sexta-feira, 26 de outubro de 2012

PARA O ANTONIO CARLOS ESTEVES – O TONECA


 

Meu amigo,

Um certo dia, tive o privilégio de ler uma de suas poesias homenageando a nossa centenária praça Coronel João Verçosa, a praça da Matriz. A poesia decanta a praça cuja época, era de sua juventude e nela, são descritos detalhes daquele tempo, bons tempos, de saudades de recordações.

Já o conhecia de nome, mas, pessoalmente, fui conhecer nesse bendito e maravilhoso ano de 2012. Em sua poesia, você decanta o amor que sente pela nossa terra, terra essa que acredito, está encravada no mais digno lugar de seu coração, pois como filho ilustre, jamais a esqueceu. Prova de tão nobre e precioso amor pela sua terra está em seu título eleitoral, apesar de morar há muitos anos no Rio de Janeiro, jamais o transferiu de Maués e em todas as eleições que era possível, cá estava o nosso Antonio Carlos Esteves exercendo a sua cidadania e decidindo os rumos da história política-administrativa de Maués.

Antonio Carlos Esteves, o nosso querido irmão maueense chamado e conhecido por seus irmãos como o Toneca, deve morar no Rio de Janeiro, mas, seu coração, seus pensamentos, seus anseios, suas esperanças, jamais deixaram a cidade de Maués.

Toneca respira Maués, vive Maués, ama Maués...seus sonhos, sua infância, os amigos...tudo se resume em seu imenso amor por essa terra, a bela Terra do Guaraná de cujo solo fértil, regado com o sangue dos nossos bravos Mawé, nasceram filhos ilustres que contribuíram com o seu desenvolvimento e sempre, preservaram suas origens, levando o nome de Maués além das fronteiras...e Toneca está incluso nessa lista de filhos ilustres de Maués.

Toneca não foi diferente, de família tradicional, fez história e construiu família no Rio de Janeiro, onde fixou residência, fez novos amigos, mas, jamais esqueceu essa terra encravada às margens do Rio  Maués Açu, cujo símbolo de boas vindas, está simbolizado na praia da Ponta da Maresia. Ponta da Maresia, morada do velho Anselmo, onde Deus nos dá prova de sua existência, onde homem e natureza se misturam e comungam do mesmo amor, das mesmas saudades!!!

Nessa eleição, tive o privilégio de conhecer o querido Antonio Carlos Esteves, o Toneca e foi para mim, um grande acontecimento, cujas lembranças irão comigo para o  túmulo. Toneca é um ser simples, humilde, mas, determinado, consciente e sabe distinguir o que é melhor para sua terra, assim, optou em apoiar e caminhar ao lado das mudanças propostas por seus irmãos maueenses. Soube escolher, soube optar pelo melhor e o resultado veio com a vitória no dia 07 de outubro deste abençoado ano de 2012.

Vestiu a camisa da mudança e nas viagens pelo interior, nos comícios, nas passeatas, nas caminhadas, nas visitas, lá estava Toneca, simples, como cidadão, levando a bandeira do 13, com segurança e orgulho por acreditar nas mudanças.

Toneca, você foi peça muito importante para a concretização de nossos sonhos. Deixou seus afazeres, sua família no Rio de Janeiro e veio se juntar aos seus amigos de Maués e juntos, construiu a vitória que certamente, mudará para melhor os destinos de nossa terra.

Obrigado Toneca, a sua terra, seus amigos e o nosso povo sempre estarão aqui, esperando por você... a sua bandeira, a vermelha do 13 estará sempre tremulando ao bel prazer dos bons ventos do Rio Parauari com o cheiro do pau rosa e a paisagem inconfundível da Ponta da Maresia.

Obrigado Toneca!  Volte logo, para juntos, brindarmos o amor que sentimos por esta querida terra chamada MAUÉS.

“A saudade é um sentimento que só é percebida pelas pessoas que amam” Aldemir.

Aldemir Bentes – Maués-AM, sexta-feira, 26 de outubro de 2012 – 08:33 h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG