudar o nosso município’. Depois de algumas reuniões, tínhamos o sonho, o projeto, mas não tínhamos um nome. A partir daí, começou a surgir o meu nome. Começamos a trabalhar em cima disso. Claro que não foi uma decisão fácil, até porque, como padre da Igreja católica, não há tanta facilidade assim para liberar um padre para concorrer em eleições, e porque a Igreja dificilmente participa da política partidária. Minha candidatura não é um projeto pessoal, mas um projeto coletivo. Surgiu o apelo da população e foi praticamente um ano de diálogo, de conversa, aí resolvemos nos candidatar e a Igreja resolveu me liberar temporariamente para concorrer e, uma vez eleito, claro que um tempo, também, para governarmos o nosso município.”
O futuro prefeito explicou que o pedido para disputar a eleição foi feito às hierarquias superiores da Igreja. “Na verdade, eu sou padre diocesano de Manaus. Como estava a serviço de Parintins, pedi ao bispo. A Diocese de Parintins incluiu as cidades de Maués, Boa Vista do Ramos e também Barreirinha, então fiz o pedido ao Bispo, o Bispo consultou o Conselho Presbiteral e os Bispos de Manaus e, depois de uma longa conversa, ele resolveu aceitar o meu pedido de dispensa temporal. Eu continuo padre, continuo sacerdote, agora dispensado por um período para servir o povo de Maués.”
No novo cargo, padre Carlos não vai poder oficiar missas públicas, mas pretende ter a autorização dos superiores hierárquicos na Igreja para oficiar missas privadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG