terça-feira, 7 de julho de 2015

José Ricardo cobra que o Estado ouça a população na elaboração do PPA

Manaus, 07 de julho de 2015.

 
Dep. José Ricardo do PT
            O deputado José Ricardo Wendling (PT) está encaminhando ao Governo do Estado Indicação para que promova Audiências Públicas em Manaus para debater o Plano Plurianual (PPA), instrumento que define diretrizes e metas para os próximos quatro anos. Ele também solicita que o Estado receba até o final deste mês de julho, e não somente até próximo dia 12, as propostas da população ao PPA via internet.
                       
O Governo está realizando várias reuniões internas em Manaus, somente para técnicos que cuidam da parte orçamentária nos órgãos públicos, para a elaboração do PPA. Segundo o site da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Divulgação (Seplan-CTI), também estão acontecendo consultas públicas e oficinas do PPA em municípios do interior, como em Tefé, onde ele esteve na semana passada. Mas perguntei de várias pessoas e ninguém sabia falar desse debate. Parece que a população não está sendo convidada a discutir as suas prioridades. Estão apenas disponibilizando canal na internet para que as pessoas possam enviar as suas contribuições, mas com prazo muito limitado”, declarou ele, que defende Audiências também na capital, por zonas geográficas, convidando entidades da sociedade civil, trabalhadores, empresários, universidades, estudantes e professores.


Para o parlamentar, todos devem participar da construção desse planejamento orçamentário do Estado. “Caso contrário, novamente será enviado para a Assembleia aprovar um PPA sem a participação da sociedade. Um PPA construído dentro de gabinetes, somente por técnicos e sem as prioridades das pessoas mais interessadas, da população amazonense”.

Em quatro anos, são mais de R$ 63 bilhões previstos para o orçamento do Governo e muitos são os desafios: na educação, na saúde, na moradia, na segurança, no transporte, água e saneamento. O PPA deve ser enviado até o dia 30 de setembro para votação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Patrulhas agrícolas entregues no interior, com recursos federais

Depois do deputado José Ricardo cobrar na tribuna da Assembleia Legislativa, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), finalmente entregou patrulhas agrícolas que estavam há um ano se deteriorando, debaixo do sol e da chuva, no pátio da Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Manaus. “Só que no material de divulgação do Governo esqueceram de informar ou simplesmente omitiram que se trata de  recursos federais. Mais de R$ 5,3 milhões liberados pelo Governo Federal, por meio de emenda senadora Vanessa Graziontin (PCdoB) para 31 municípios amazonenses”.

Trata-se de patrulhas agrícolas de médio porte, como tratores, roçadeiras com engate para trator, distribuidor de calcário tracionado, perfurador de solo de broca, grande aradora de arraste intermediário, sulcador de duas linhas, enxada rotativa encanteiradora, carreta agrícola, distribuidor de esterco com pneus, roçadeira costal e plantadeira uma linha.

“Se o governador não falou, mas nós falamos que esses recursos não são do Estado e nem caíram do céu. É o Governo Federal continua liberando recursos para ajudar o nosso povo, com oportunidade e renda para as famílias que mais necessitam, seja em Manaus ou no interior do Amazonas”, declarou o parlamentar.

 
Assessoria de Comunicação
Cristiane Silveira
(92) 8816-1862/ (92) 8209-7306

Meg Rocha
(92) 3183-4388/ 
(92) 8244-3264(92) 9484 3264
meglrocha@gmail.com
  

Cristiane Silveira - Jornalista
(92) 8816-1862
cristianesilveira.jornalista@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG