terça-feira, 14 de julho de 2015

José Ricardo vai ao TCE cobrar convocação dos concursados da Susam

Manaus, 14 de julho de 2015.
 
Deputado José Ricardo (PT) foto de arquivo
 O deputado José Ricardo Wendling (PT) está encaminhando representação ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para cobrar do Governo do Estado a convocação dos aprovados no último concurso da Secretaria de Estado da Saúde (Susam). O Ministério Público de Contas (MPC) já está pedindo ao TCE que a Susam apresente plano de substituição de funcionários temporários por concursados. Também está solicitando da Secretaria, em caráter liminar, que não repactue ou formalize novos contratos com empresas terceirizadas.

Quando o MPC elaborou o parecer das contas do Governo de 2014, ou seja, na gestão do Omar e Melo, já apontava para uma realidade: dos cerca de 80 mil funcionários do Estado, 50 mil são servidores efetivos; e quase 30 mil não concursados (regime suplementar, contratados e comissionados). “E tem milhares de terceirizados. Esses o Governo não sabe nem precisar quantos são, já que contrata as empresas”, destacou o deputado, ressaltando que esse relatório do MPC faz parte do relatório geral do TCE, onde técnicos apontaram essas irregularidades, que foram ignoradas pelo relator.


José Ricardo informou que tem fiscalizado vários hospitais. E em todos, percebeu a falta de funcionários efetivos. “Também tem muita reclamação com relação às empresas terceirizadas. Não estariam cumprindo com os direitos trabalhistas dos funcionários da saúde, na maioria, técnicos de enfermagem e enfermeiros. Inclusive, já denunciei essa situação ilegal no Ministério Público”, declarou.

Das 16 emendas que o parlamentar apresentou à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2016, que fixa as metas e prioridades do Governo, uma delas prioriza a contratação dos profissionais da saúde e educação aprovados no último concurso. “Se o concurso foi realizado, é porque existem vagas. O Governo do Estado precisa chamar de imediato todos os concursados. Essa é a nossa defesa na Assembleia”. O deputado já ingressou no Ministério Público do Estado (MPE) para que o Estado faça a imediata convocação dos concursados da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), outra área onde o número de temporários é grande.
Na última mobilização realizada pelos concursados da Susam, o parlamentar recebeu abaixo-assinado contendo relatório dessa situação. Eles informavam que o Estado havia arrecadado R$ 11 milhões com o último concurso público da Susam. “Concurso esse que o governador homologou, ou seja, confirmou, prometeu em campanha, mas até hoje não cumpriu, não chamou ninguém. Por isso, cobro que o governador Melo cumpra a sua promessa e a lei maior, a Constituição. É uma questão de direito e de necessidade!”.

Assessoria de Comunicação
Cristiane Silveira
(92) 8816-1862
Meg Rocha
(92) 3183-4388/ 
(92) 8244-3264(92) 9484 3264
meglrocha@gmail.com
  
 
Cristiane Silveira - Jornalista
(92) 8816-1862
cristianesilveira.jornalista@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG